terça-feira, 27 de novembro de 2012

EXIBIÇÃO FRIA E CINZENTA COMO A TARDE DE DOMINGO

Tal como a tarde fria e cinzenta, assim podemos descrever o jogo que "Estudantes e Nabantinos" neste domingo tiveram pela frente.


O Sporting de Tomar entrou na partida algo apático e praticamente encaixou no jogo do adversário não conseguindo ultrapassar com êxito o quadrado defensivo da equipa da Académica de Coimbra. E com o jogo nesta toada, ao desacerto em pontaria à baliza da Académica por parte dos jogadores do Sporting de Tomar, respondia a equipa da casa com contra ataques a levarem algum perigo ao último reduto Sportinguista. E foi com algum mérito que à passagem do 6 minuto de jogo, Diogo Lobo, coloca a equipa da "Briosa" em vantagem no marcador, através de uma boa jogada de ataque planeado resultando o golo numa triangulação perfeita. Julgava-se que o golo ia espicaçar um pouco a toada morna e lenta do jogo mas quem assim julgou, depressa viu que se enganou. O jogo continuou com a mesma cadência talvez porque o golo do empate chega dois minutos depois, fruto de um erro tremendo da defensiva Academista a colocar de bandeja a bola em Ivo Silva que no um para um com o defesa da Académica, troca-lhe as voltas e não perdoou na cara do desamparado guardião da Académica. Restabelecido o empate, a toada manteve-se e só abanou quando aos 16 minutos, Gonçalo Carvalho numa seticada do meio ringue, bate Fábio Guerra pela segunda vez. Não durou muito a vantagem dos "Estudantes" uma vez que passados dois minutos, Luís Silva, restabelece o empate como que a vingar-se do golo sofrido batendo também ele o guardião caseiro com uma potente seticada do meio da rua. E foi sem mais sobressaltos que as equipas recolheram aos balneários com o resultado de dois golos para cada formação.

Resultado ao intervalo 2-2
 

Entra melhor a equipa Ribatejana no segundo tempo, pois alcança o terceiro tento com três minutos decorridos. Luís Silva mais uma vez a fazer estragos no último reduto Academista com um golo de belo efeito através de uma jogada individual. E é o mesmo jogador ao minuto 13 a dilatar a vantagem com a obtenção de mais um golo para as suas hostes. Ainda se festejava o golo e se pensava que a partir daí, o Sporting de Tomar ia embalar para um domínio mais visível quando um dos árbitros pune os Ribatejanos com uma grande penalidade (quanto a nós bastante forçada). Do respectivo livre Diogo Lobo, depois de Fábio Guerra ter defendido o primeiro remate, não falha na recarga e, no mesmo minuto, coloca novamente a equipa da casa em condições de discutir o jogo. A perder por um golo de diferença, a equipa da Académica acreditou que poderia chegar ao empate, balanceou-se no ataque, o jogo ganhou mais emoção mas à passagem do 17 minuto deste segundo tempo, Nuno Domingues, praticamente sentenciou o jogo com a obtenção do quinto golo para a formação Ribatejana. Com este golpe a força anímica dos Estudantes foi abaixo e a força física também já não ombreava com a do adversário; facto que, a equipa de Nuno Lopes aproveitou para mandar no jogo como quis até final da partida. Neste período, o facto mais relevante foram os dois golos de João Lomba que através da sua técnica individual, carimbou dois tentos de excelente recorte técnico.
 
Resultado Final: A.A. Coimbra 3 - Sporting de Tomar 7


Podemos dizer que a vitória do Sp. de Tomar não sofre contestação, foi sempre a equipa mais lúcida e com melhor desempenho técnico e táctico em ringue mas que não deixa de se fazer reparo à forma apática com que entrou no jogo e apática continuou em largos períodos da primeira parte.

Quanto à equipa anfitriã, poder-se-à dizer que apesar de se ter esforçado, nunca conseguiu criar a sensação (mesmo quando esteve a vencer) que pudesse causar surpresa ao adversário e à jornada.

Os árbitros nomeados para esta partida vieram da A.P. Leiria e António Peça, Orlando Ramos e David Barros poderiam e deveriam ter feito melhor. Num jogo fácil e com os jogadores a não complicar não se percebem algumas decisões que a dupla António Peça e Orlando Ramos ajuizaram. Poder-se-á dizer que estiveram medianos quando tinham tudo para ter nota máxima.

A equipa do Sporting de Tomar alinhou da seguinte forma: Daniel Leal (gr); Nuno Domingues, João Lomba; Hernâni Diniz; Dário Santo; ; Ivo Silva; Luís Silva; David Costa; Pedro Martins e Fábio Guerra (gr).

Crónica: J.C.
Fotos de arquivo: António Antunes - T.M. Fotografia

Sem comentários: