domingo, 17 de novembro de 2013

BENFICA VENCEU E RECIFE DIGNIFICOU VITÓRIA

O Palácio dos Desportos de Torres Novas recebeu ontem a edição 2013 da Taça Intercontinental que colocou frente a frente SL Benfica Campeão Europeu e SC Recife Campeão Sul-americano, com a equipa encarnada a vencer por 10-3 e a conquistar um troféu inédito no seu historial.


Com dupla espanhola Francisco Romero e Teresa Cancelo a equipa de Pedro Nunes precisou de cerca de dois minutos para inaugurar o marcador através do capitão Valter Neves, a aproveitar uma falha de marcação da defesa brasileira. Pensou-se que o mais difícil estava conseguido e a partir daqui seria o típico "bater no ceguinho", pura ilusão para os adeptos Benfiquistas que enchiam por completo o pavilhão, que só voltaram a festejar golo a dois minutos do intervalo quando Diogo Rafael na recarga a uma grande penalidade por si apontada fez o 2-0. Antes do apito para o intervalo o jovem Turquelense que agora defende as cores da Águia elevou para 3-0 numa jogada individual que culminou com uma seticada colocada a dar hipóteses a Lucio Maximiliano.

Intervalo: SL Benfica 3 - SC Recife 0

Foto: Carlos Emidio Martins - Plurisports

Com o conforto que três golos de diferença davam, a equipa encarnada entrou para a 2ª parte disposta a resolver o mais cedo possível o jogo, mas foi a equipa brasileira que antes dos primeiros cinco minutos dispôs de duas oportunidades soberanas de marcar, a primeira num livre directo correspondente à 10ª falta do Benfica com Juan Soria a não conseguir bater Traball e no seguimento deste lance grande penalidade assinalada por Teresa Cancelo que o argentino voltou a desperdiçar. Volvidos 20 segundo Carlitos Lopes numa seticada de fora da área faz o 4-0, Carlitos Lopez que volvidos dois minutos viu o cartão azul e desta feita Fabricio Marimont desperdiça o livre directo. Não demorou um minuto para nova oportunidade da equipa do Recife desta feita Jorge Maturano não conseguir converter em golo a grande penalidade que dispôs. Marc Coy finaliza com sucesso uma jogada de entendimento e aumenta para 5-0 com 15' 28'' para se jogar. Com o jogo perfeitamente controlado e a vitória a sorrir Miguel Rocha desperdiça um livre directo originado pelo azul a Marimont. Quando o cronómetro marcava 10 minutos para o final a equipa do Recife chega ao golo por Filipe Castro na marcação do livre directo correspondente à 15ª falta adversária. Demorou apenas quinze segundo para o Recife voltar a marcar desta feita por Marimont. Reagiu o Benfica e Carlitos Lopez na conversão do livre directo correspondente à 10ª falta da equipa Brasileira faz o 6-2. Na jogada seguinte de novo Marimont reduz para 6-3 e foi o "canto do cisne" da equipa da Terra de Vera Cruz e com cerca de 6 minutos para se jogar, a história resume-se aos golos encarnados apontados por João Rodrigues (7-3), Valter Neves (8-3), Miguel Rocha (9-3) e Diogo Neves (10-3), este último a menos de dois minutos para o final, depois foi esperar o apito final da dupla espanhola para festejar a esta conquista inédita.

Final: SL Benfica 10 - SC Recife 3

Foto: Carlos Emidio Martins - Plurisports

Vitória justa da melhor equipa em pista e que desde o primeiro minuto confirmou o favoritismo que lhe era apontado, perante uma equipa sul-americana que deu bem conta do recado com bons jogadores e com um excelente guarda-redes que adiou ao máximo o aumento do score, mas já que falamos em guarda-redes nota de destaque também para Guillem Traball que com o resultado em 3-0 defendeu um livre directo e uma grande penalidade e após o 4-0 voltou a defender outro livre directo e um penálti. SC Recife com três chilenos e 2 brasileiros no plantel e bem orientado por Bruno Matos (jogador com muitos anos de hóquei em Portugal, tendo sido inclusive treinado por Pedro Nunes quando estava ao serviço do Candelária) dignificou o hóquei brasileiro e valorizou a vitória encarnada.

SL Benfica (10): Guillem Traball (gr), Valter Neves (c) (2) Carlos "Carlitos" Lopez (2), João Rodrigues (1), Esteban "Tuco" Abalos
Banco: Pedro Henriques (gr), Diogo Rafael (2), Diogo Neves (1), Miguel Rocha (1), Marc Coy (1)
Treinador: Pedro Nunes

SC Recife (3): Lucio Maximiliano (gr), Juan Soria, Fabricio Marimont (2), Filipe Castro (1) e Jorge Maturano
Banco: Eduardo Souto (gr), José Neto (c), Bruno Matos e Maurício Duque
Treinador: Bruno Matos
 
Foto: Catarina Roque

Nota de realce para mais uma conquista para o Ribatejano Diogo Neves que depois de se estrear pela equipa sénior no jogo da Liga Europeia frente aos suíços do RHC Diessbach tendo apontado dois dos treze golos com que o Benfica venceu esse jogo, ontem entrou a cinco minutos do final, a tempo ainda de marcar o décimo golo da sua equipa. Um jovem que assim vai somando titulos e provando a sua qualidade, agarrando com as duas mãos as oportunidades que Pedro Nunes lhe está a dar.

Sem comentários: