quinta-feira, 11 de abril de 2013

FÁBIO IMPERIAL MERECIA AS GRANDES PENALIDADES

SC Tomar e Candelária SC jogaram ontem à noite no Municipal da Cidade do Nabão à procura de um lugar nos oitavos de final da Taça de Portugal. Se no futebol Deus é Brasileiro, na noite de ontem no Hóquei foi decididamente Açoriano.

Foto: António Antunes - TM Foto

Com a dupla Jorge Carmona e José Nave de Lisboa como arbitros da partida, e com o líder da II Sul a defrontar o 6º classificado da I Divisão assistiu-se a um começo equilibrado com a equipa da Ilha do Pico a ter mais posse de bola. Estavam decorridos cerca de 8' quando surge a primeira grande oportunidade para a equipa de Vitor Silva quando José Nave aponta para a marca de grande penalidade. Tiago Resende chamado à marcação não consegue bater Fábio Guerra. Volvido um minuto a 1ª contrariedade para a equipa de Nuno Lopes que vê o seu capitão Gonçalo Santos ser atingido no rosto e ter de ser substituído por suspeita de fractura no nariz. Luís Silva entra para o seu lugar tendo Ivo Silva assumido o lugar de capitão de equipa. A meio do 1º tempo e num mau passe de Nuno Domingues a equipa do Candelária parte para o contra ataque e Gonçalo Suissas mete a bola "onde a coruja faz o ninho" e coloca a sua equipa na frente do marcador.


A equipa Leonina não acusou o golo e continuou a trocar bem a bola e a criar perigo junto da baliza de João Miguel e valeu nesta altura Jorge Carmona que por duas vezes fez vista grossa a duas faltas cometidas sobre Ivo Silva dentro da área, uma das quais cometidas pelo "keeper" Açoriano que bem ajuizada para além de penalti dava direito a cartão azul. O jogo foi prosseguindo com um episódio curioso num pedido de desconto de tempo com a mesa a fazer soar a "buzina" várias vezes e depois de a dupla de arbitragem se aperceber a dar esse minuto de desconto com o jogo a decorrer. Sem que o marcador voltasse a funcionar o SC Tomar foi para intervalo com o sinal mais.

Intervalo: SC Tomar 0 - Candelária SC 1  (Faltas: 3 - 5)


A 2ª parte mantem-se inalterável com ambas a equipas a jogar em velocidade e à procura do golo. Com 4 minutos decorridos nova grande penalidade contra o SC Tomar e Tiago Resende volta a desperdiçar. Os verde e brancos continuavam na procura do golo, ao passo que todas as tentativas de golo do Candelária esbarravam no intransponível Fábio Guerra que ia chegando para as encomendas perante o desespero dos atletas do Pico. No meio deste jogo frenético, nova situação "engraçada" num lance em que Pedro Afonso passa por detràs da baliza do SC Tomar e ao sentir a respiração de Ivo Silva atira-se para o chão, Jorge Carmona a centimetros do lance, pensa, pensa e aponta falta de equipa contra os verde e brancos, estavam jogados 10 minutos. Volvidos 2' minutos foi a vez de Ivo Silva levar ao delírio os muitos espectadores que coloriam as bancadas do Municipal de Tomar ao finalizar na cara de João Miguel após passe com peso e medida de João Lomba.


O Candelária voltou a carregar e a ficar por ligeiramente por cima, mas lá estava Fábio Guerra, imperial, a dizer não a todas as tentativas, fossem seticadas de meia distância, fossem lances dentro da area. À entrada dos ultimos 4 minutos foi a vez de José Nave assinalar grande penalidade contra a equipa Insular. Nuno Domingues, eximio marcador deste lances falha no entanto João Miguel esqueceu-se por momentos da enorme experiência que tem e num lance infantil puxa a bola para si, o que motivou a marcação de nova grande penalidade, que Nuno Domingues volta a falhar. Os ultimos minutos fora de lances de perigo em ambas as balizas, mas sem resultar em golo.

Final tempo regulamentar: SC Tomar 1 - Candelária SC 1  (Faltas: 6 - 8)


O prolongamento (5 minutos cada parte) com golo de ouro foi jogado de forma mais cautelosa por ambas, cientes que um "descuido era a morte do artista" e se a 1ª parte não trouxe golos, a 2ª foi preciso esperar pelos 26 segundo final para haver golo, através de Tiago Rafael numa seticada cruzada sem qualquer hipotese de defesa para Fábio Guerra. De referir que o SC Tomar não soube aproveitar os dois ultimos minutos desta 2ª parte para conseguir a 10ª falta de equipa do Candelária, e com a bola em seu poder a cerca de 50 segundos do final, havia que procurar gerir a posse de outra forma, de maneira a "atacar" a baliza adversária em cima do apito final, mas isto é a minha opinião e na bancada é tudo muito fácil.

Final: SC Tomar 1 - Candelária SC 2  (Faltas: 6 - 9)

Vitória do Candelária que acabou por ser mais feliz num jogo equilibrado e onde não se notou a diferença entre a I e II divisão. Fábio Guerra pelo que fez durante a partida merecia sem duvida que o jogo se decidisse na marca de grandes penalidades. João Miguel o veterano guardião do Candelária esteve igualmente bem, provando que a idade não tira qualidade, mas sim apura a mesma.

Jorge Carmona e José Nave acabaram por ter uma exibição com altos e baixos, nomeadamente Jorge Carmona pelos lances atrás citados, num jogo em que os jogadores foram correctos e não causaram qualquer complicação.

SC Tomar (1): Fábio Guerra (gr), Gonçalo Santos (c), Nuno "Manel" Domingues, Ivo Silva (1), João Lomba
Suplentes: DAniel Leal (gr), Dário Santo, Luís Silva, David Silva e Hernani Diniz
Treinador: Nuno Lopes

Candelária SC (2): João Miguel (gr), Tiago Resende (c), Tiago Rafael (1), Martin Montivero e Gonçalo Suissas (1)
Suplentes: Milton Jorge (gr), Edgar, Mauro Fernandez, Pedro Afonso e Miguel Dantas
Treinador: Vitor Silva

Sem comentários: