terça-feira, 9 de março de 2010

ESPAÇO ABERTO

"Subir ou não, eis a questão"

O SC Tomar tem todas as legítimas aspirações para a subida e ver concretizado o objectivo da época, recebe o líder Cascais em Tomar e tem de se deslocar a Sesimbra e a Turquel, jogos de grau de dificuldade elevadíssimo e que vai por à prova a equipa de Nuno Lopes, e fazer o exame, para ver se realmente esta equipa tem capacidades para subir e se subir para se manter entres os grandes.
Mas as vezes que me tenho deslocado à cidade do Nabão e segundo várias opiniões que tenho auscultado, existem adeptos que preferem ver o Sporting C Tomar na 2ª a lutar para subir do que na 1ª a lutar para não descer e apenas com a garantia de um Jacome Ratton cheio aquando das visitas de FC Porto e SL Benfica, ao passo que na 2ª para subir o Pavilhão está amiúdas vezes muito bem composto.
Por vezes na minha viagem de comboio de e para o Entroncamento, e quando se fala de hóquei e das equipas Ribatejanas, são muitos aqueles que partilham dessa ideia, «numa divisão inferior para subir, e não na imediatamente acima, com curta passagem e a descida à vista», e argumentam, se pesarmos os prós e os contras no que concerne às despesas e ao orçamento para a época, numa altura em que a crise financeira veio para ficar, a versão "na divisão inferior e a lutar para subir", ganha consistência.
Mas depois os que defendem a outra opção, contrapõem, com a visibilidade da equipa e da localidade, com a possibilidade de se conseguir mais apoios por parte das autarquias e das empresas, que as receitas são sempre superiores, e que a motivação dos atletas aumenta pelo facto de defrontarem nomes grandes da modalidade, e as grandes equipas do hóquei patinado Português.
Perante estas duas maneiras de ver os campeonatos das equipas o Cartão Azul desafia os visitantes, a dizerem de sua justiça, justificando a sua argumentação, se neste momento actual da modalidade, no que diz respeito à componente financeira, e de visibilidade, é preferível a manutenção lutando para subir, ou a subida lutando para não descer.

NR: O SC Tomar foi colocado apenas como exemplo, e pelo facto de uma subida da 2ª para a 1ª ter muito mais projecção, visibilidade, e obviamente mais encargos financeiros, ou seja as duas faces da mesma moeda, e alguns dos argumentos apresentados pelos defensores de ambas as opções.

4 comentários:

Anónimo disse...

No que refere ao S.C.Tomar eu que tenho acompanhado e visto alguns jogos tanto de primeira como de segunda acho que tem equipa mesmo sem qualquer reforço para uma manutenção na primeira.
Agora no que diz respeito a verbas isso só o clube é que sabe, e quem está por fora do seu orçamento (que é o meu caso)não se pode manifestar.
Quero aqui manifestar o meu pleno agrado de ver clubes ribatejanos progredirem de escalão para dignificarem a nossa região. E no caso do tomar que pode subir á primeira aqui vai a minha força pois gostava de ver uns quantos jogos de primeira aqui mais perto.

Bruno Sousa disse...

Sem ambição é que o hóquei não anda para a frente! Enquanto houver quem fique contente em ser o maior lá da rua, o hóquei ribatejano não vai a lado nenhum...

Anónimo disse...

é muito complicado, vejamos o braga o barcelos e o paço de arcos com muitas dificuldades em se manter, é uma divisão muito forte, com despesas muito supeiores, o lugar do tomar é na 1º divisão, mas sinceramente como adepto do clube prefiro ver esta estabilidade aparente, em tempo de crise não ha milagres, em tomar as empresas estão na maioria "falidas" não podem ajudar o clube como queriamos, mas se aconteçer ficaremos contentes

Anónimo disse...

claro que é sempre muito positivo passar pela montra da 1ºdivisao.Ate pelos jovens,que gostam de ver os seus idolos ao vivo. Veja se o caso da juventude ouriense,que esteve 2 anos na 1ºdivisao e foi um espectaculo,crescendo em bom numero o numero de praticantes.