quarta-feira, 13 de novembro de 2013

HOJE HÁ FESTA NA ALDEIA DO HÓQUEI

A pequena localidade de Turquel apenas com 5500 habitantes, recebe hoje um dos principais duelos da 3ª jornada do nacional da I Divisão.

Foto: HC Turquel

Com a visita do sempre candidato e favorito Benfica, espera-se que o recinto da equipa turquelense volte a ficar lotado, com cerca de dois mil adeptos a puxarem freneticamente pela sua equipa. «Depois de temos passado por uma travessia no deserto que culminou com a descida à II Divisão, há cerca de cinco anos voltámos a ter o pavilhão cheio e muito vibrante. Temos um dos melhores ambientes dos recintos portugueses», evoca João Simões, o treinador que recolocou o Turquel na órbita da I Divisão. «Turquel vive para o hóquei. Existe uma empatia muito forte entre a população local e a equipa. Chama à nossas localidade a aldeia do hóquei em patins nacional. O presidente da junta de freguesia não gosta muita dessa designação, pois Turquel já passou a vila há alguns anos», ressalva a sorrir o técnico Turquelense.

Sem pressão
João Simões explica como funciona esta "química": «Além da forte divulgação realizada pelos órgãos de comunicação locais, com destaque para o site e canal de televisão do clube, a maioria dos jogadores orientam conjuntos da formação. Dou um exemplo concreto: seis dos atuais hoquistas da equipa de seniores são treinadores dos escalões. Entram no pavilhão às 17 horas e só saem às 22 horas. Há uma ligação muito forte entre todos e este facto torna-se mais notório num clube que aposta na formação, com cerca de 150 atletas dos diversos escalões».

Na derradeira temporada, o Benfica sofreu imenso para sair com a vitória de Turquel. Acabou por vencer à tangente (8-7), num duelo empolgante e equilibrado. João Simões promete uma oposição complicada, esta noite ao valioso plantel das águias. «Sabemos que vamos enfrentar uma das melhores três equipas do mundo. É verdade que não sentimos pressão, mas queremos vencer este jogo. Acreditamos que aqui, em Turquel, podemos derrotar qualquer conjunto. Quim vem cá jogar sabe o que o espera. Já não surpreendemos ninguém».

Bilhetes a cinco euros
Três vezes por ano, o Turquel tem o dia do clube, momento em que a secção tabela os bilhetes a cinco euros para os associados, que normalmente adquirem os ingressos a metade do preço (2,50 euros). «Os embates em que recebemos o Benfica, FC Porto e Oliveirense são considerados dia do clube. Aproveitamos estes jogos para compor um pouco mais o nosso orçamento global, que atinge os 150 mil euros», revela Tiago Guerra, atual presidente do Turquel e sobrinho do fundador, Joaquim Guerra. Quanto a apoios, a autarquia de Alcobaça contribui cim uma verba anual de 22 mil euros, sendo o restante oriundo de diversos patrocinadores, da venda de bilhetes e das quotizações. O clube dispõe ainda de um canal de TV e é regularmente acompanhado por três rádios locais, que fazem uma forte divulgação dos jogos

Aqui não há subsídios em atraso
Tiago Rafael satisfeito pelo regresso ao clube onde se fez artista do... "stick". Aos 30 anos e depois de mais de uma década a representar diversos emblemas nacionais - Paço de Arcos, Gulpilhares, OC Barcelos, Benfica e Candelária -, o internacional luso Tiago Rafael regressou onde despontou como jogador e se fez artista do...stick. E está satisfeito por reencontrar o caloroso ambiente de Turquel, onde os jogadores são tratados como família. «Não é pela falta de apoio que não conseguimos resultados positivos. O pavilhão está quase sempre cheio e a atmosfera é de entusiasmo», enaltece este dotado defesa-médio, que atuou na equipa açoriana do Candelária, onde foi confrontado com incumprimentos salariais. «Aqui, em Turquel, recebemos menos, mas não há salários em atraso», salienta Tiago, empolgando-se em defrontar hoje uma das suas ex-equipas, o Benfica: «Vamos jogar contra uma grande equipa, mas queremos ganhar. Tudo faremos para garantir os três pontos»

Foto: HC Turquel

Números históricos
  • 150.000 - Orçamento global (em euros) da secção de hóquei em patins, para a formação e equipa sénior.
  • 2000 - Lotação do Pavilhão de Turquel, quase sempre cheio de indefetíveis adeptos.
  • 1964 - Ano em que a secção de hóquei em patins foi inaugurada (25 de Junho), sob a presidência de Joaquim Guerra
  • 16 - Os "outdoors" colocados na vila de Turquel e num raio de 30 km para divulgação dos jogos da sua equipa.
  • 5 - Temporadas em que a equipa foi treinado por António Livramento - foi 4º em 1992/93.
  • 2 - Presenças do Turquel na Taça CERS prova europeia a que regressou esta época.

António Barros, in Jornal "A Bola", edição de 13 de Novembro de 2013

Sem comentários: