segunda-feira, 15 de abril de 2013

VITÓRIA PARA QUEM SOUBE APROVEITAR AS OPORTUNIDADES

O Albano Mateus algo despido em relação ao que tem sido habitual nos jogos do União recebeu o jogo da 24ª jornada que colocava frente-a-frente o União FE e o HC Mealhada.

Foto: HC Mealhada

Com as equipas encaixadas uma na outra, mas com o Mealhada com mais posse de bola, sem que a mesma significasse superioridade na partida, o União foi gerindo a posse de bola adversária e "atacando" a baliza de Tiago Sousa. Por seu turno o HC Mealhada não desperdiçava a oportunidades para incomodar Velez. A meio da 1ª parte e num passe de João "Mendx" Mendes, Pedro Brazete inaugura o marcador. Até ao intervalo apesar das oportunidades criadas por ambas as equipas junto do ultimo reduto adversário o resultado não se alterou.

Intervalo: União FE 1  -  HC Mealhada 0  (Faltas: 6 - 6)

O jogo manteve as características no início da 2ª parte e com cerca de 3' decorridos Mendx aumente para 2-0. Não demorou um minuto e Tiago Velez ao tentar chegar a uma bola derruba Filipe Vaz com o arbitro da partida a apontar a marca de grande penalidade. Tiago Velez dá lugar a Luís "Melão Santos" que não consegue evitar que David Ribeiro reduza para 2-1. Com as equipas separadas pela margem mínima e ambas empenhadas em vencer o jogo seria o Mealhada a chegar ao empate através de Pedro Coelho na marcação do livre directo correspondente à 10ª falta de equipa do União, 2-2 com 15' 50'' para se jogar. Demorou cerca de 2' para o Mealhada atingir a 10ª falta, mas Pedro Brazete foi incapaz de bater Tiago Sousa. Nesta fase da partida o Mealhada estava por cima e chegava com mais perigo à baliza de Velez que entretanto tinha regressado à pista depois dos 2' de exclusão. Numa emenda à boca da baliza Filipe Almeida colocou a equipa da Bairrada na frente do marcador. Com pouco menos de 9' para se jogar o capitão Bruno Carvalho vê cartão azul, e a equipa de Vasco Vaz a jogar em power-play aumenta para 2-4 através de Pedro Coelho, para no minuto seguinte Filipe Almeida fazer o 2-5. Foi sem duvida o melhor periodo da equipa da Bairrada, a provar o porquê do lugar que ocupa. Faltava 03' 21'' quando David Ribeiro viu o cartão azul (algo forçado e a "cheirar" a compensação), mas André Silva não foi conseguiu bater o guardião adversário. O jogo caminhava para o final e depois de uma falta de Pedro Coelho cometida atrás da sua baliza, merecedora de vermelho, tendo o arbitro ficado pelo azul, Pedro Brazete desperdiça mais um livre directo. A jogar contra 2 jogadores de campo eà entrada dos últimos 3 minutos David Vieira reduz para 3-5. Continuou a equipa de Miguel Jerónimo em power-play de novamente David Vieira numa seticada de fora da area reduz para 4-5. O último minuto trouxe um azul simultâneo para André Silva e João Pereira, o que motivou a saída destes atletas e a entrada de outros dois. O jogo não chegaria ao final sem que novo azul fosse mostrado, desta feita a David Vieira quando faltavam 00' 26'' para o final. Pedro Coelho desta feita não conseguiu bater Velez.

Final: União FE 4  -  HC Mealhada 5  (Faltas: 13 - 12)

Foto: Fernando Vaz

Vitória sofrida do HC Mealhada que soube aproveitar as bolas paradas para sair do Entroncamento com os três pontos e continuar na perseguição ao SC Tomar. No entanto e ainda em relação à equipa de Vasco Vaz, e sendo um clube que luta pela subida e pelo 1º lugar da zona Sul, não pode estar a vencer por três golos de diferença e acabar o mesmo com o coração nas mãos. O União mais uma vez perdulário nos lances de bola parada, acabou por deixar fugir pelo menos um ponto importantíssimo na luta pela manutenção.

A dupla que viajou de Lisboa e constituída por António Jardim e António Rocha realizou a pior arbitragem que já vimos esta época por esses pavilhões fora, cometendo erros de palmatória e revelando algum desconhecimento, ou esquecimento momentâneo das regras e como exemplo fica no lance em que Velez derruba Filipe Vaz e dá origem ao penalti, com o jogador da Mealhada no chão, o seu treinador entra em rinque para ver o que se passava com o atleta, cartão azul que ficou por mostrar, foi mandado sair e entra de seguida o delegado ao jogo que deveria ter visto o cartão vermelho, numa altura em que o Mealhada perdia por 2-0 e apesar do penalti a seu favor, o União ficaria a jogar em power-play, o jogo poderia ter tido outro desenvolvimento. Para terminar e ainda em relação à dupla de arbitragem o árbitro principal acabou por ser um "espelho" do seu colega apitando o que ele apitava e apitando por iniciativa própria rara a vez.

União FE (4): Tiago Velez (gr), Pedro Brazete (1), João "Mendx" Mendes (1), David Vieira (2) e Bruno Pereira
Suplentes: Luís "Melão" Santos, Pedro Vitorino, Bruno Carvalho ©, Filipe Brizida e André Silva
Treinador: Miguel Jerónimo

HC Mealhada (5): Tiago Sousa (gr) David Ribeiro (1), Filipe Vaz, Pedro Coelho (2) e Gonçalo Louzada ©
Suplentes: Paulo Santiago (gr), Filipe Almeida (2), André Castanheira, DAniel Costa e João Pereira
Treinador: Prof. Vasco Vaz\

Sem comentários: