segunda-feira, 8 de março de 2010

QUANDO O PROTAGONISTA É OUTRO

Quando vamos a um espectáculo para ver os actores principais, e como por obra de magia, temos de ver que afinal os actores principais são na realidade secundários, e aquele que deveria passar despercebido é na realidade o actor principal, apetece parafrasear a canção de Adelaide Ferreira "O Papel Principal" e dizer «...quem perdeu? fostes tu só tu e nunca eu...» e alterar para »..quem perdeu? foi quem se deslocou ao Pavilhão e a própria modalidade...», e mais transcrevendo isto para a frase celebre do «Deixem jogar o Mantorras» apetece gritar aos sete ventos «Oh Luís Correia, deixa jogar os miúdos».
Toda esta prosa para referir o que se passou em Ourém no passado sábado durante o jogo para o Nacional de Juvenis Série C, onde o HC Turquel venceu e bem, a J. Ouriense por um conclusivo 13-5, mas onde na 2ª parte e com a equipa forasteira a vencer 4-2 ao intervalo, o arbitro da partida Luís Correia do CRAHP Leiria, assumiu o papel principal e qual visionário, a olhar para os confins do universo, começou a vislumbrar coisas, que mais ninguém, e por muita vontade que tivesse, conseguia ver, e assim lá estragou o espectáculo, quando afinal o seu papel não era o principal, mas sim o de passar despercebido, para que o mesmo tivesse sucesso. Com esta derrota a equipa de Ourém mantém a 5ª posição com 3 pontos fruto da vitória caseira frente ao UDC Nafarros.
Em Tomar a equipa de Fernando Vaz que vinha precisamente de uma vitória sobre a equipa Ouriense, foi derrotada frente à AE Fisica D por 1-3 e caiu dois lugares na tabela classificativa, ocupando agora a 4ª posição com 6 pontos, os mesmos que 2º e 3º classificados, mas com um jogo a mais realizado.

Foto: Blog Juventude Ouriense OK
Classificação copyright Clube União Micaelense

14 comentários:

Anónimo disse...

Vai sendo cada vez mais comum a nível nacional, a permissividade com que se actua, infelizmente nao só no hóquei, veja-se o apito dourado, tudo se fez e ninguem foi rsponsabilizado e nos casos em que se responsabilizou alguem, os mandantes ficaram a assistir de camarote e ainda hoje brincam e mandam bocas, como se fossem freiras ofendidas, na 1ª divisão de hóquei, vejam-se as nomeações e vai-se descobrir que arbitros da associação a que pertencem certas equipas, é que apitam esses jogos, na maior promiscuídade, dependendo sempre da força que certas associações têm no panorama nacional, é ver os arbitros do Minho a apitar os jogos das equipas do Minho ou a apitar os jogos das equipas que lutam directamente com as equipas minhotas, é ver de Lisboa, Jorge Ventura, Miguel Guilherme ou Paulo Baião a apitar os jogos do Paço d'Arcos, vimos ontem aqui em Ourem arbitros de Leiria a apitar os jogos do Turquel da maneira que aqui foi tão bem relatada. Temos uma federação que assiste a tudo isto como se nada tivesse a ver com isto, os clubes deixam andar, ninguem se mexe pois tal como as respectivas associações, só quando lhes interessa é que se mexem, só pensam no seu proprio umbigo, deixando para trás o verdadeiro interesse, que é nacional e que é da modalidade, para onde vao o hoquei em patins? quanto mais se vai atrasar em relação aos outros países? ainda agora houve necessidade de chamar os arbitros e clarificar com eles o que tinham de fazer, pois não estavam a apitar as faltas de equipa como mandam o regulamento, nas 1ªs jornadas ainda o fizeram, mas depois acharam suas senhorias que estavam a apitar muito e reduziram drasticamente o nº de faltas nos jogos, quando os rgulamentos sao bem claros, não houve mexidas nos regulamentos, houve sim arbitros que apitavam mal e passaram a apitar dentro do que a lei prevê, nesse seguimento tambem houve um arbitro que sem estar mandatado para tal, resolveu fazer uma reunião com os treinadores, deu uma ideia errada do assunto, meteu a imprensa a falar mal da modalidade com os devidos prejuízos e que lhe aconteceu? mais permissividade, os arbitros e toda a gente faz o que quer e como quer, mas não há moral para chamar á atenção nem tomar medidas, porque em terra de compadres, todos o são uns dos outros e há que tapar o sol com a peneira, vamos acreditar como optimistas que somos que alguem lê estas linhas e ganhe um pouco de bom senso e que isso contribua para a elevação do hóquei em patins e não o contrário.

Anónimo disse...

Por falar em permissividade, quantos jogos ou diria melhor, quantos anos vai apanhar o Girão do Espinho, pelo que se passou no Sábado? e o resto da companhia? quanto mais tempo se vai permitir estas batalhas campais e as agressões, tão pródigas em Espinho e em Braga? todos sabemos que os protagonistas, são os do costume.

aceite o conselho disse...

Acho que você, tem realmente jeito é para escritor, porque de hóquei e sobretudo de arbitragem percebe zero, desce ao planeta terra e faça um favor ao hóquei e a arbitragem, acabe com esta treta do cartao azul.

Cartão Azul disse...

Para o aceite o conselho

Se isso é uma ameaça, tenho que parafrasear uma das hienas do filme "O Rei Leão", e dizer «uuuuuuu que medo», quanto ao comentário em si, só me apraz dizer:
- Sem comentários.

Francisco Gavancho

Anónimo disse...

OLHE SR.ACEITE O CONSELHO

UM GRANDE FAVOR FAZIAM UNS CERTOS
senhores que por aí andam,como por exemplo os correia,gonçalo,luis e afins,a pesca é uma modalidade interessante,cada vez que apitam turquel,o jogo corre-lhes sempre bem.TENTEM TOMAR UMA VEZ SÓ ATENÇÃO

Anónimo disse...

No jogo do pretérito sábado entre
o Stela e o Bir aqui em Peniche o
protagonista também foi o mesmo
(o árbitro)sim,o árbitro porque
existiam 2(dois)deve ser pura coincidência de apelidos??só que
embora tivesse pertencido ao CRAHP
de LEIRIA,transferiu-se para o CRAHP de Lisboa,mas claro o nosso
coraçãozinho pende sempre para os primórdios,ora claro quem sai a perder?O HÓQUEI EM PATINS.Agora uma coisa é certa existem em portugal EXCELENTES Árbitros de hóquei,e deveriam ser os prórios
colegas a afastar os péssimos.

Por Trás da baliza

Anónimo disse...

Como é posivel a Juventude Ouriense fazer dois jogos em casa com o Turquel em juvenis e em juniores e os arbbritos ser os dois da federaçao de Leiria. Enfim é a federaçao Potuguesa de Hoquei que temos. Ainda porcima o Sr. arbrito luis correia tem lugar cativo no bar do Turquel, enfim por isso talvez o hoquei em portugal esta no fundo, modalidade desportiva que ja foi a segunda mais praticada em portugal.

Anónimo disse...

É SO ANTONIMOS, POR TRAS DA BALIZA E OUTROS, MAS DE UMA COISA TENHO A CERTEZA O NOME DO ARBITRO SABEM.
AINDA BEM.
E SE FALAREM DOS TREINADORES, DELEGADOS,JOGADORES, QUE POR VEZES E DIGO POR VEZES PARA SER SIMPATICO, NÃO JOGAM HOQUEI,COITADOS FALHARAM AZAR, EPA 3 PARA 1 FALHARAM AZAR, POSSIVEL FALTA NA CABEÇA DE ALGUNS E PRONTO LÁ ESTA O ARBITRO A PREJUDICAR.

ISTO SÓ DA PARA RIR.
É O ARBITRO CULPADO DE FALHAREM OS PENALTYS OS LIVRES DIRECTOS , QUANDO A BALIZA ESTA DESERTA.
IRRA JOGUEM HOQUEI, DIVIRTAM-SE, TODOS ERRAMOS E PENSO QUE NINGUEM GOSTA DE ERRAR.
BEM HAJAM E UMA BOA SEMANA.
BATISTA

Anónimo disse...

Falando ainda do jodo de Sábado entre o C Stella Maris e Biblioteca I R, esta dulpa fi a segunda vez que deslocou a pEniche esta época com uma só difrença, é que o 1º Áribitro (chefe de dupla) mudou mas foi só mesmo isso porque de resto foi a mesma porcaria e o mesmo a enterrar mais o Stella maris. Esse sr. que em tempos foi Gredes do Vaado nas camadas jovens e árbitro de leiria veio a Peniche puxar para ele o protagonismo. Porque será, coincidência ou não delegado ténico nem velo. Eu so da opinião do Sr. Anónimo, que temos EXCELENTES ÁRBITROS em Portugal e que deveriam convidar os outros a sair.

Anónimo disse...

Mas tudo isto é normal no hóquei em patins, enquanto as outras modalidades alteram a leis e regras de jogo para diminuir os erros dos arbitros e para que verdade desportiva venha ao de cima,no hóquei criou-se o contrário mais confusão, mas tudo isto interessa, mais facil arranjar erros tecnicos para se protestar jogos, mais influência no resultado final, pois mesmo sem o arbitro querer as faltas passam aser tantas que o arbitro tem de pensar duas vezes. Não culpem só os arbitros dos erros pois neste momento nem os dirigentes nem os jogadores sabem o que é falta e que não é.

Anónimo disse...

SR.Batista

Claro que errar é umano(h)
mas em Peniche,nem houve assim
tantos falhanços por parte da equipa da casa.Deu foi de mais nas vistas,como dá cada vez que vai a
turquel.CRAHP de LISBOA e CRAHP LEIRIA tem EXCELENTES árbitros,façam o favor de dar um puxão de orelhas aos que se portam mal.

Boa semana SR:Batista

Anónimo disse...

Para o anónimo que falou da agressão do Girão, fique a saber que o jogador no lugar de ser castigado e bem castigado, ainda teve um prémio, foi ser chamado á selecção de sub 23 e depois querem que isto avance, avança, avança, para o descalabro, será que as autoridades não vejem isto?

Anónimo disse...

Atenção: Em Tomar (último jogo de Iniciados frente ao Turquel), em Ourém, em Santa Cita e em Santarém...Teófilo Casimiro e António Gameiro ao poder, a espalharem magia e a puxarem dos galões para sair à casa! Portanto, a discussão das nomeações de árbitros da "casa" tem pouco sentido. É assim porque é mais barato e quem vai de Santarém a Tomar também vai de Leiria a Tomar.

Anónimo disse...

Tem pouco sentido
é o "porque é mais barato"
pudera,por onde andas Hóquei em patins??espero bem que o sr anónimo
das 13:14 não pertença a nemhum
conselho regional ou até a algum clube!pois assim andamos a brincar
ao hóquei.Meus amigos falta organização,porque Estrutura existe.

Dois Apitos