sábado, 12 de janeiro de 2013

PAPARUCO - O COMENTADOR

"A reestruturação e o futuro de Ribatejo e Leiria"
 
Em pleno mês de Agosto o Cartão Azul publicou um post sobre como poderá ficar o mapa hoquista nacional após a reestruturação prevista e cujas reuniões do grupo de trabalho se têm desenrolado sem que no entanto algo de concreto seja conhecido, pelo menos por nós amantes da modalidade.

No entanto à imagem das fugas de informação que o relatório do FMI foi alvo, também algumas supostas fugas de informação são reveladas nos pavilhões, nos balções do café entre uma mine ou uma bica, e são essas supostas fugas de informação que revelam algo que poderá ou não suceder e que deixa preocupados quem pelo Ribatejo e Leiria acorda a pensar na modalidade, passa o dia a falar da modalidade e deita-se a reflectir sobre a modalidade.

Uma dessas supostas fugas de informação dá conta que as equipas do Ribatejo poderão "derivar" para Lisboa o que poderá motivar a ida das equipas de Leira por "arrasto" também para Lisboa. Sem questionar os benefícios ou prejuízos dessa mudança e a possível concretização da mesma, fica no entanto uma série de factores que devem ser levados em conta antes que algo venha a acontecer, porque como diz o provérbio "não há fumo sem fogo":
  • AP Ribatejo/AP Leiria apuram esta época 13 equipas para os Nacionais dos escalões de formação, mais que por exemplo o Minho (9), menos uma que Aveiro (14) e as mesmas que Setubal/Alentejo/Algarve
  • AP Ribatejo/AP Leiria na época em curso têm 2 equipas na I Divisão (HC "Os Tigres, HC Turquel), 5 na II Divisão (SC Tomar, ACR Santa Cita, União FE, A Alcobacense CD e BIR), 3 na III Divisão (J. Ouriense, AC Sismaria e SC Marinhense).
  • AP Ribatejo/AP Leiria na época passada tiveram dois campeões nacionais (SC Tomar em juvenis e A Alcobacense CD na III Divisão) o HC "Os Tigres" foi apurado para a final-four de juniores que se realizou em Turquel
  • AP Ribatejo/AP Leiria têm nos últimos anos organizado Torneios Inter-Regiões, Final-four da Taça de Portugal (Masculinos e Femininos), Final-four nos escalões de formação.
  • A AP Ribatejo é a quarta Associação mais antiga de Portugal fundada em 1954
  • O clube mais mediático e que arrasta mais público, sendo considerada a Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins, ou a Catedral do Hóquei em Patins é Turquel, cujo o clube está filiado na AP Leiria.
Mais factores existem de certeza para que ambas as Associações mantenham a sua identidade e não passem a lugar-tenente de uma outra de maior dimensão, poder e afirmação.

Podem dizer que estou a fazer uma tempestade num copo de água, que estou agarrado às raízes, qual "Velho do Restelo" olhando a partida das caravelas para a Índia, podem argumentar inclusive que tudo isto não passa de um boato e serve apenas para que se façam pressões para isto ou para aquilo, eu apenas posso argumentar não para me defender, mas para justificar estas linhas, que quando se fizer a esperada reestruturação seja em beneficio do hóquei no intuito de dar maior visibilidade, mais competitividade, e uma gestão criteriosa dos dinheiros para que a situação financeira dos clubes seja sustentável e que permita a esses mesmos clubes fazer a função mais importante que é manter os escalões de formação (formando Homens e Atletas), para que esses mesmos atletas venham a integrar as equipas seniores, para que não limite ao máximo contratações "pagas a peso de ouro" todos os inícios de época.

Como é a primeira crónica de 2013, aproveito para desejar a todos um Bom Ano, cheio de saúde, paz, alegria e sucessos pessoais, profissionais e desportivos.

Atenciosamente
Paparuco, o Comentador

Sem comentários: