terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SANTA CITA COM "ESTRELINHA" SEGUE EM FRENTE NA TAÇA

O Pavilhão de Santa Cita foi palco do dérbi Ribatejano que colocou frente-a-frente a equipa da Casa e o União FE em jogo a contar para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal.

Foto de arquivo: João Flores

Com menos publico que o seria de esperar e com a arbitragem de Miguel Guilherme de Lisboa o jogo aguardado com expectativa pelos adeptos de ambos os emblemas começou praticamente com uma grande penalidade a favor da equipa alvi-negra a punir derrube de Nuno Nobre a Pedro Brazete. David Vieira chamado à marcação seticou ao poste direito da baliza de João Martins. Ainda as equipas se estudavam mutuamente quando Bruno Pereira numa seticada de longe colocou a sua equipa na frente do marcador, 0-1 com 23’20’’ para jogar.

A equipa do Santa Cita tentava pegar no jogo mas sem sucesso, ao passo que a equipa do União tentava também ganhar ascendente mas igualmente sem conseguir. Com as equipas “encaixadas” e a jogarem em velocidade moderada seria Gonçalo Favinha numa jogada individual a fazer o empate decorridos que estavam 09’ de jogo. O jogo prosseguiu “calmo e tranquilo” e até ao intervalo apenas duas situações de realce, a primeira, nova grande penalidade contra  o Santa Cita que Pedro Brazete desperdiçou e a 11 segundos do descanso, cartão azul para André Silva e Favinha chamado à marcação do respectivo livre directo, desperdiça a oportunidade de a sua equipa sair na frente do marcador para o intervalo.

Intervalo: ACR Santa Cita 1  -  União FE 1  (Faltas: 5 – 5)

Foto de arquivo: João Flores

A 2ª parte começa com a equipa de Miguel Cunha a jogar em power-play, mas sem disso tirar dividendos. Com 10’22’’ decorridos a equipa de Miguel Jerónimo atinge a 10ª falta e Nuno Nobre não consegue bater Melão na marcação do livre directo. O jogo mantinha-se “tal e qual” como na primeira parte, algo monótono e com poucos lances de “frisson”. A 08’29’’ para o final da partida foi a vez do Santa Cita atingir a 10ª falta e Pedro Brazete aproveita o livre directo para colocar a sua equipa na frente do marcador 1-2.

O jogo aumentou de velocidade e de interesse, com o Santa Cita a correr atrás do prejuízo e seria Favinha num lance de belo recorte técnico a fazer o golo do empate, 2-2 e cerca de 4 minutos para jogar. Com ambas as equipas a tentar resolver a contenda a seu favor, seria o Santa Cita a beneficiar de uma grande penalidade a punir derrube a Pedro Almeida dentro da área Unionista. No decorrer deste lance e com Nuno Nobre preparado para a marcação, Bruno Pereira que se encontra com os restantes jogadores na área do Santa Cita vê cartão azul. Nobre não aproveita soberana oportunidade, mas a sua equipa fica a jogar em power-play.

À entrada do ultimo minuto Nuno Nobre redime-se do lance da grande penalidade e numa seticada cruzada de fora da área faz o 3-2, resultado que se manteria até ao final da partida. Neste espaço de tempo o União fez tudo para conseguir o empate e levar o jogo para prolongamento tendo inclusive jogado sem guarda-redes na tentativa da obtenção do golo.

Final: ACR Santa Cita 3  -  União FE 2  (Faltas: 11 – 10)

Foto de arquivo: João Flores

Vitória da equipa do Santa Cita que se aceita, como se aceitaria a vitória do União, pois num jogo equilibrado e que prendeu a atenção dos espectadores até ao apito final, a vitória poderia ter caído para qualquer um dos emblemas. Na próxima eliminatória a equipa de Miguel Cunha recebe em casa o Alcobacense CD.

O União não pode contar com Tiago Velez (lesão no joelho) e João “Capi” Capitolino (pubalgia).

Miguel Guilherme que viajou de Lisboa fez uma boa exibição, sempre em cima dos lances, bem técnica e disciplinarmente, tendo apenas um erro, quando da exibição do cartão azul a Bruno Pereira deveria ter mostrado igualmente a Pedro Almeida pois os jogadores estavam a empurrar-se mutuamente.

Nota positiva para João Martins e Luís “Melão” Santos pela excelente exibição que realizaram.

Nota negativa para alguns confrontos verbais que iam chegando a vias de facto entre alguns adeptos do Santa Cita e elementos da claque “Batalhão Ultra” fora do Pavilhão e já com o jogo terminado.

ACR Santa Cita (3): João Martins (gr), Tiago Barreiro, Nuno Nobre (1), Eliseu “Zig” Raimundo e Gonçalo Favinha (2)
Suplentes: Rodrigo Saboga (gr), Bruno Pereira, Rui Oliveira ©, Pedro Almeida e Carlos “Pica” Fonseca
Treinador: Luís Miguel Cunha

União FE (2): Luís “Melão” Santos (gr), David Vieira, Pedro Brazete, João “Mendx” Mendes e Bruno Pereira
Suplentes: Ricardo Rosa (gr), Bruno Carvalho ©, André Silva, Pedro Vitorino e Brizída
Treinador: Miguel Jerónimo

Sem comentários: