quarta-feira, 15 de maio de 2013

REGRESSO À I DIVISÃO COM CAMPEÃO EUROPEU NA BALIZA

Mealhada promovido. Clube da Bairrada garantiu a subida antes do fim. Foi com um guardião com dois títulos europeus e uma equipa amadora que conseguiu o feito.

Foto: HC Mealhada

Há mais de uma década que o Mealhada não jogava entre os grandes, mas agora, que garantiu a promoção ao campeonato principal numa altura que ainda tinha cinco jornadas para disputar na II Divisão, prepara-se para medir forças com os que andam no campeonato principal. Depois da III Divisão, de um trabalho cuidado na formação e a ajuda de um técnico quer foi selecionador de juniores e juvenis, Vasco Vaz, o Mealhada foi ganhando terreno. O ponto de partida de Vasco Vaz foi uma equipa de juvenis, continuando com o grupo já em idade de juniores, chegando a uma final four do Nacional do escalão e com estes mesmos jogadores formaram uma equipa sénior que em três épocas foi melhorando o desempenho até à festa que os confirmou primodivisionários.

"O projeto sempre foi ir o mais longe possível", referiu Vasco Vaz, que à frente das seleções jovens já foi campeão mundial e europeu. Aliás no seu plantel tem dois desses internacionais (Filipe Vaz e Pedro Coelho) num grupo em que o mais velho é Tiago Sousa, o guarda-redes de 35 anos que em 2010/11 e 2011/12 se sagrou campeão europeu pelo Liceo da Coruna. "No início foi um choque grande. Estava habituado a treinar sete vezes por semana e passei a treinar três, mas foi uma opção. Valeu a pena. Permitiu-me descansar do ritmo alucinante de muitos anos" lembrou Tiago Sousa, confidenciando "Recebi, de novo, propostas da OK Liga, mas não vou voltar a Espanha, porque não quero deixar aqui a minha família".

"Tirando o Tiago, cuja experiência internacional foi uma inegável mais-valia, o único que tem experiência de I Divisão é o David Ribeiro, que jogou no HA Cambra", anotou o treinador, continuando "O grupo é amador, mas os jogadores estão sempre disponíveis, tirando no período de exames". "Este ano, o objetivo era terminar acima do quarto posto, que tinha sido o resultado da época anterior, mas as coisas correram bem, a confiança aumentou e a dada altura a subida era inevitável", acrescentou Vasco Vaz, olhando para o futuro, "Ainda não há nada decidido", adiantou, reconhecendo "Na I Divisão, os encargos são maiores, mas creio que será possível traçar um objetivo se esta equipa se mantiver. Com esta equipa, mais dois/três jogadores com experiência de I Divisão, o Mealhada tem a manutenção garantida".

O presidente Gonçalo Louzada, orgulhoso, avançou "Esta é uma equipa de gente formada no clube e a filosofia é para manter. Acredito que estes atletas têm tanto valor como os outros." O dirigente que um dia foi treinador de Tiago Sousa quando este tinha 10 anos, revelou ainda "Tudo faremos para o manter".

TIAGO SOUSA, GUARDA-REDES. TROCOU ESPANHA PELA FAMÍLIA

Foto: Adrián Vásquez Sotelo

O Mealhada foi o primeiro clube de Tiago Sousa, que passou pelo Tomar e Infante de Sagres. O FC Porto contratou-o em 2003, mas, com a baliza entregue a Edo Bosch, saiu em 2006, como tricampeão nacional, para a Oliveirense, onde foi titular durante quatro épocas. Em 2010, chegou ao Liceo e foi bicampeão europeu. Podia ter continuado mais um ano na equipa Galega mas quis sair "Tinha mais um ano de contracto, mas não tinha a minha família comigo. A minha mulher é professora universitária e não podia ir para a Corunha. A I Divisão tinha os lugares ocupados, achei por bem voltar para casa e ajudar no projeto do clube que me formou".

Paula Capela Martins, Jornal "O Jogo", edição de 14 de Maio de 2013

Sem comentários: