sábado, 27 de março de 2010

COMUNICADO DO HC CALDAS

O Hóquei Clube das Caldas vem por este meio informar que, infelizmente, vê-se forçado a abandonar o Torneio de Encerramento de Hóquei em Patins, no Escalão Escolares.

É nosso entendimento, tal como da Federação e da AP Leiria, que os escalões Bambis, Benjamins e Escolares são escalões de formação, devendo a atitude em todos os momentos ser de extrema pedagogia e formação para uma modalidade.

Alguns clubes não partilham desta visão, e optam por ganhar a qualquer custo, querendo esmagar e humilhar o adversário, sem qualquer respeito pelo desporto, pela formação ou pela atitude pedagogicamente correcta.

Quando são os próprios dirigentes e treinadores a ter este comportamento despudorado, mesmo com avisos dos árbitros, é de todo repudiável.

Estamos a formar uma equipa de jovens escolares e benjamins, ainda limitada do ponto de vista quantitativo e qualitativo, que têm feito vários jogos particulares, todos com resultado positivo, mas que neste torneio se esbarraram com equipas cujo objectivo é claramente o da humilhação do adversário (excepção seja feita à fantástica equipa do HC Santarém, com atitude louvável por parte do seu Treinador/Presidente).

No último jogo, em Tomar, perdemos por 37-0, num jogo onde houve claros incentivos do treinador e dirigentes adversários para “massacrar” atletas, tendo os nossos pequenos atletas saído cheio de nódoas negras num jogo que poderia ter sido de resultado desnivelado, mas de forma mais honrada.

Desta forma, a honra da vitória deu lugar à vergonha da atitude do Tomar, pois há que perceber que, no Desporto, como na Vida, vencer não é tudo! Se acrescentarmos a isto o facto de estarmos a falar de um mero jogo de hóquei em patins entre crianças de 7, 8 ou 9 anos de idade, está tudo dito.

Assim, humildemente pedimos desculpa às equipas que estão no nosso grupo do Torneio de Encerramento, à Associação de Patinagem de Leiria e à Associação de Patinagem do Ribatejo pelo prejuízo e incómodo que causámos, mas nunca permitiremos fazer parte de algo anti pedagógico ou desportivamente desprovido de bons valores, como é o fair-play.

Continuaremos o nosso trabalho desportivo, continuaremos a formar futuros homens e mulheres, sempre com a noção que a vitória não é tudo na vida, e a atitude traz mais sabor que qualquer vontade despudorada de ver a vida ou o desporto como uma guerra.

Atenciosamente
Jorge Santos
Presidente do Hóquei Clube Caldas

Fonte: Blog HC Caldas

8 comentários:

Cajé disse...

Também é importante saber perder e estes senhores põe aqui em causa tudo e todos, inclusive o nosso clube UFE, pois pelos vistos o Santarém que apenas ganhou por 16 foi o mais meiguinho. Não ha falta de respeito por ninguém...como se explica a um miudo de 7 8 anos que em vez de se marcar 37 se pode ficar pelos 10!???E conhecendo eu os responsáveis da equipa Escolar do SC Tomar não acredito numa unica palavra.
Ao longo das épocas os problemas só têm aparecido nestes torneios de final de época em que é clara a superioridade das equipas Ribatejanas (e foi apenas isso que aconteceu!)...agora são os míudos das Caldas que pagam. Responsáveis, treinadores e dirigentes destes não fazem falta ao Hóquei em Patins!
Só temos que lamentar...
Humilhar o adversário? Ridiculo.
CAJÉ

Carlos Martins disse...

"É nosso entendimento, tal como da Federação e da AP Leiria, que os escalões Bambis, Benjamins e Escolares são escalões de formação, devendo a atitude em todos os momentos ser de extrema pedagogia e formação para uma modalidade."
A primeira mentira deste Sr. de nome Jorge Santos, Presidente do HC Caldas, começa precisamente neste preambulo. Se o Sr. percebesse alguma coisa desta modalidade, também deveria dizer no seu comunicado que se apresentou em Tomar com 6 jogadores de campo e sómente 1 Guarda redes. Se não fosse a sua ignorância no que diz respeito ao regulamento feredativo deveria de saber que é obrigatória a presença de 2 g. redes em jogo. O azar do SC Tomar é que aceitou disputar o encontro sabendo que Vocês estavam a infringir as regras federativas. Digo-lhe mais; já à alguns anos atrás os senhores vieram a Tomar realizar um jogo particular de Bambis, e para espanto dos responsáveis do Sporting apresentaram atletas com idade escolar, com o pretexto de os mesmos estarem numa fase inicial na modalidade. Aí a sua preocupação em pôr eventualmente em causa a integridade fisica dos outros, assim como a vontade de mostrar serviço(não sei a quem) não lhe pesou na consciência.
"No último jogo, em Tomar, perdemos por 37-0, num jogo onde houve claros incentivos do treinador e dirigentes adversários para “massacrar” atletas, tendo os nossos pequenos atletas saído cheio de nódoas negras num jogo que poderia ter sido de resultado desnivelado, mas de forma mais honrada."
Outra mentira deste individúo. Se tiver provas, não hesite em mostrá-las à sua Associação. Serei o primeiro a condenar as "agressões" que insinua.
Mas o que o Sr. deveria mais uma vez dizer, é que os miúdos do Caldas, caiam cada vez que travavam, quando não caiam antes disso. Os outros não tem a minima responsabilidade de estarem a jogar um Torneio, em qua se apresentam equipas sem o minima capacidade de poderem disputar jogos, sob pena de os mesmos porem em causa a sua ntegridade fisica, assim como dos seus adversários. Mais; deveria também dizer no seu comunicado que o Guarda redes do Caldas sofreu uma lesão a 5 minutos do final do jogo e foi obrigado a estar entre os postes até ao fim porque não havia ninguem para o substituir. Isso é que é grave. Não venha deitar areia para os olhos dos outros. Trate primeiro de preparar os seus jovens e bravos atletas( porque o são, sem dúvidas nehumas),e depois sim, fale.
E posso dizer-lhe que há quem tenha filmado parte do referido jogo, e que provavelmente vai servir de prova para desmascarar a sua pretensa imaculadade no que diz respeito ao desporto.
Pode criticar de muitas formas, porque está no direito de qualquer um de nós. O que não pactuo é com pessoas que sobre uma capa de falsa moralidade, vem apregoar aos sete ventos uma verdade desportiva que só está no imaginário deles.
Aqui em Tomar não há "massacres" nem intuitos de Humilhar quem quer que seja. Aqui o que acontece é que tentamos formar os nossos jovens atletas a estarem preparados a enfrentarem as incidências de jogo, e que acima de tudo estejam preparados para responderem dentro de campo às exigências que esta modalidade pede.
Só isso e nada mais que isso.
O que o Sr. deveria fazer era o mesmo, e não meter às feras miúdos que acabam por ser vitimas da intolerância de uns tantos iluminados.

Anónimo disse...

como é possivel uma pessoa que se diz dirigente de um clube dizer tantas baboseiras, ele devia sim pedir desculpa pelo que disse e ter coragem e assumir as burradas que faz

Anónimo disse...

o mais engraçado nesta noticia, é parte que se referem a equipa do santarem e ao seu presidente/treinador como fantástica, isso sim é uma coisa ridicula de se dizer ! O clube de santarem sim é um clube que quer passar por cima de tudo e de todos, que ate chega ao ponto de inventar cenas de agressão ! Ganhem vergonha santarem !
PENICHE

Anónimo disse...

E o que dizer do hc turquel, mais uma equipa da APLeiria, que após resultados muito desnivelados da sua equipa de benjamins "b" resolveu restruturar a equipa, juntando jogadores da "a",melhorando a equipa. Não é tão criticavel. Mas a meio da competição? Com autorização de quem? Da sua associação? Se foi é grave.

Anónimo disse...

Em relação à questão do abandono do H.C.Caldas das provas do Torneio de Encerramento, só tenho a lamentar pelos atletas que ganhavam mais em fazer jogos, mesmos perdendo por muitos, pois quando o meu filho iniciou a actividade de hóquei em patins também ele levava " tareias ", ou seja, perdia por 25-0 e 30-0, no entanto passado um ano, já ganhava jogos às equipas que deram as respectivas " tareias ". É preciso é continuar a trabalhar os jovens, fazendo muitos treinos e jogos.
Quanto à equipa do H.C.Turquel em Benjamins B, mesmos com alguns jogadores da equipa A, não conseguiram ganhar ontem à A.C.R.Santa Cita, que os derrotou por 14-2, com 0-5 ao intervalo.
Fui convidado a ser o arbitro deste jogo, pois o clube da casa não tinha ninguém para apitar o respectivo jogo, mas só tenho a lamentar a atitude de alguns Pais de Turquel, pela minha arbitragem. A Instituição, os seus treinadores e seccionistas não tem culpa, da falta de educação de alguns Pais presentes.
Eu não sou arbitro, fui fazer um favor à equipa da casa e ainda fui enxovalhado, penso que seja altura, de quem organiza estes jogos nomear arbitros credenciados, para o bem de todos os Atletas e Clubes.

Um aspecto para reflectir...

Um abraço,

Nunão

Anónimo disse...

O Anónimo das 20.49, ainda não se deve ter cansado de lavar roupa suja. Porque será ?

Anónimo disse...

Deixem jogar os miúdos! Isto é o que me apraz dizer, uma vergonha certos comentários! Mas estamos a falar de seniores? Estes miúdos têm é de jogar, não deviam ter ninguém a dizer-lhes que têm de ganhar ou perder por 37 ou por 14 e faz-me muita confusão ver um treinador destes escalões etários a ganhar por 12 e por 13 e a colocar a "carne toda no assador" como se costuma dizer, deixando de lado miúdos com pouco mais de 8 minutos de jogo e com dificuldades evidentes de patinagem a precisarem de tempo de empenhamento motor em jogo...deve pensar que na última parte ainda vai perder o jogo (só pode ser)! Isso não é formação, isso é um escândalo! Os pais são maus em todo o lado quando não sabem estar, ainda que Santa Cita não seja exemplo em lado nenhum do mundo e o que é que interessa o H.C. Turquel ter trocado alguns jogadores (é porque pode e tem abundância)...o Santa Cita e etc continuam a golear essas equipas, porque neste momento são os maiores! Vamos ver daqui a uns anitos. Assim percebemos porque nos atrasámos 10 a 20 anos em relação a Espanha!

LCA (with a little smell of irony)