terça-feira, 24 de dezembro de 2013

ESPÍRITO NATALÍCIO DA 2ª PARTE TRADUZ-SE EM NOVA DERROTA

No Albano Mateus o União mais uma vez começou bem e acabou mal, ou seja ao intervalo o BIR por 2-0, tendo na etapa complementar permitido um parcial de 0-4 e assim sendo sofreu mais uma derrota caseira 2-4 caindo para a zona de despromoção.


Depois da derrota em Santa Cita a equipa de Pedro Nobre tinha uma oportunidade de ouro de regressar às vitórias e começou o jogo com esse objectivo bem delineado com jogadas rápidas, transições a saírem bem e a empurrar a equipa do BIR para "terrenos mais recuados", no entanto a equipa de Valado dos Frades sempre que podia saia a jogar rápido e a ameaçar as redes de Orlando Pereira. E com este cenário instalado foi necessário esperar cerca de 12 minutos para que se pudesse gritar golo e para a equipa Unionista numa excelente seticada de Rui Alves a não dar hipóteses a Nuno Peça. Este golo que o União já justificava veio destabilizar um pouco a equipa de João Sousa que nos minutos seguintes se viu em "palpos de aranha" para segurar a equipa adversária recorrendo a algumas faltas. Diogo Ruivo vê o cartão azul e Rui Alves chamado à marcação do respectivo livre directo faz o 2-0 resultado que se manteve inalterável nos 9 minutos que faltavam disputar.

Intervalo: União FE 2  -  BIR 0 (Faltas: 5 - 6)

A 2ª parte traz um União diferente mais permissivo, mais lento e "embebido de um Espírito Natalício" a oferecer o comando do jogo ao adversário a cometer erros e claro a desperdiçar lances de bola parada. Com pouco mais de cinco minutos decorridos é assinalado livre directo correspondente à 10ª falta Unionista e que gerou um enorme "sururu" no Pavilhão pois o arbitro Manuel Santos obrigou  Orlando Pereira a ser substituído por  Luís "Melão" Santos alegando que Orlando não lhe pediu autorização para limpar a máscara, cena caricata que ao longo de centenas de jogos visualizados com as novas regras nunca tinha presenciado. Quem não se impressionou com foi Diogo Ruivo que permite a defesa de Melão mas na recarga coloca o resultado na diferença mínima. O golo do empate viria a surgiu cinco minutos depois numa seticada de meia distância de Rui Filipe. No minuto seguinte Rui Alves tem oportunidade de colocar de novo os alvi-negros na frente mas desperdiça o livre directo da 10ª falta do BIR. Com a equipa do BIR consciente que podia sair do Albano Mateus com a vitória o seu técnico ia mexendo na equipa, e por seu lado Pedro Nobre apesar das indicações dadas para dentro de pistas não conseguia alterar o rumo das coisas, Depois de uma perda de Bola Rui Alves empurra o adversário vê cartão azul e Marcelo Rocha chamado à marcação do livre directo desperdiça, no entanto a equipa do BIR fica a jogar em power-play. Nova oportunidade soberana para o União com 06' 39'' para se jogar mas David Vieira desperdiça a grande penalidade. Seria já nos últimos quatro minutos que o resultado viria a sofrer alteração com Fábio Costa a conclui à boca da baliza uma jogada de belo efeito, e assim estava consumada a reviravolta do BIR. O União tentava a todo o custo pelo menos o empate, mas a pouco mais de dois minutos do final num lance dividido na tabela o jogador do BIR caiu, o arbitro Manuel Santos perto da jogada deixa seguir, e é precisamente o chefe de equipa Fernando Teixeira no lado oposto e distante da jogada que marca falta de equipa, a 15ª do União que Diogo Ruivo aproveita para fazer o 2-4 na marcação do livre directo.

Final: União FE 2  -  BIR 4 (Faltas: 15 - 13)


Pelo que fez na 2ª parte e pela forma como nunca desistiu da vitória, aproveitando a má segunda parte Unionista e as oportunidades de que dispôs, o BIR foi um justo vencedor. O União começa a ser usual entrar bem, adiantar-se no marcador, mas depois cair por aí abaixo dando o controle do jogo ao adversário e cometendo erros que nestas competições se pagam caro. Com esta derrota o União caiu para a 13ª posição com 12 pontos e na próxima jornada desloca-se até Coimbra para defrontar a Académica.

A dupla de arbitragem do Porto Fernando Teixeira e Manuel dos Santos acabam por ficar ligados ao resultado pelos lances descritos na crónica.

União FE (2): Orlando Pereira (gr), Bruno Pereira (c), Rui Alves (2), David Vieira e Pedro Brazete
Suplentes: Luís "Melão" Santos (gr), Edgar Costa, João "Mendx" Mendes, Filipe Brizida e Ricardo Rosa (gr)
Treinador: Pedro Nobre

BIR (4): Nuno Peça (gr), Nuno Ricardo (c), Diogo Ruivo, Rui Filipe e Fábio Costa
Suplentes: Bruno Santos (gr) Fábio Barraqueiro, André Silva, Marcelo Rocha e João Sousa
Treinador: João Sousa

Sem comentários: