quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CE GERA IMPACTO MEDIÁTICO SUPERIOR A 14 MILHÕES DE EUROS

Estudo elaborado pela Cision avaliou a eficácia das acções de comunicação e relações públicas através da medição do potencial das notícias veiculadas na Comunicação Social portuguesa durante o evento realizado em Paredes

 
Desempenho mediático superou as melhores expetativas, sobretudo na Televisão, com uma audiência acumulada de 11 milhões de telespectadores e um tempo de antena de 17h34m em 11 canais

Final do Europeu foi o programa mais visto do dia na RTP1, enquanto os minutos finais do jogo registaram a audiência recorde ao nível de todos os canais, com 1,3 milhões de telespectadores e 14,1% de audiência. O 50º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, que decorreu em Paredes entre os dias 9 a 15 de Setembro, gerou um impacto mediático de 14,733,631 milhões de euros, de acordo com o estudo de Communication Performance realizado pela Cision durante os dias em que foram veiculadas notícias sobre o evento por órgãos de comunicação social nacionais (Televisão, Imprensa e Internet).


Depois de ter sido considerada uma das melhores edições de sempre em termos organizativos, a competição disputada no Pavilhão Rota dos Móveis é agora destacada como um sucesso ao nível do protagonismo mediático que conseguiu capitalizar, despertando o interesse do público português e cativando a atenção por parte dos Media, isto apesar da reconhecida quebra de popularidade que a modalidade vem enfrentando nos últimos anos. “Mesmo reflectindo apenas o retorno gerado pelos meios de comunicação, este estudo evidencia claramente o enorme sucesso que este Europeu constituiu para a imagem e notoriedade do Município de Paredes e da marca Rota dos Móveis, assim como para o investimento capitalizado por todos os parceiros que se associaram a este Campeonato”, explica Cândido Barbosa, vereador do Desporto da autarquia e um dos principais impulsionadores desta organização.

Foto: Fotos da Curva

Cândido Barbosa destaca, em particular, “a vasta audiência que o Campeonato da Europa conseguiu contactar, com uma média de mais de meio milhão de telespectadores por jogo”, mas sobretudo o jogo decisivo entre Portugal e Espanha, “que colocou esta transmissão no primeiro lugar do ranking dos programas mais vistos da RTP1, enquanto os minutos finais registaram mesmo a audiência recorde do dia ao nível de todos os canais, com 1,3 milhões de telespectadores. Uma performance só equiparável aos jogos de futebol” – nota ainda o ex-ciclista. Embora transversal a todos os meios, o impacto do Europeu foi mais significativo na Televisão, com a RTP a ter uma preponderância significativa na construção da notoriedade do evento, claramente alavancado pelas transmissões em directo dos jogos da Selecção Nacional em horário nobre da RTP1.


11 milhões de telespectadores e 17h34m de tempo de antena. Com uma performance mediática que superou as melhores expectativas, o 50º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins registou uma audiência acumulada de 11 milhões de telespectadores nos sete dias de competição, o que representa uma média diária de 1,5 milhões, para um total de 17h34m de tempo de antena em 11 canais de televisão. Analisando apenas as transmissões em directo, o estudo da Cision apurou uma audiência média 5,4% que representa cerca de 512 mil telespectadores por jogo e uma audiência acumulada de três milhões. Como seria expectável, as audiências foram subindo com o avançar da competição, tendo o primeiro jogo (Portugal x Suíça) registado o pior score, com uma audiência de 3,6%, sendo, ainda assim, o quinto programa mais visto da RTP nesse dia. Os jogos seguintes registaram uma audiência claramente superior, com performances entre os 4,7% (jogos contra Inglaterra e Alemanha) e os 6,9% do embate com a Itália, que lhe conferiu já o terceiro lugar dos programas mais vistos do dia da RTP1. Mas o melhor momento foi, sem surpresa, o derradeiro jogo com a Espanha, visto por 841 mil telespectadores, o que representa uma audiência de 8,9%, colocando esta transmissão no primeiro lugar do ranking dos programas mais vistos do dia na RTP1 e no sexto lugar de todos os canais generalistas de sinal aberto. Ainda no que diz respeito ao jogo com a Espanha, importa destacar que os minutos finais que decidiram o título registaram a audiência recorde do dia ao nível de todos os canais, com um pico de 14,1%, valor que representa 1,3 milhões de telespectadores.


663 notícias veiculadas em 77 órgãos de comunicação social. Durante os 34 dias em que foi veiculada informação, registaram-se 663 notícias em 77 órgãos de comunicação social, seis transmissões em direto e duas em diferido, o que motivou um potencial de retorno de 14,7 milhões de euros. Embora sem conseguir rivalizar com o potencial de retorno da Televisão, os resultados analisados pela Cision foram também muito positivos ao nível da Imprensa, sendo aqui de destacar o especial relevo dado pelas publicações de âmbito desportivo, mas também o espaço editorial (24% das notícias) ocupado nas publicações generalistas de âmbito nacional e regional. Como Media Partner do Europeu, o jornal “O Jogo” destacou-se dos demais ao representar 30% do valor gerado na Imprensa, embora logo seguido pelos jornais “A Bola” e “Record”, que veicularam 45% das notícias. Igualmente significativo na divulgação do evento foi o desempenho das publicações regionais, que mesmo motivando apenas 2% do potencial de retorno, veicularam 32% das notícias. Também relevante, até pela frequência das notícias veiculadas, foi o papel dos meios online, com 38 sites a disponibilizaram informação sobre o evento, destacando-se aqui o site do “Expresso”, por proporcionar 27% por cento do retorno e 14% das notícias veiculadas online, também por registar uma média diária de 22 mil visitantes únicos. “Como a própria Cision reconhece, os resultados são extremamente positivos e demonstram de forma inequívoca a validade da aposta do Município de Paredes na organização deste evento, tanto ao nível da promoção da sua imagem, como ao nível do impacto indirecto na economia local, com uma subida exponencial da taxa de ocupação na hotelaria. Por exemplo, só as sete Seleções presentes neste Europeu foram responsáveis por 1.050 room-nights na região”, salientou, ainda, Cândido Barbosa.

Fonte/Fotos: CM Paredes - Gabinete de Imprensa

1 comentário:

João Nascimento disse...

Quando existe pessoal dos Ultras Almeirim, que faz várias viagens do nosso Ribatejo, até Paredes, e vice versa, para estar presente e por ao rubro esse pavilhão, é porque foi mesmo um grande momento do Hoquei Patins INTERNACIONAL...

Ultras Almeirim, Tambem sempre com a nossa seleção !!!