domingo, 17 de fevereiro de 2013

HA CAMBRA ABANDONA JOGO A 05:51 DO FINAL

HA Cambra apresentou protesto e abandonou o rinque no jogo frente ao Sporting CP quando perdia por 5-3 e faltavam 5:51 para o final da partida.

Foto: Lina Ramos

Não querendo tomar partido nem de um clube nem de outro, acho que a atitude do HA Cambra por mais que fossem as razões que lhe assistissem é lamentável, pois perde o clube por uma decisão que alguém que de cabeça quente assim decidiu e acaba por o lesar, e perde a modalidade e o publico que se deslocou ao pavilhão para assistir ao jogo.

Na partida correspondente à 19ª jornada e dirigido por JM Rodrigues (Setúbal) e Helder Fernandes (Lisboa) auxiliados por Gisela Infante (Lisboa), O Sporting a jogar perante o seu publico chegou ao 3-0, no entanto a equipa de Vale de Cambra antes do intervalo reduziu para 3-1. Na 2ª parte a equipa verde e branca entrou diferente para pior do que fizera na 1ª parte e a equipa forasteira chegou ao empate (3-3). Os Leões voltaram "acordaram" e conseguiram colocar-se de novo na frente do marcador com golos aos 18' e 19' fazendo o 5-3.

Com os responsáveis da equipa do HA Cambra a contestarem as decisões do arbitro e com o delegado a apresentar protesto, o (s) Dirigente (s) presente (s) decidiram abandonar o rinque, como foi dito no inicio a 5:51 do final.

A Direcção do HA Cambra já reagiu em comunicado na sua página do Facebook e que transcrevemos de seguida:

«“Contrariamente à vontade da equipa e da direção do H.A.Cambra, vimo-nos obrigados a abandonar o ringue no jogo frente ao Sporting C.P, antes do termino da partida (5.51), pelas decisões pejorativas da equipa de arbitragem.

Desde já apresentamos as nossas desculpas aos adeptos do Cambra, público presente e à equipa do Sporting C.P".

«Contrariamente à vontade da equipa e da direção do H.A.Cambra, vimo-nos obrigados a abandonar o ringue no jogo frente ao Sporting C.P, antes do termino da partida (5.51), pelas decisões pejorativas da equipa de arbitragem.

Desde já apresentamos as nossas desculpas aos adeptos do Cambra, público presente e à equipa do Sporting C.P
»

Foto: Lina Ramos

Em declarações ao site "Enciclopédia do Hóquei" o dirigente do Sporting Gilbero Dias Borges deixou o seu comentário em relação ao sucedido:

«A equipa do Cambra discutiu as decisões de ajuizamento desde os primeiros minutos e os árbitros usaram as cartolinas azuis em situações de indisciplinas verbais e de excesso de reclamação.

Ainda na 1ª parte e com 3-0 para o SCP o Cambra ameaçou abandonar e eu próprio os tentei dissuadir dado que achei que não havia motivos que levassem a esse tipo de comportamento. Existiu uma 2ª vez e tudo bem, jogo prosseguiu até ao intervalo e o Cambra ainda chegou ao 2-3. Na 2ª parte o jogo foi equilibrado e ao minuto 15 o Cambra empata a 3 e obviamente que faziam tudo para ganhar o jogo tal como o Sporting, e nessa altura nunca a decisão de abandonar se colocou.

Decisões contestadas houve para os dois lados mas o SCP nunca tomaria a decisão de abandonar um jogo, mormente depois de ver que o adversário chega a vantagem de 2 golos. Se há GP ou LD não me compete a mim ajuizar. Já perdemos por LD e/ou por GP a menos de um minuto do final e nunca eu como responsável assumiria uma decisão como a dos responsáveis do Cambra: pelo Clube adversário, pelo público e em suma pelo respeito que nos merece a Modalidade.

 As nossas ações junto dos dirigentes e jogadores do Cambra redundaram em fracasso quando propusemos que se concluísse o jogo, embora eles pudessem continuar a jogar sob protesto. Lamentamos o que aconteceu, aceitámos as desculpas do Cambra, mas não as compreendemos. Nada de ultra extraordinário aconteceu, em nossa opinião para se abandonar uma partida de hóquei em patins a 5:51 do final e estando a 300 km de casa.

Enfim, fiquei obviamente triste e nem a vitória do SCP me deixa mais alegre.”»

Fica assim no ar mais um caso no hóquei português, ficando a "batata quente" nas mãos da FPP para decidir o que fazer com esta situação, e que sansões (se houver lugar às mesmas) a aplicar e a quem.

Sem comentários: