segunda-feira, 25 de novembro de 2013

UNIÃO, UNIÃO, ASSIM VOCÊ ME MATA…!!!

Podia ser a adaptação deste sucesso brasileiro o que mais se adapta ao sentimento dos adeptos Unionistas que no sábado se deslocaram ao Albano Mateus para ver a sua equipa defrontar o GD Sesimbra, jogo em que a equipa de Pedro Nobre venceu por 6-5, com 1-0 ao intervalo.


Depois do desaire caseiro na última jornada a equipa Unionista recebeu num “despido” Albano Mateus o GD Sesimbra que vinha de uma vitória frente ao Marítimo SC, jogo dirigido pela dupla Leiriense Pedro Sousa e Luís Correia. Primeira parte equilibrada com as equipas encaixadas e a tentarem na circulação rápida da bola e nas transições chegar à baliza adversária. O União com mais posse de bola tentava chegar à vantagem, mas a equipa forasteira bem orientada por Artur Pereira, ia negando esses intentos e tentando ela colocar-se na posição de vencedora. Com os guarda-redes a chegarem para as encomendas o cronómetro ia correndo para o final. Com 03’ 36’’ para se jogar gritou-se finalmente golo com Edgar Costa a finalizar uma jogada de contra-ataque. Até ao descanso o placard não sofreu alterações.

Intervalo: União FE 1 – GD Sesimbra 0 (Faltas: 9 – 4)


O 2º tempo traz um União diferente e disposto a resolver a contenda a seu favor o mais rápido possível, e foi o que se assistiu nos primeiros nove minutos com a equipa alvi-negra a marcar por três vezes. Mas antes o Sesimbra ainda teve no setique de Marco Correia a hipótese de empatar, mas o capitão Sesimbrense desperdiçou o livre directo correspondente à 10ª falta Unionista. Tiago Vale fez o 2-0 numa jogada de insistência, não demorou um minuto e Edgar Costa bisou elevando para 3-0, para ainda nesse minuto Pedro Brazete numa seticada de fora da área colocar a sua equipa a vencer por 4-0. Tranquilidade nas hostes Unionistas pois apesar de ainda faltar 16’06’’ para se jogar o resultado dava o conforto necessário para se segurar os três pontos…ou talvez não…!!! Demorou apenas sete segundos a vantagem de quatro golos pois Gonçalo Marcelino na conversão de uma grande penalidade reduziu para 4-1 e no minuto seguinte o mesmo jogador, novamente na marcação de um castigo máximo fez o 4-2. No rosto dos adeptos notava-se a apreensão de um “dejá-vu”, pois nas suas memórias ainda estava fresco o jogo contra o Grândola, onde a equipa Unionista a vencer por 3-0, acabou derrotada por 3-5. Pedro Brazete aliviou essa sensação e fez o 5-2 numa seticada cruzada que deixou o “keeper” adversário colado ao chão. A equipa de Artur Pereira não desarmava e Gonçalo Marcelino faz hattrick numa seticada de meia distância, 5-3 com 13’15’’ para o final. Com 12’15’’ para se jogar começou o “show” da dupla Leiriense cansada de passar despercebida (algo que é sinónimo de boa actuação) e decidiu serem os actores principais. David Vieira e Luís Pinhal viram o cartão azul e são substituídos ficando a cumprir dois minutos. O Sesimbra tem a oportunidade de reduzir para a margem mínima mas Bruno Fuzeta não consegue bater Orlando Pereira na marcação do livre directo correspondente à 15ª falta do União. Segundos depois foi a vez de Rui Alves imitar o adversário e falhar o livre directo da 10ª falta Sesimbrense.
 
 
Com pouco mais de 10 minutos para se jogar Bruno Fuzeta faz o 5-4 e deixa tudo em aberto para o que faltava jogar e os adeptos Unionistas à beira de um ataque de nervos e a colocarem o “comprimido debaixo da língua”. Tiago Vale acalmou os adeptos (vamos chamar-lhe assim) ao fazer o 6-4 na conversão de uma grande penalidade que também valeu um azul a Gonçalo Marcelino. Com dois golos de vantagem o jogo ia decorrendo com a dupla de arbitragem a aumentar minuto a minuto o protagonismo. Rui Alves tem no setique a oportunidade de acabar com o jogo mas desperdiça uma grande penalidade. Tiago Vale vê azul a cerca de 4 minutos do fim mas desta feita Gonçalo Marcelino não consegue marcar o livre directo, ficando no entanto o Sesimbra a jogar em power-play. No ultimo minuto a equipa de arbitragem atingiu o auge e proporcionou momentos de rara “inspiração” só ao alcance de alguns e que começa com o cartão azul Rui Alves e Jorge Coelho a falhar o livre directo, e no seguimento cartão azul a David Vieira que Gonçalo Marcelino aproveita para reduzir para 6-5 na marcação do livre directo, pensava-se que estava tudo visto mas “the show must go on” e desta feita o “alvo” mudou e agora era o Sesimbra debaixo de fogo com Bruno Fuzeta a ver cartão vermelho e de seguida o assinalar da 15ª falta que Edgar Costa não aproveita para marcar na conversão do livre directo. Com 16 segundos para se jogar o Sesimbra ainda tentou sair do Entroncamento com um ponto mas não conseguiu os seus intentos.

Final: União FE 6 – GD Sesimbra 5 (Faltas: 18 - 16)


Vitória que se aceita do União pelo que fez no primeiro terço da segunda parte, vitória essa valorizada pela equipa do GD Sesimbra que nunca desistiu de tentar pontuar, mesmo quando se encontrava com uma desvantagem de quatro golos. Pedro Nobre tem de trabalhar a componente mental da equipa quando se encontra na situação de vencedora por números confortáveis, quanto à finalização a equipa está melhor continuando a pecar nos lances de bola parada. Artur Pereira tem uma equipa jovem, feita à sua imagem, aguerrida, que faz da técnica de alguns dos seus atletas uma mais-valia sendo forte na marcação dos lances de bola parada.

União FE (6): Orlando Pereira (gr), David Vieira, Bruno Pereira ©, Rui Alves e João “Mendx” Mendes
Banco: Luís “Melão” Santos (gr), Tiago Vale (2), Edgar Costa (2), Pedro Brazete (2) e Filipe Brizida
Treinador: Pedro Nobre

GD Sesimbra (5). Alexandre Maricato (gr), Jorge Coelho, Marco Correia ©, Gonçalo Marcelino (4) e Bruno Fuzeta (1)
Banco: Paulo Carapinha (gr), Carlos Painho, André Domingos, Luís Pinhal, Bernardo Pinhal
Treinador: Artur Pereira

Sem comentários: