quarta-feira, 24 de março de 2010

II TORNEIO CIDADE DE TOMAR

A uma semana do inicio do II Torneio Internacional Cidade de Tomar, o Cartão Azul viajou até à Cidade do Nabão, para falar com os elementos da Secção Juvenil (SJ) do SC Tomar sobre o evento, que levará a Tomar entre 01 e 03 de Abril a "nata" das equipas Portuguesas no que concerne aos escalões de formação, assim como algumas equipas estrangeiras de referência.

CA – Em primeiro lugar permitam-me que lhes endosse os parabéns por este Torneio, que vai trazer a Tomar durante 3 dias a nata dos escalões de formação nacional, a que se juntam algumas equipas de renome nos respectivos países. Há quanto tempo começou a preparação do evento?
SJ- Antes de mais nós é que agradecemos a possibilidade que nos dás de divulgarmos o nosso Torneio. Sendo um Evento com alguma envergadura é natural que toda a logística assim como os convites a formular aos Clubes que nos visitam são pensados com alguma antecedência. Este Torneio começou a ser trabalhado logo em Setembro. Equacionamos vários cenários, assim como a dimensão do mesmo e a partir daí foi começar a dar ao “chinelo”. Estamos a uma semana do mesmo e embora tudo esteja delineado ainda há pequenas coisas que ainda não estão prontas, mas que esperamos ter tudo em ordem aquando do inicio do Torneio.
CA – Um torneio como este está orçado em quanto?
SJ – Pergunta difícil! É evidente de quando se fala num Torneio desta envergadura, os valores são avultados dado toda a logística envolvente, desde as dormidas à alimentação, passando pelos troféus e lembranças a todos os presentes (cerca de 300 pessoas). Só é possível com a colaboração da Câmara Municipal de Tomar que verifica e analisa o trabalho desenvolvido pela Secção ao longo dos anos, apoiando logisticamente todo o evento e também aos amigos Comerciantes de Tomar que sabem da importância de trazer até á nossa cidade cerca de um milhar de pessoas, entre família e outros que se deslocam a fim de ver os jogos. Sabemos que a capacidade hoteleira em Tomar, nestes 3 dias está esgotada dado a procura dos pais dos atletas presentes que aproveitam o fim de semana para se deslocar à cidade Templária, o que irá provocar ao comércio local um movimento interessante. Todos saímos a ganhar com este tipo de eventos.
CA – Como se consegue essa verba, numa altura em que Portugal atravessa um crise financeira?
SJ - Pela dinâmica desta Secção e pela amizade que tem granjeado junto da Câmara Municipal de Tomar bem como os amigos, alguns deles de fora de Tomar, que apoiam e sabem que não estamos a recolher para benefício próprio mas com o objectivo de colocar Tomar na rota dos portugueses.
CA – FC Porto, SL Benfica, Sporting CP, CD Paço Arcos, OC Barcelos, são um exemplo dos emblemas de maior projecção nacional, em diversos escalões, como interpretam isso, na vertente de dar projecção ao Torneio, ou como um incentivo e forma de os atletas do SC Tomar adquirirem mais experiência e maturidade para os respectivos campeonatos?
SJ - As duas situações estão interligadas. Esta Secção tem a ambição de darmos o melhor aos nossos atletas com um conjunto de equipas de qualidade e só com a amizade que temos com estes clubes, é possível a sua vinda. Queremos igualmente colocar este Torneio no panorama nacional como um dos melhores, e este ano temos já confirmada a presença do Seleccionador Nacional Luís Duarte que gentilmente aceitou o nosso convite. Será um incentivo para todos os jovens que poderão mostrar os seus argumentos e elevar a qualidade deste Torneio.
Só com este tipo de evento, conseguimos manter e tentar crescer ainda mais como Secção e colocar os nossos atletas com confiança para defrontar qualquer equipa nacional, sem receios.
CA – Há uns anos atrás quando da organização de um Torneio Internacional no União FE, juntamente com o Paulo Beirante, João Fernandes e Vítor Ventura, numa das reuniões, o Paulo confidenciou-nos que tinha o objectivo a médio, longo prazo, fazer um Torneio Internacional, mas a fazer lembrar o antigos de Alverca e Coimbra, ou seja uma semana inteira de hóquei, nos escalões de formação com as mais diversas equipas nacionais e estrangeiras. Mantêm-se o objectivo, e este tipo de Torneio é a preparação para isso?
SJ - Fazer um Torneio Internacional durante uma semana em Tomar é difícil, nesta altura da época. O pavilhão está totalmente ocupado durante a semana e a equipa Sénior está na luta pela subida e temos de olhar aos custos envolventes. Durante uma semana teríamos de ter equipas que se deslocassem propositadamente durante a semana e esta organização, faz por dar o melhor em termos de logística ás equipas convidadas. Por agora é impossível enveredar por esse tipo de evento.

CA – Um Torneio desta dimensão, traz uma enorme projecção à cidade dos Templários, como é que as forças vivas da cidade, e o cidadão comum, vêem o Torneio, que inputs vos chegam?
SJ - A Cidade de Tomar já acolhe este evento com satisfação e reconhece o esforço do Clube para trazer até nós as melhores equipas. No último ano tivemos Pavilhão Cheio durante o evento e este ano, julgamos que ainda será melhor e estamos preparados para receber bem todos aqueles que quiserem assistir aos jogos. Iremos ter algumas novidades com a venda de novos cachecóis e a surpresa do Torneio será o lançamento do CD com o hino do Clube, em que participaram a Banda Tomarense QUINTA do BILL e os nossos jogadores mais jovens que também deram voz a esta iniciativa. Iremos ter a presença da consagrada Banda no encerramento do Torneio para cantar ao vivo os temas do CD. Será o ponto alto da cerimónia da entrega dos troféus. Por tudo isto esperamos uma grande enchente e que a cidade de Tomar compareça e observe "in loco" este evento, que nos enche de orgulho.
CA – Obrigado pela disponibilidade e felicidades para o Torneio, e que o mesmo seja um sucesso.
SJ - Nós é que mais uma vez agradecemos a disponibilidade para divulgares este tipo de eventos em particular este em que a Secção Juvenil do SC Tomar está envolvida.
Uma palavra de apreço pelo excelente trabalho que estás a realizar em prol do Hóquei em Patins, e que desta vez seja para ficar.

2 comentários:

Zé do Telhado disse...

Parabéns á organização, julgo que será um torneio de muita qualidade. Pena alguns clubes da redondezas, não tirarem ensinamentos destes eventos, e quando alguem organiza. é corrido de seguida, para ontinuarem "orgulhasamente sós"

Anónimo disse...

orgulho.me de ser deste grande clube, subir?? nao e importante, importante e o q se esta a fazer nas camadas jovens, na minha opiniao claro, parabens ao beirante ao bacalhau e a todos q tornam este clube tao grande