domingo, 21 de abril de 2013

TAÇA DE PORTUGAL - ANÁLISE DOS 1/8 AVOS DE FINAL

A Festa da Taça atacou em força nos 1/8 avos de final e ainda com 2 jogos para disputar, AD Sanjoanense, HC Paço do Rei e Escola Livre foram os "Reis" da festa e eliminaram os primodivisionários AD Limianos, HC "Tigres" e HA Cambra. Para além destas três equipas da I divisão também AE Física D, CD Paço de Arcos foram eliminados mas às mãos de equipas do mesmo escalão. Dia 24 de Abril, mais dois primodivisionários "vão à viola" ou seja quem sair derrotado dos jogos FC Porto vs Sporting CP e SL Benfica vs AA Espinho.

Foto: Paula Brites Cunha

Começando pelos "tomba-gigantes", em Vila Nova de Gaia o HC "Paço do Rei venceu, convenceu e goleou o HC "Os Tigres" que com um sorteio favorável tinham grandes hipóteses de imitar o feito da época passada e chegar à final four. Mas isso não aconteceu e apesar do favoritismo que lhes era apontado a equipa de Filipe Gaidão não foi capaz de materializar essa condição e saiu da Cidade Nortenha vergado a uma derrota de 10-5 com 5-1 ao intervalo, que para além de deixar os Ribatejanos fora da prova, não é nada benéfica numa altura em que a equipa luta para se manter entre os grandes. Pode ler a crónica do jogo aqui.

Foto: Sérgio Marques

Em São João da Madeira a AD Sanjoanense depois de ter vencido na eliminatória passada a ACR Santa Cita na marcação de grandes penalidades, recebeu no seu reduto a AD "Os Limianos" e despachou os Minhotos com 2-0. A equipa de Vítor Pereira não se intimidou perante o favoritismo que era atribuído ao adversário e a jogar perante o seu público João Oliveira inaugurou o marcador aos 9´da 1ª parte, resultado com que se atingiu o intervalo. Na 2ª parte e à entrada dos últimos 5 minutos Daniel Bastos sentenciou a contenda e apurou a sua equipa para os 1/4 de final onde irá defrontar o HC Paço do Rei. A AD "Os Limianos" depois de estar na iminência de descer de divisão, vê-se agora afastada da Taça o que confirma uma época negativa para a equipa de Ponte de Lima.

Foto: Escola Livre Az

Em Oliveira de Azeméis a equipa da Escola Livre recebeu o HA Cambra e depois de estar a vencer na 2º parte confortavelmente por 6-1, deixou a equipa adversária chegar ao empate 6-6, terminando o tempo regulamentar com o coração nas mãos. Na 2ª parte do prolongamento e a cerca de 2' do final Paulo Jesus que já havia marcado por três vezes carimbou a passagem aos 1/4 de final. Quanto ao jogo em si a equipa da casa vencia por 2-0 ao intervalo com golos de Ricardo Bastos e Paulo Jesus. Na segunda metade o mesmo Paulo Jesus aumentou para 3-0, mas Bruno Fernandes reduziu para 3-1. Embalou a equipa da casa até aos 6-1, para depois ver o adversário chegar aos 6-6 com Bruno Fernandes a marcador o golo do empate já no último minuto. O jogo poderia ter ficado resolvido no tempo regulamentar não fosse o desperdício de livres directos e uma grande penalidade por ambos os conjuntos. A equipa da Escola Livre recebe agora nos 1/4 de final a Oliveirense num derby local e que certamente levará muita gente ao Pavilhão.

Foto: Sérgio Marques

Nos Carvalhos a equipa local depois de na eliminatória anterior ter deixado pelo caminho o HC Turquel recebeu o Candelária SC que havia vencido o SC Tomar com recurso ao golo de ouro apontado a 26 segundos do final do prolongamento. Desta feita a equipada Ilha do Pico foi mais eficaz e logo no 1º minuto Tiago Resende e Gonçalo Suissas fizeram o 0-2. Tiago Resende novamente e Martin Montivero aumentaram para 0-4, com o golo de Montivero a acontecer numa altura em que a sua equipa jogava em power-play (4x2). Antes do intervalo Bruno "Serôdio" Pinto reduziu para 1-4. A 2ª parte veio confirmar a superioridade da equipa Açoriana e apesar da réplica dada pela equipa da casa o Candelária acabou por vencer por 3-7 e seguir em frente na prova aguardando agora o adversário a receber no seu reduto e que sairá do jogo entre o FC Porto e o Sporting CP.

Foto: AD Valongo

Em Valongo teve de se esperar pelo golo de ouro para ver quem seguia em frente na prova. Frente a frente 4º e 5º classificado da I Divisão entrou melhor a equipa da Linha e Carlos "Carlitos" Martins inaugurou o marcador aos 12' já depois de Nuno Araújo ter desperdiçado uma grande penalidade. Até ao intervalo nada de novo no marcador. Logo a abrir a 2ª parte Nuno Rodrigues empatou a contenda e volvido um minuto foi a vez de Hugo Azevedo colocar o Valongo na frente. Johe empataria a partida nos últimos minutos do tempo regulamentar. No prolongamento e decorridos que estavam 4' foi o jovem João Souto a marcar o golo de ouro depois de logo no 1º minuto ter desperdiçado um livre directo correspondente à 10ª falta do Paço de Arcos. A equipa do Valongo recebe agora em sua casa o vencedor do jogo entre o SL Benfica e a Académica de Espinho.

Foto: Pedro Antunes

Em Torres Vedras a equipa da Oliveirense venceu por 1-3 com os jovens Miguel Rocha (2) e Gonçalo Alves a fazerem os golos. A equipa da Oliveirense adiantou-se no marcador à passagem dos 13' resultado com que se chegou ao intervalo. Aos 4' da 2ª parte Gonaçlo Alves aumentou para 0-2. Filipe Grileiro ainda reduziu mas Miguel Rocha na recarga ao livre directo correspondente á 15ª falta da Física fixou o resultado em 1-3 e garantiu a passagem aos 1/4 de final onde vai defrontar a Escola Livre. Recorde-se que a Oliveirense é a detentora do trofeu.

Sem comentários: