quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SÁBADO É DIA DE TAÇA DE PORTUGAL

Sábado joga-se a 2ª eliminatória (1/32 avos) da Taça de Portugal ainda sem equipas da I Divisão, mas com a presença dos Ribatejanos SC Tomar (II Sul), ACR Santa Cita (II Sul) e J. Ouriense (III Centro). Recorde-se que o União FE foi eliminado na 1ª ronda ao perder 3-2 em Santa Cita.

Foto: João Flores

A equipa de Nuno Lopes depois da goleada com que brindou a J. Azeitonense (3-15) volta a jogar “fora de portas” desta feita em casa do vizinho J. Ouriense. Num jogo que se aguarda com expectativa, pelo facto de ser um derby e um jogo da Taça, onde normalmente as equipas teoricamente menos favoritas costumam fazer a chamada “festa da taça” sendo denominados “tomba gigantes”. No sábado e no Municipal de Ourém sob a arbitragem de Rui Taborda que será auxiliado por Carlos Fagulha, e num jogo que marca o regresso de Nuno Domingues a Ourém, o SC Tomar parte na “pole-position” para seguir em prova, e todas as evidências jogam a seu favor, é líder da II Sul ao passo que a J. Ouriense quedou-se pela 3ª posição na III Centro, mas existem outros factores que jogam a favor da equipa verde e branca, com o facto de continuar em competição, ao passo que a equipa Ouriense quase há um mês que não tem competição. No entanto a equipa de Nuno Lopes não pode facilitar pois sabe que do outro lado existem jogadores de reconhecido valor como por exemplo João Filipe Silva, Hélder Ferreira e Pedro “Russo” Silva e assim sendo qualquer distracção pode ser “a morte do artista”. Estão lançados os dados para esta eliminatória, pena seja que tenha de ficar uma equipa Ribatejana pelo caminho.

Em Santa Cita tudo será diferente, frente-a-frente duas equipas do mesmo escalão, que já se encontraram neste pavilhão na 1ª volta num jogo que terminou com um empate 4-4. Olhando para a tabela classificativa o Alcobacense tem mais 16 pontos que a equipa de Luís Miguel Cunha, ou seja a equipa da Capital da Maçã é 4º classificado com 35 pontos ao passo que a ACR Santa Cita ocupa a 11ª posição com 19 pontos. Agora existe um factor que não se verificou na 1ª volta, ou seja a presença de Gonçalo Favinha que é garantidamente uma mais-valia para a equipa da casa, e que tem sido o goleador-mor, ainda no passado sábado apontou 5 golos. Do lado do Alcobacense os suspeitos do costume, Duarte Delgado que no jogo para o campeonato apontou 3 dos 4 golos da equipa amarela e preta, David “Esteves” Gonçalves, Diogo “Sailormoon” Verde e João Lapa que a par de Luís Mateus tem sido o garante na baliza. Do lado de Santa Cita nem só de Favinha vive a equipa, Nuno Nobre, Pedro Almeida, Eliseu “Zig” Raimundo, Tiago Pereira entre outros são jogadores de categoria que podem desequilibrar a qualquer momento numa equipa que funciona como um todo e onde o espírito de união é factor de eleição e se juntarmos a isto a excelente forma de João Martins podemos dizer que se espera um excelente jogo, equilibrado (à imagem do jogo do campeonato) e com emoção a rodos, esperando-se de Teófilo Casimiro que será o arbitro da partida, auxiliado por António Gameiro passe despercebido assinando assim uma excelente exibição.

Sem comentários: