segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DO CÉU AO INFERNO EM TRÊS MINUTOS

O União que vinha de duas vitórias consecutivas recebeu no passado sábado no Albano Mateus o HCP Grândola que tinha obtido na última jornada a sua primeira vitória frente ao lanterna vermelha. Num pavilhão algo despido, facto a que o frio que se fazia sentir não foi certamente alheio, a equipa que viajou da Vila Morena venceu por 3-5, num jogo dirigido por uma dupla do Porto.


Com as equipas a respeitarem-se mutuamente o União "tomou as rédeas" do jogo como lhe competia na busca da 3ª vitória consecutiva e no intuito de deixar o adversário a seis pontos de distância, mas a equipa Alentejana a defender bem e a sair rápida para o ataque com boas transições ia dificultando o trabalho da equipa de Pedro Nobre. À passagem do 10º minuto de jogo Ricardo Gonçalves vê o cartão azul e Rui Alves chamado à marcação do livre directo inaugura o marcador. Volvido um minuto foi a vez de Pedro Brazete num golo de belo efeito aumentar a vantagem para os alvi-negros que no minuto seguinte numa jogada de entendimento entre Brazete e Rui Alves com este ultimo a concluir, 3-0 com 13'25'' para se jogar, pensou-se que o jogo estava ganho e agora seria esperar para ver até onde nos levava o score final. Pura ilusão o Grândola depois deste "descontrolo" e de ter andado "um bocado aos papeis", afinou "agulhas" e encontrou o rumo para uma excelente exibição que viria a realizar a partir daqui, fazendo da velocidade que já demonstrara e das rápidas transições uma "arma" que os Unionistas não conseguiram anular. Tiago Gonçalves numa picadinha vindo detrás da baliza bateu Orlando e reduziu apra 3-1, faltavam 07'15'' para o intervalo. Dois minutos após este golo e numa falha da defesa do União, Ruben Silva recarga uma bola vinda da tabela de fundo e faz o 3-2, e no minuto seguinte o mesmo jogador a bisar e a restabelecer a igualdade numa seticada de fora da área após jogada de entendimento, 3-3 com cerca de quatro minutos para se jogar. Até ao apito para o descanso o resultado não voltou a ter mexidas.

Intervalo: União FE 3 - HCP Grândola 3 (Faltas: 1 - 3)

De regresso à etapa complementar e o empate cravado no marcador, as equipas entraram mais cautelosas, e com algum receio de assumir a partida, mas o factor que interessa reter, foi o facto da equipa do União ter entrado algo receosa, sem ideias, e a cometer erros que não costumam acontecer, o Grândola por seu turno manteve a "receita" da primeira parte e ia criando dificuldades ao ultimo reduto Unionista, ao invês o União ia seticando de fora da area, mas as bolas revelaram-se inofensivas para Ricardo Costa que ia chegando para as encomendas. Com onze minutos decorridos volte-face na partida com Ricardo Gonçalves a colocar pela primeira vez a sua equipa na frente do marcador. O União tentava regressar ao jogo mas nada saia bem à equipa de Pedro Nobre, que bem tentava mudar as peças no xadrez, mas sem obter o resultado desejado. Com 12'01'' para se jogar João Mendes vê azul e António Pereira chamado à marcação do livre directo falha, no entanto Ricardo Gonçalves mais rápido que os adversários faz a recarga e aumenta para 3-5. Com dois golos de vantagem a equipa Alentejana continuou a jogar em velocidade e a trocar bem a bola, deixando o tempo correr a seu favor. No último minuto o "keeper" do Grândola prende a bola, grande penalidade que David Vieira desperdiça seticando ao lado da baliza. Antes do final e apenas com 22 segundos para se jogar e com o jogo parado David Vieira vê o azul por protestos. Até final o resultado não se alterou, ficando a festa reservada para quem da Vila Morena viajou até à Terra dos Fenómenos.

Final: União FE 3 - HCP Grândola 5 (Faltas: 4 - 9)

Foto: Carlos Emidio Martins - Plurisports

Vitória justa da melhor equipa em rinque que soube dar a volta por cima, "ressuscitando" quando todos a davam como "falecida". Nelson Mateus soube ler bem o jogo e utilizar os trunfos que passaram pela velocidade e rápidas transições, situação que os pupilos de Pedro Nobre foram incapazes de contrariar. O União começou bem e acabou mal, demonstrou um hóquei que ainda não tínhamos visto esta temporada, sem ideias, a falhar as trocas de bola e sem as rápidas transições e circulação de bola que nos habituou. A equipa Alentejana esteve mais de 10 minutos com 9 faltas, sem que a equipa Unionistas fosse capaz de provocar a décima. Uma noite para esquecer, mas que pode ter servido de lição para o jogo do próximo sábado em casa frente ao GD Sesimbra.

A dupla de arbitragem que viajou do Porto e constituída por Orlando Panza e Domingos Carvalho realizou uma exibição segura, sem influência no resultado e assinalando apenas 13 faltas de equipa.

União FE (3): Orlando Pereira (gr), João "Mendx" Mendes, David Vieira, Rui Alves (2) e Edgar Costa
Banco: Luís "Melão" Santos (gr), Filomeno "Filó" Pereira, Tiago Vale, Bruno Pereira (c) e Pedro Brazete (1)
Treinador: Pedro Nobre

HCP Grândola (5): Ricardo Costa (gr), João Pereira, Ricardo Gonçalves (2), Márcio Rosa e Carlos Pires
Banco: Tiago Pereira (gr), Ruben Silva (2), Tiago Gonçalves (1), António Pereira e Paulo Pires
Treinador: Nelson Mateus

Sem comentários: