quarta-feira, 17 de março de 2010

7º TORNEIO "CIDADE DE SANTARÉM"

Nos próximos dias 2 e 3 de Abril o HC Santarém leva a efeito o seu 7º Torneio Internacional "Cidade de Santarém". Ainda nos festejos do seu 8º aniversário, o clube da capital Ribatejana continua assim a aproveitar a altura da Páscoa, para divulgar a modalidade. O Cartão Azul, deslocou-se até à capital do distrito para falar com Francisco Mogas acerco do evento.

CA - Bom dia. O que podemos esperar desta 7ª edição do Torneio?
FM – À semelhança dos anteriores, espero que seja mais um sucesso quer no âmbito desportivo, social e financeiro.
CA - A organização de um torneio desta dimensão, acarreta inevitavelmente despesas de grande monta, quais os apoios com que o HCS conta para a realização do mesmo?
FM – Lamentavelmente os apoios têm vindo a diminuir de ano para ano. No entanto, para este ano a matriz encontrada vem favorecer o aspecto financeiro uma vez que sem o apoio financeiro da Câmara Municipal de Santarém desde a época passada, teve que se fazer opções que não foram nada fáceis, essencialmente para patinadores e respectivos pais. Em tempo de crise espera-se que o apoio que muitos apregoam em tempo de “vacas gordas” possa ser real em tempo de crise. É nestas alturas que os fanfarrões se afastam e aqueles que realmente gostam do clube e da modalidade aparecem e concretizam a ajuda. Alguns pais de patinadores que não irão participar no torneio continuam a conseguir patrocínios para o mesmo o que é de louvar. Também a Direcção tem continuamente tentado junto do tecido empresarial local, encontrar patrocínios por forma a que o torneio possa dar lucro e fazer face à crise que está instalada.
CA - Num olhar na diagonal pelo calendário do torneio, verificamos que esta ano apenas uma equipa estrangeira está presente, a que se deve isso, à contenção financeira, ou ao facto de terem existido equipas que por ou outro motivo não poderam estar presentes?
FM – Só convidámos uma equipa estrangeira e que tem como treinador um ex-jogador do Ribatejo bem conhecido – o Pedro Antunes. Do momento em que o Geneve da Suíça aceitou, ficou garantida a internacionalidade do torneio. Como se pode reparar não foi convidada nenhuma equipa do norte pois não existem condições financeiras para dar alojamento e alimentação como vinha sendo apanágio do torneio de Santarém. Para este ano as equipas que quiserem comer e dormir terão que pagar quase a totalidade. Desta forma reduzem-se imensamente os custos e garantimos algum lucro para o torneio por forma a equilibrarmos as finanças do mesmo.
Quando em edições anteriores tínhamos 7 a 8 equipas a pernoitar durante o torneio, este ano apenas uma irá fazê-lo e mesmo assim pagará uma parte desse alojamento.
As opções para ter apenas uma equipa estrangeira tem única e exclusivamente a haver com aspectos financeiros. Mesmo assim teremos equipas que nos garantem que será um torneio bastante competitivo.
CA - Ainda no calendário, reparei que esta edição não contempla os escalões de juvenis e juniores, a que se fica a dever esta ausência?
FM – Já no ano passado tivemos o escalão de juvenis onde não houve a presença do HCS uma vez que á ultima hora alguns patinadores falharam o que levou à substituição pelo Alverca naquele escalão fazendo-se a subida de alguns juvenis para juniores. Este ano não quisemos correr esse risco uma vez que não tínhamos guarda-redes tornando-se impossível a participação naqueles escalões. Não querendo arriscar a Direcção optou por não fazer aqueles escalões. Também aqui se apostou na parte financeira uma vez que desta forma aumentámos o número de equipas dos mais jovens que normalmente arrastam mais familiares e por conseguinte consumidores do bar que iremos ter no torneio. Desta forma acabámos por juntar o útil ao agradável.
CA - Para terminar, o espaço fica á disposição para a divulgação do torneio, e claro para deixar uma palavra aos adeptos da modalidade, no intuito de fazer com que os mesmos se desloquem a Santarém nos dias do torneio.
FM – Quero agradecer ao Cartão Azul, e nomeadamente ao seu mentor, Francisco Gavancho a oportunidade de divulgar o torneio num local que espero que não volte a ser interrompido por motivos profissionais. Francisco, que a reforma venha cedo e que possas dispensar mais tempo em prol da modalidade no Ribatejo através do Cartão Azul.
Para terminar e a título de informação o calendário do torneio já está disponível no site e pode ser consultado aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem pelo que li isto não é um torneio de Hoquei em Patins para equipas de formação mas sim um torneio com a finalidade de o H.C. SSantarém arranjar dinheiro para o staf do clube, se ler-mos a entrevista reparem.
1º- Internacional só uma equipa para reduzir custos e arranjar dinheiro para equilibrar as contas.
2º- Escalões mais baixos para reduzir custos e ganhar-se dinheiro ou porque muitos desses atletas se vão embora ou deixar o hóquei e como para o ano já não jogam agora já não prestam e só dão despesa.
3º- Pedir apoio a todos não para sustentabilizar os custos com a residência de algumas equipas mas sim para equilibrar as contas do clube.
Srº. Presidente onde fica a questão das nossas crianças se divertirem durante a sua infância, sem ter-mos de pagar tudo o que envolva actividades do clube, não chega já ter-mos de pagar mensalidades, inscrições dos atletas, exames médicos, todo o equipamento inerente à pratica da modalidade, sem receber nada em troca,também é verdade que existe gente que vive do clube e não pró clube.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o anónimo das 13.28, é uma tristeza que miúdos que ajudaram o clube a ser o que hoje é, sejam agora postos de lado como se de nada valessem.

Anónimo disse...

Aos dois anonimos dou os meus parabens, é tudo verdade tb o que é verdade é essa pessoa que se intitula presidente, quando precisa de alguem faz questão em segura-lo no clube qd não precisa manda-o embora, foi o que se passou com o ex treinador Maçaneiro, que foi e continua a ser um homem com um H grande, grande abraço para ele.