domingo, 25 de novembro de 2012

NO “FESTIVAL DO FRANGO” SANTA CITA SAIU VENCEDOR

Emoção a rodos, incerteza no resultado e golos a granel eis o resultado de um excelente jogo de hóquei que União FE e Santa Cita proporcionaram ontem à noite, jogo esse soberbamente dirigido pela dupla Minhota João Rodrigues e António Rodrigues.

Foto: João Flores

No primeiro derby da época na II Sul no que a equipas Ribatejanas diz respeito, o União recebeu no Albano Mateus o vizinho Santa Cita. Num jogo aberto que começou com golos atrás de golos ora do lado da equipa de Luís Miguel Cunha ora do lado da equipa de Miguel Jerónimo e com alternâncias no marcador foi Tiago Barreiro a inaugurar a contenda decorridos que estavam 30 segundos de jogo, respondeu o União e Bruno Carvalho 30 segundos volvidos empata a partida. De golo em golo e com 5 minutos decorridos o União já vencia por 3-1.

Golo puxa golo e mais um daqui e mais um dali e o Santa Cita novamente por Tiago Barreiro volta à condição de vencedor (3-4) a faltar 13’ 26’’ para o intervalo, intervalo esse que não chegaria em que mais golos aparecessem e na retina fica o 6-4 apontado superiormente por Pedro Vitorino (o seu primeiro golo com a camisola alvi-negra) na marcação de um livre directo e o 6-5 por Tiago Barreiro na bola de saída após o lance de Pedro Vitorino, aquilo que se pode chamar a “verdadeira chouriçada” mas há que dar valor à seticada do jogador do Santa Cita que acreditou e consegui reduzir para a margem mínima, resultado com que se chegou ao intervalo.

Intervalo: União FE 6  -  ACR Santa Cita 5  (Faltas: 4 – 6)

Foto: João Flores

A 2ª parte traz o União com Velez na baliza mas a diferença no que aos “keepers” diz respeito apenas esteve em João Martins que depois de uma primeira parte para esquecer a imitar perfeitamente Luís “Melão” Santos, acertou e foi um dos obreiros da boa exibição da equipa de Santa Cita que culminou com a vitória. Este 2º tempo começa com o empate da equipa forasteira através de uma seticada de fora da área do capitão Rui Oliveira. André Silva ainda voltou a colocar o União na frente do marcador (7-6) numa emenda à boca da baliza e foi o canto do cisne, a partir daqui só deu Santa Cita.

Tiago Pereira numa seticada cruzada, Zig numa seticada de meio-campo e Nuno Nobre numa seticada após a marcação de um livre à entrada da área Unionista estabeleceram o resultado (7-9) quando ainda faltava 06’28’’ para o “terminus” da partida. Até ao final o União tentou dar a volta ao marcador e conseguir a primeira vitória em casa na presente temporada, mas não conseguiu esse intento. O União atingiu a 10 ª falta (Rui Oliveira falhou o livre directo), o Santa Cita atingiu a 10ª falta (Pedro Vitorino desta feita falhou o livre directo) e David Vieira viu o cartão azul com Carlos “Pica” Fonseca a falhar o livre directo e o resultado parecia feito, mas a jogar em power-play e a 35 segundos do final Zig numa seticada cruzada estabelece o resultado final.

Final: União FE 7  -  ACR Santa Cita 10 (Faltas: 14 – 12)

Foto: João Flores

Vitória que tem tando de justa como de merecida por parte da equipa de Santa Cita que soube dar a volta por cima quando se encontrou em desvantagem, soube explanar o seu jogo. No jogo do “xadrez táctico” Miguel Cunha foi sem duvida superior a Miguel Jerónimo e soube movimentar as suas “peças” com sabedoria e foi sempre lendo o jogo, ao passo que o seu opositor na “ânsia” de fazer melhor foi trocando amiúdas vezes as “peças” do tabuleiro de jogo não deixando as mesmas se interligarem entre si, dando nítida vantagem ao adversário que disso mesmo soube tirar partido.

A arbitragem da dupla Minhota resume-se a uma única palavra «Excelente» tal foi a forma como técnica e disciplinarmente dirigiram o jogo.

Para terminar de referir a excelente moldura humana que coloriu as bancadas do Albano Mateus, assim como a claque 6º Elemento que do primeiro ao ultimo minuto foram incansáveis no apoio à equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins.

Foto: João Flores

União FE (7
)
: Luís "Melão" Santos (gr), Bruno Carvalho (c), David Vieira, Bruno Pereira e André Santos
Suplentes: Tiago Velez (gr), João "Capi" Capitolino João "Mendx" Mendes, Pedro Vitorino e Pedro Brazete
Treinador: Miguel Jerónimo

ACR Santa Cita (10): João Martins (gr), Rui Oliveira (c), Eliseu "Zig" Raimundo, Tiago Pereira e Tiago Barreiros
Suplentes: Rodrigo Saboga (gr), Carlos "Pica" Fonseca, Nuno Nobre, Pedro Almeida
Treinador: Luís Miguel Cunha

Sem comentários: