terça-feira, 2 de março de 2010

PAPARUCO O COMENTADOR

"Num excelente jogo, o empate seria mais justo"

No sábado desloquei-me até ao Albano Mateus para assistir ao União FE versus HC "Os Tigres", e em bom tempo o fiz, pois assisti a um excelente jogo de hóquei em patins, entre duas boas equipas e onde o "elo mais fraco" acabou por ser o internacional Paulo Venâncio, mas já lá vamos. Ao chegar ao pavilhão encontrei amigos de longa data e que já não tinha o prazer de cumprimentar há muito tempo, como foi o caso do Carlos Gaspar, Carlos Taborda, Raposo entre outros, ao entrar deparei com uma casa muito bem composta a fazer-me lembrar os saudosos tempos do União em que sábado após sábado, fosse hóquei ou futebol salão as bancadas estavam sempre compostas, faltava apenas a voz do saudoso Jorge Barral a anunciar o loto. As claques afectas aos clubes entoavam cânticos de incentivo, enfim um ambiente digno de um grande jogo.

Em relação ao jogo própriamente dito e na minha opinião (aliás, esta crónica refere apenas a minha opinião) acho que o empate seria o resultado mais justo para o que se passou dentro do ringue. Entraram melhor os Tigres que antes dos 10 minutos inauguraram o marcador, e viriam a ampliar na marcação de um livre directo. Ainda com cerca de 12 minutos para jogar o União "acordou" e começou a chegar mais vezes e com mais perigo junto da baliza de Ivo Ribeiro, e viria a conseguir materializar esse ascendente com a obtenção de um golo que levaria a partida para o intervalo com o score em 1-2.
Na 2ª parte tudo foi diferente para melhor no que concerne às duas equipas, pois no que diz respeito ao arbitro, tudo foi pior, prejudicando as duas equipas com decisões no miníno dúbias, pois para faltas do mesmo género o critério era diferente. O União entrou a "todo o gás" e aos 12 minutos tinha virado o resultado e já vencia por 4-2, foi então a vez dos Tigres correrem atrás do prejuízo e no curto espaço de 1 minuto empatam a partida, de salientar que após a obtenção do 3º golo dos Tigres, o União falha um livre directo resultante da equipa visitante ter atingido as 10 faltas, e que em caso de concretização daria certamente outro rumo à partida, mas como quem não marca. sofre, e os Tigres na resposta empatam. A partir daqui foi jogar para vencer e ambas as equipas correram atrás desse objectivo, mas seria a equipa que viajou de Almeirim a voltar à liderança do marcador, num livre soberbamente apontado por Rui Cova. O União não virou costas e tentou inverter o rumo dos acontecimentos, mas aí entrou o Srº Paulo Venâncio que não assinala aquela que seria a 15ª falta da equipa de Jorge Godinho e o respectivo livre directo e assinala a 10ª falta à equipa da casa e João Silva com alguma felicidade aproveita para estabelecer o resultado final.
Final da partida passados poucos segundos e festa da equipa de Almeirim, pois com este resultado fica muito perto da subida de divisão, ou arriscaria mesmo a dizer que a subida está consumada, foi também altura e desculpem a sinceridade, para algum cinismo por parte de João Patrício e Leandro Santos a confortarem os adversários, depois de passarem grande parte do jogo a ofender o publico presente, inclusive quando da marcação do 3º golo dos Tigres e junto ao arbitro da partida João Patrício não foi parco em palavras insultuosas para quem assistia ao jogo atrás da baliza, sem que o juiz que viajou de Leiria tomasse a devida acção disciplinar.

Sinal mais - Ivo Ribeiro, um dos esteios da vitória dos Tigres, para o muito publico presente, e para as claques incansáveis no apoio às suas equipas.

Sinal menos - Para o arbitro Paulo Venâncio, que como referi anteriormente acabou por prejudicar ambas as equipas, com decisões no mínimo discutíveis.

Fotos: Barros Simões

6 comentários:

Anónimo disse...

cronica realista, verdadeira, de quem sabe andar no desporto, curioso q se o leandro e o joao patricio fossem tao bons a jogar como sao a provocar, estavam ali dois exelentes jogadores, mas coitadinhos

Anónimo disse...

Comentário perfeito. Mas se não me engano o árbitro era Rui Lameira.

Cartão Azul disse...

Para o anónimo das 01:20

Estava nomeado o Rui Lameira de Setúbal, mas por motivos de dificuldade de deslocação (segundo ouvi dizer no pavilhão), foi nomeado o Paulo Venâncio de Leiria.

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

sr gavancho,permita me que lhe pergunte so isto..esta cronica é isenta??
parece me que nao.
excelente jogo,sim.
ganhou quem arriscou mais,independentemente de saber que uma derrota custaria o 2ºlugar.
em relaçao ao sinal mais..permita me dizer que o kaka esteve muito bem,quiça o melhor do jogo.

Cartão Azul disse...

Para o anónimo das 14:35

Como digo no texto, esta é a minha opinião, e a forma como eu vi o jogo, isenta ou não, não deixa de ser a minha opinião.
Quanto ao Káká, concordo com a sua opinião fez um excelente jogo, aliás há muito que nos habituou a boas exibições, mas acho que o Ivo esteve um pouco acima e disse presente naqueles lances em que já se gritava golo, fazendo a diferença e sendo o esteio da vitória.

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

Aí na querem la ver atão os moços tiveram que por tudo cá para fora para ganharem! Cê tivesse esse orçamento já tinha garantido o número 1 da classificação. Ai mano vamos rir mais um bocadinho. Pode ser que pá taça na venha o mesmo asno.

O Lelo