segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TAÇA DE PORTUGAL - ANÁLISE DOS 1/32 AVOS DE FINAL

AC Sismaria protagonizou a surpresa dos 1/32 avos de final da Taça de Portugal ao eliminar o vizinho BIR. Nos outros jogos destaque para a excelente réplica dada pelo Maritimo SC ao S Alenquer no entanto insuficiente para a equipa Açoriana continuar em prova e para o HC Fão que obrigou o CH Carvalhos líder da II Norte a horas extras, mas vamos à análise desta eliminatória.

Foto: Blog "Hóquei Minhoto"

Na zona norte e com vários jogos entre as equipas de II divisão os jogos foram equilibrados com vitórias pela margem mínima, como foi o caso do HC Paço de Rei que venceu o CRPF Lavra por 6-5, o CA Feira que foi vencer o Pessegueiro do Vouga por 6-7, assim como a AD Sanjoanense a vencer em Famalicão por 4-5. Nos jogos ente equipas de escalões diferentes e como foi dito na introdução o HC Fão a fazer a complicar a vida ao CH Carvalhos que venceu por 2-3 no prolongamento (golo de ouro) após um empate 2-2 no tempo regulamentar. A equipa de Carvalhos esteve sempre na frente do marcador 0-1, 1-1, 1-2, 2-2 e finalmente o 2-3 obtido por Pedro Silva que havia inaugurado o marcador.

Em Fânzeres a equipa local que esta época garantiu a subida à II Divisão deu "água pela barba" ao HC Marco 9º classificado na II Norte e acabou derrotada por 2-3. Começou melhor a equipa do Marco, mas a equipa da casa a jogar perante o seu publico conseguiu dar a volta ao resultado e ficar na frente por 2-1. O Marco viria a inverter a situação e a vencer por 2-3, tendo a  equipa da casa falhado dois livres directos que poderiam ter dado outro colorido ao resultado.

Foto: CA Feira

Boavista FC que recebeu a Escola Livre e CD Cucujães que também garantiu a subida à II Divisão jogou com a Juventude Pacense e ambos acabaram derrotados pela mesma marca 1-5, ficando assim nos 1/32 avos da prova. Por fim o Académico FC também a militar na III Norte foi derrotado em casa por 4-6 frente ao CP Sobreira.

Na Zona Sul o AC Sismaria eliminou o BIR e continua em prova. Depois da vitória na III Centro a equipa de Francisco Mendes não se intimidou perante o favoritismo do vizinho que viajou desde Valado de Frades e conseguiu vencer pela margem mínima (4-3) carimbando o passaporte para os 1/16 avos de final, onde poderá receber em casa um dos grandes do hóquei português o que seria um prémio merecido para a excelente época realizada até ao momento.

Foto: Fernando Timóteo - AC Sismaria

Em Ponta Delgada na Ilha de São Miguel nos Açores, o Maritimo SC depois de na 1ª eliminatória ter vencido a AD Oeiras não foi capaz de repetir a "gracinha" e acabou por "cair aos patins" do S Alenquer B, num jogo onde a equipa Continental e actual 5º classificado da II Sul, soube controlar o jogo, mesmo em alturas em que a equipa de Júlio Soares causou mais problemas. De salientar que Carlos Guimarães acabou por jogar apenas "meia-duzia" de minutos por motivos de uma lesão contraída frente ao CART o que limitou as opções do técnico Açoriano.

Num dos jogos mais importantes desta eliminatória a J. Salesiana recebeu o vizinho HC Sintra e venceu por 6-4 num jogo muito bem disputado e a equipa da Linha acabou por ser mais eficaz na hora da finalização. Em Estremoz o HC Mealhada não teve dificuldades e goleou a equipa Alentejana por 3-12 prosseguindo assim em prova e sendo um dos adversários a evitar na próxima eliminatória. Em Nafarros o GD Sesimbra agora com novo treinador venceu a equipa da casa por 2-5, e segue também em frente. A equipa da Sesimbra apesar de alguns "calafrios" foi sempre superior à equipa da freguesia de Sintra construindo um resultado justo, perante uma equipa que nunca atirou a toalha ao chão.
 
Foto: FC Castrense
 
No Alentejo profundo jogou-se o FC Castrense vs HC Santiago com a equipa de Castro Verde a vencer novamente no recurso ao golo de ouro, depois de na 1ª eliminatória ter eliminado o HC Vasco da Gama com recurso ao mesmo método, desta feita o resultado foi 7-6 (6-6 no tempo regulamentar). SC Tomar e ACR Santa Cita seguem igualmente em prova e já foram alvo de análise neste espaço.

Sem comentários: