domingo, 14 de abril de 2013

I DIVISÃO - FC PORTO REGRESSA À LIDERANÇA

E à 25ª jornada do nacional da I divisão, o FC Porto assumiu a liderança, depois do empate do SL Benfica no mítico Casablanca em Paço de Arcos.

Foto: Jornal "Record"

Depois do FC Porto ter vencido na passada sexta-feira no Pavilhão das Goladas o HC Braga, à equipa de Luís Sénica só a vitória interessava para manter a liderança do campeonato. Entraram melhor os encarnados e Tuco na recarga a uma grande penalidade inaugurou o marcador. Antes do intervalo André Moreira empatou a partida e Johe colocou a equipa do PA na frente do marcador. A 2ª parte trouxe apenas um golo e para o Benfica apontado por Valter Neves que assim estabeleceu o resultado final em 2-2, num jogo onde ambas as equipas desperdiçaram lances de bola parada que podiam ter feito "cair" o jogo para o seu lado, o Paço de Arcos falhou 4 livres directos, ao passo que o Benfica falhou uma grande penalidade e 3 livres directos. O Paço de Arcos caiu uma posição para o 5º lugar com 49 pontos ao passo que o SL Benfica perdeu a liderança somando agora 66 pontos.

Foto: Plurisports

Em Braga o FC Porto começou a perder logo aos 3' quando Eduardo Brás inaugurou o marcador para a equipa da Cidade dos Arcebispos. Antes do intervalo a equipa de Tó Neves marcou por quatro vezes e saiu para o descanso a vencer por 1-4. A 2ª parte foi mais do mesmo e os Dragões marcaram por mais três vezes fixando o resultado em 1-7, num jogo onde os lances de bola parada voltaram a ser desperdiçados com a equipa do HC Braga a falhar na 2ª parte 3 livres directos e os azuis e brancos a falhar uma grande penalidade por Reinaldo Ventura que neste jogo fez hattrick. Com esta vitória o FC Porto subiu à 1ª posição com 67 pontos, ao passo que o HC Braga manteve a 10ª posição com 29 pontos.

Foto: Lina Ramos

O Sporting CP que na passada semana tinha deixado a zona de despromoção voltou à mesma depois da derrota em Torres Vedras frente à AE Física D. A equipa da Física entrou bem e ao intervalo vencia por 3-0 com golos de Alan Fernandes (2) e Carlos Godinho. Reagiu bem a equipa de Hugo Gaidão que nos primeiros 6 minutos da 2ª parte reduziu para 3-2 e através de Pedro Delgado ter desperdiçado a hipótese de empatar ao desperdiçar um livre directo. No minuto seguinte German Dates fez o 4-2 resultado com que se atingiu o final da partida. A Física conquistou mais três pontos e ocupa a 8ª posição com 36 pontos, ao passo que o Sporting caiu para a zona de despromoção, ocupando o 13º lugar com 22 pontos.

Foto: HC Turquel

Em Turquel mais uma excelente exibição da equipa dos "Brutos dos Queixos" que a vencer ao intervalo por 3-1, na 2ª parte não foram capazes de manter a vantagem e viram a UD Oliveirense com um parcial de 0-4 vencer por 3-5. Daniel Matias inaugurou o marcador com 8 minutos decorridos para Gonçalo Alves volvidos 4 minutos empatar a contenda, antes do intervalo Vasco Luís bisou e levou o Turquel em vantagem para as cabines. No 2º tempo a "troika" aliou-se e Gonçalo Alves (2) e Miguel Rocha (2) fizeram o resto. No que à "troika" diz respeito estamos a falar de Rego Lamela e Paulo Rainha a inclinarem o rinque (de fininho) a favor da equipa de Oliveira de Azeméis e Paulo Passos que com duas perdas de bola infantis permitiu o empate 3-3 e o golo que sentenciou o jogo 3-5. A Oliveirense manteve a 3ª posição com 59 pontos e o HC Turquel o 7º lugar com 40 pontos e já garantiu a permanência na I divisão.

Foto: PhotoReport.in

O Gulpilhares continua a averbar derrotas e com números expressivos e desta feita foi derrotado em casa pelo HA Cambra que venceu por 2-8. Ao intervalo a equipa de Vale de Cambra já vencia por 0-4. A equipa da casa ainda reduziu para 1-4, mas um hattrick de Ângelo Fernandes dilatou o marcador para 1-7. Zé Braga que já havia marcado por duas vezes no 1º tempo fez o 1-8. Nos últimos minutos a equipa da freguesia de Gaia reduziu para 2-8, resultado com que terminou a partida. O HA Cambra manteve a 11ª lugar com 26 pontos ao passo que o Gulpilhares continua na posse da lanterna vermelha com apenas 9 pontos conquistados na prova.

Foto: Desporto Leiria

O Valongo recebeu o aflito AD Limianos e deu mais uma "machada" nas aspirações da equipa de Ponte de Lima. A equipa Minhota entrou bem e inaugurou o marcador. Reagiram os verdes de Valongo com quatro golos sem resposta e ao intervalo venciam por 4-1. Após o intervalo a equipa do Limianos reduziu para 4-2, mas Pedro Mendes voltou a colocar três golos de vantagem ao fazer o 5-2. Foi então que a equipa forasteira no seu melhor período chegou ao empate 5-5. Respondeu a equipa da casa e Nuno Araújo (2) e João Souto que tinha sido o primeiro a marcar fecharam o resultado, 8-5. Vitória da equipa do Valongo que subiu à 4ª posição, ao passo que o Limianos continua na penúltima posição com 11 pontos e cada vez mais próxima da II Divisão.

Foto: OC Barcelos

Outro dos aflitos a Académica de Espinho viajou até Barcelos e regressou à Costa Verde com uma goelada sofrida e com as aspirações à permanência mais diminutas. Ao intervalo a equipa de José Querido vencia por 2-0. Na 2ª parte um bis de André Centeno colocou o resultado em 4-0. Reduziu André Pinto para 4-1, mas Luís Querido por duas vezes e Hugo Costa elevaram o resultado para 7-1. Até final mais 3 golos do OC Barcelos e 2 da Académica de Espinho e o resultado a fixar-se em 10-3 e os três pontos aficarem em Barcelos. A equipa Minhota soma agora 32 pontos e ocupa a 9ª posição ao passo que a Académica de Espinho é 14º classificado com 15 pontos.

Foto: Daniel Cepa/Rui Martins

No Alfredo Bento Calado em Almeirim, a equipa de Filipe Gaidão conquistou um precioso ponto na luta pela manutenção. Frente ao Candelária a equipa azul e branca entrou a perder e ao intervalo o placard marcava 0-2 favorável à equipa da Ilha do Pico. Na 2ª parte os Tigres melhoraram no capítulo da finalização e Filipe Gaidão imitou o que Tiago Rafael tinha feito na 1ª parte e bisou empatando a partida. Miguel Dantas voltou a colocar a sua equipa na frente do marcador ao apontar o 2-3. Seria Filipe Bernardino a estabelecer o resultado final 3-3, que deu a divisão de pontos e permitiu aos Tigres "fugir" da zona de despromoção por troca com o Sporting que perdeu em Torres Vedras. A equipa de Almeirim ocupa a 12ª posição com 23 pontos, mais um que os Leões que ocupam o 13º lugar.

Sem comentários: