sexta-feira, 7 de março de 2014

SUCESSO DOS “DIABLES ROUGES” TEM SOTAQUE LUSO

Duarte Delgado chegou esta época a França para representar o  AL Plonéour Lanvern como jogador/treinador e como se diz na gíria "pegou de estaca" e a cinco jornadas do fim do National 2 Nord é líder isolado com 10 pontos de avanço do 2º classificado o HC Quevert onde a equipa de Duarte Delgado venceu no passado sábado por 4-5 depois de estar a perder por 3-0 ao intervalo.  O AL Plonéour Lanvern ainda detém o melhor ataque (74 golos marcados) e a melhor defesa (29 golos sofridos). O Cartão Azul foi ter com o jovem treinador e atleta para saber como está a decorrer a época, projectos para o futuro e qual a chave do sucesso em terras gaulesas.

Foto: Antoine Enzo Jacob

CA - Bom dia Duarte parabéns pelo excelente campeonato que estás a realizar ao serviço do AL Plonéour Lanvern a cinco jornadas do final da Nationale 2 e com 10 pontos de avanço podemos dizer que já subiram?
DD - Obrigado Francisco. Em relação à tua questão, ainda não atingimos o nosso objectivo, mas sem dúvida que demos um passo importante na conquista do mesmo. Faltam 5 jogos por disputar e se conseguirmos o total de 6 pontos em 15 conseguiremos o 1º lugar da série e o acesso directo à 1ª divisão Francesa. Estamos concentrados em trabalhar bem de forma alcançarmos o objectivo o quanto antes possível, mas respondendo mais concretamente à tua questão ainda não posso afirmar que já subimos de divisão. 
CA - Como se chega a um país onde não se domina a língua e se pega numa equipa com jogadores que não conheces, e com formas diferentes de jogar e se atinge este patamar, que para além da liderança, são a melhor defesa e o melhor ataque?
DD - Foi um processo bastante difícil. Não foi fácil alterar vários princípios de jogo e mecanismos que eles dominavam e utilizavam à bastantes anos. A forma como eles se entregam todos os treinos e a capacidade de "aprenderem" novas ideologias foi sem dúvida uma mais-valia para que conseguíssemos atingir este sucesso. Hoje em dia somos uma equipa organizada em pista, com processos bem consolidados, com equilíbrio dentro da pista. Lembro-me perfeitamente da 1ª fase, em que passados 3 semanas de treino, pensei em reunir-me com a direção e "abandonar" a tarefa de treinador. A barreira linguística, a forma de estar no treino, a dificuldade em trabalhar diversas acções era sem dúvida uma grande dificuldade. Hoje em dia e volto a referir com muito mérito de todos os atletas, ultrapassamos essa fase e desenvolver rotinas que são de acordo com a minha forma de estar e trabalhar. 

Foto: Antoine Enzo Jacob

CA - Ainda tens de defrontar o 3º classificado US VIllejuif (a 12 pontos), e o 4º classificado SHC Fontenay (a 14 pontos), mas com 15 pontos em disputa basta vencer os jogos em casa, ou queres tentar chegar ao final invicto?
DD - É verdade que temos uma fase de campeonato bastante complicada. Temos três jogos fora e dois em casa. Das deslocações ao exterior, defrontamos o 3º e 4º classificado que são equipas bastante competitivas e difíceis de "bater". Sabemos também que são jogos decisivos para ambas equipas para que possam disputar um lugar de acesso à 1ª divisão.  No entanto, o nosso objectivo passa por vencer o próximo jogo e claro se possível chegar-mos ao fim do campeonato invictos, que seria a "cereja no topo do bolo". 
CA - Partindo do princípio que vencem a NS Nord como funciona depois o apuramento de campeão nacional, e quem será o adversário e o que sabes dele?
DD - A atribuição do campeão Nacional da 2ª divisão Francesa passa pela disputa de 2 jogos com o 1º classificado da zona sul. Será um jogo em casa e um fora e será atribuído consoante a diferença de golos dos 2 jogos realizados. Em relação ao adversário tudo indica que será o Biarritz, pela diferença pontual que detêm do 2º classificado. 
CA - Para o ano na Nationale 1 vamos ter o Duarte Delgado como treinador/jogador do AL Plonéour Lanvern, e o que necessitam para se manterem no patamar mais elevado do hóquei francês?
DD - O nível da Nationale 1 é sem dúvida bastante superior ao que tivemos este ano. Caso consigamos subir, teremos de reforçar o plantel com 1 ou 2 jogadores. O objectivo passa por continuar com o mesmo grupo, dar a oportunidade a muitos deles pois foram sem dúvida os grandes obreiros do nosso sucesso. Queremos sim, dar continuidade a este grupo, continuarmos a evoluir e desenvolver processos nos próximos anos para que consigamos introduzir atletas da formação na equipa principal e não estar constantemente a "recrutar" estrangeiros. 
CA - Mudando de assunto, qual a tua opinião em relação ao hóquei francês e que comparação fazes com o hóquei português?
DD - Felizmente estou situado na zona da bretanha onde se situam bastantes equipas do principal escalão do hóquei Francês. Tive a oportunidade de assistir a muitos encontros e desenvolver o meu ponto de vista. Penso que estão claramente num processo de evolução constante, com bastantes jogadores e técnicos vindos de Portugal, Espanha e Argentina que aumentam claramente o nível da modalidade. Este ano nas competições Europeias foram sempre bastante competitivos e dificultaram a "vida" a muitas equipas nomeadamente de Portugal e Espanha. Não tenho qualquer dúvida que dentro de 3/4 anos conseguiram afirmar-se no Top 3 Europeu a nível de seleções e internamente a nível de clubes disputar um troféu com as chamadas grandes equipas europeias. 

Foto: Antoine Enzo Jacob

CA - Projectos para o futuro e para quando o regresso a Portugal ou vamos ter o Duarte Delgado como um emigrante em terras Gaulesas durante muitos anos e à procura de voos mais altos?
DD - Neste momento encontro-me bastante satisfeito. O processo de adaptação está ultrapassado e a nível individual a época desportiva "corre-me" de feição. Não sei responder a essa questão, só posso afirmar que estou confortável e satisfeito. Em relação a outros "voos" não penso nisso, estou totalmente concentrado no meu clube e atingir o objectivo o mais rapidamente possível. 
CA - O que leva um jovem como tu a deixar a tua zona de conforto (terra natal e/ou acolhimento, amigos, emprego, clube) e emigrar para um país de onde as referências e conhecimentos são mínimos?
DD - A falta de estabilidade profissional teve um grande "peso" nesta minha nova etapa. O projecto do clube e a responsabilidade que depositavam em mim foi outro factor importante na minha decisão. Sem dúvida que a ausência da família, amigos, ou seja, o lado afectivo é claramente a maior dificuldade que encontro neste momento. Mas com a facilidade que temos hoje em dia em viajar faz com que todas estas dificuldades se tornem cada vez mais uma barreira acessível de ultrapassar. 
CA - Mesmo à distância de certeza que tens acompanhado o Alcobacense e o HC Turquel entre outros, que comentário fazes do seu percurso até agora?
DD - Sim sem dúvida que acompanho e desejo o maior sucesso a ambas. Em relação ao Alcobacense, encontram-se numa situação confortável e penso que com maior ou menor dificuldade vão alcançar a manutenção. Mesmo com algumas perdas significativas no grupo, o caso do Esteves e do André Ramos continuam a ser competitivos e conseguindo vitórias importantes na "luta" pelo objectivo. Em relação ao HC Turquel, são claramente um grande exemplo em Portugal e em todo mundo, pois com uma equipa baseada em jogadores da formação conseguem ser sempre bastante competitivos com qualquer adversário. O grande exemplo disso, é que foi a equipa Portuguesa que mais eliminatórias passou na Taça Cers. É um orgulho ter pertencido a este grupo e fazer parte daquela "Famíla".  
CA - Duarte, obrigado pela tua disponibilidade e deixo o espaço aberto para alguma mensagem que queiras deixar aos visitantes do Cartão Azul
DD - É sempre bom sentir que mesmo longe de "casa" as pessoas preocupam-se connosco e continuam acompanhar o nosso percurso. Obrigado Francisco, pela oportunidade de poder dizer algumas palavras sobre esta minha nova experiência. Desejo te felicidades e que continues acompanhar e divulgar a modalidade como tens vindo a fazer. Um abraço, Duarte Delgado

Sem comentários: