terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

VITÓRIA JUSTA EM PLANO INCLINADO

Um Albano Mateus com uma excelente moldura humana recebeu o jogo entre o União FE e a Académica de Coimbra, jogo importante para ambas as equipas à procura de pontos para deixarem a zona desconfortável da tabela classificativa.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Entrou melhor a equipa da casa e David Vieira inaugurou o marcador numa jogada finalizada na cara do guardião Academista. A equipa de Coimbra não acusou o golo e a jogar um hóquei agradável conseguiu dar a "volta ao texto" e marcar por três vezes. O empate surge numa recarga dentro da área, o 2º golo num jogada inteligente do jogador da Académica que rodopiou atrás da baliza de Melão e colocou a bola no único espaço disponível. Alex Marques faria o 1-3 numa seticada cruzada e fixou o resultado com que se partiu para o intervalo. Resultado este talvez pesado para a equipa de Miguel Jerónimo, mas revelador da melhor primeira parte da equipa de Joaquim Romeiro.

Intervalo: União FE 1  -  Académica 3  (Faltas: 6 - 3)

Foto: António Antunes - T.M. Foto

A 2ª parte trouxe um União mais acutilante, mais pressionante e com mais velocidade, o que confundiu em parte a jovem equipa Academista que demorou a acertar com as marcações e a explanar o seu jogo. David Vieira é derrubado dentro da área e o próprio David não aproveita a grande penalidade para reduzir a desvantagem, seria sim Bruno Pereira volvidos 30 segundos que faria o 2-3 numa seticada já dentro da área. Com 23'14'' para se jogar e um golo de diferença no marcador o jogo ganhou emoção e com cerca de 5 minutos jogados nova grande penalidade contra a Académica desta feita devido ao "keeper" ter prendido a bola segundo a opinião do arbitro. Pedro Brazete chamada a marcar empata a partida (3-3). Não demorou um minuto e estava consumada a reviravolta com um excelente golo de Pedro Vitorino (4-3).

O União atinge a 10ª falta com17'30'' para se jogar mas o jogador da Académica desperdiça a oportunidade de empatar de novo a partida. O jogo prossegue com o União na frente e a beneficiar de um livre directo a punir um cartão azul exibido a um jogador adversário. Pedro Brazete aproveita e faz o 5-3. Bruno Carvalho que tinha entrado nesta 2º parte faz o 6-3 decorridos que estavam cerca de 10' de jogo. O jogo ia decorrendo ora numa meia pista ora noutra, mas a maioria dos golos teimava em surgir de bolas paradas. Nova grande penalidade contra os Estudantes e novamente devido ao guardião prender a bola, Pedro Brazete aproveita para fazer hattrick e colocar o placard em 7-3.

Foto: António Antunes - T.M. Foto

O União baixou um pouco o ritmo e poderia ter consigo aumentar o marcador, mas desta feita Pedro Brazete desperdiça o livre directo correspondente à 10ª falta da equipa adversária. A equipa Academista que nunca baixou os braços tentava dar a volta ao marcador e conseguiria reduzir para 7-4 ainda com 07'04'' para se jogar. A Académica agora mais pressionante e a cometer mais faltas atinge a 15ª, mas Pedro Vitorino não consegue bater o guardião adversário. No minuto seguinte é a vez do União atingir a 15ª falta, mas a Académica desperdiça a oportunidade de reduzir. Á entrada do ultimo minuto os Estudantes fazem o 7-5 na marcação de uma grande penalidade a punir patim na bola dentro da area. A 20 segundos do final é a vez de Bruno Carvalho ver o cartão azul com o jogo parado e a Académica fica a jogar em power-play, com o tempo a esgotar-se e a 08 segundos do final ainda houve tempo para a equipa de Coimbra atingir a 20ª falta, na marcação do livre directo Filipe Brizida faz o 8-5. Não chegaria ao final o jogo sem que o União atingisse a 20ª falta a 02 segundos do final, mas o jogador Academista desperdiça o livre directo.

Final: União FE 8  -  Académica 5  (Faltas: 20 - 20)

Foto: António Antunes - T.M. Foto

Vitória importante e que se aceita do União pela 2ª parte que realizou onde Miguel Jerónimo soube incentivar os seus atletas e mexer bem no xadrez quando tal foi necessário. A Académica bem orientada com um conjunto bastante jovem e talvez fruto dessa juventude a forma como demorou a encontrar-se no segundo tempo, acaba por perder no entanto deixou bons indícios para o que falta disputar no campeonato.

A dupla de arbitragem de Leiria constituída por António Peça e Armando Henriques acabaram por fazer uma exibição atabalhoada com decisões diferentes para lances iguais e se na 1ª parte o rinque ficou algo inclinado para a Académica, na 2º parte ficou mais inclinado para o União e a ilustrar este facto deixamos dois exemplos. Na 1ª parte David Vieira é derrubado junto à tabela quando iniciava um contra ataque, fica por mostrar o cartão azul e assinalar o respectivo livre directo e na 2ª parte uma falta a favor da Académica em que um jogador Academista fica isolado na cara de Melão com a equipa de arbitragem a assinalar falta beneficiando claramente o infractor. Registo também para o elevado numero de faltas de equipa assinalado na 2ª parte nada mais nada menos de 31, divididas da seguinte forma União 14, Académica 17.

Nota final para a claque "Batalhão Ultra" que apoiou a sua equipa durante toda a partida, parecendo que estão de regresso aos bons velhos tempos depois de há uns tempos atrás terem anunciado a sua extinção. De salientar também que o "Batalhão Ultra" desde a reactivação e à imagem do ano passado tem acompanhado a equipa do União também nos jogos fora.

União FE: Luís "Melão" Santos, David Vieira (1), Bruno Carvalho (c) (1), Pedro Brazete (3) e João "Mendx" Mendes
Suplentes: Tiago Velez (gr), André Silva, Pedro Vitorino (1), Filipe Brizida (1) e Bruno Pereira (1).
Treinador: Miguel Jerónimo

Sem comentários: