terça-feira, 30 de abril de 2013

SC TOMAR REJEITOU PRENDA OFERECIDA PELO SANTA CITA

O SC Tomar desperdiçou no passado sábado a oportunidade de repetir o feito alcançado na época 2009/2010 quando frente ao BIR venceu, não convenceu, mas garantiu a subida à I Divisão. Desta feita não venceu, não convenceu e adiou a subida.

Foto: António Antunes - TM Foto

Com o público presente no Municipal de Tomar com os "ouvidos" colados ao que se passava em Santa Cita, a equipa de Nuno Lopes iniciou o jogo a dominar e a tentar chegar com êxito à baliza de Nuno Peça. Sem utilizar a velocidade que já nos habituou noutros jogos os verde e brancos tinham dificuldade em "desmontar" a bem estruturada defesa do BIR, e seria Luís Silva que esta época se mudou de Valado de Frades para Tomar à passagem dos 10 minutos a inaugurar o marcador. O golo teve o dom de espevitar a equipa Leonina que até ao intervalo dispor de mais algumas oportunidades de golo, mas sem as conseguir concretizar.

Foto: António Antunes - TM Foto

No 2º tempo as equipas entraram a jogar com mais velocidade e a equipa forasteira logo aos 2 minutos empata a partida através de Rafael Monteiro que aproveitou o livre directo correspondente à 10ª falta do SC Tomar. De Santa Cita iam chegando "boas novas", mas a equipa de Nuno Lopes teimava em não acertar e Ivo Silva desperdiça o livre directo correspondente à 10ª falta do BIR. Gonçalo Santos regressado após a intervenção cirúrgica que foi submetido imitou o seu colega e desperdiça uma grande penalidade. Com o tempo a passar seria Hernâni Diniz a marcar e a colocar a sua equipa na frente quando faltavam cerca de 10 minutos para o final.

Foto: António Antunes - TM Foto

A equipa leonina apesar de estar na frente do marcador, continuou a revelar-se distante do que conhecemos, com os jogadores a abusar das jogadas individuais, a falhar passes e sobretudo sem mostrar a garra com que já valeram muitos pontos esta época. O BIR apostado em não sair de Tomar ligado novamente à subida de divisão do adversário, ia fazendo pela vida e não descurava as oportunidades de importunar o último reduto Leonino. Com a equipa da casa a segurar o golo de vantagem e com menos de 2 minutos para o final a equipa do BIR beneficia de um livre directo correspondente à 15ª falta adversária, e o inevitável Rafael Monteiro não desperdiça e faz o 2-2, silenciando as bancadas do Municipal, que voltaram a vibrar quando já no a decorrer o ultimo minuto Gonçalo Santos tem no setique a oportunidade de carimbar a subida, mas o livre directo correspondente à 15ª falta do BIR é desperdiçado, e como quem "não mata, acaba por morrer" foi exactamente o que acontecer com Nuno Alhada em cima do apito final fazer o 2-3 e selar a vitória do BIR, adiando a festa Leonina.

Foto: António Antunes - TM Foto

Final: SC Tomar 2  -  BIR 3

O SC Tomar só se pode queixar de si próprio num jogo, talvez um dos piores da época, senão mesmo o pior, onde jogou longe do que nos habituou, sem garra, a abusar dos lances individuais, perante uma equipa certinha que "fez pela vida" e que saiu de Tomar com os 3 pontos e com a certeza que o emblema de Valado de Frades foi defendido perante um adversário de maior valia e que partia como favorito à vitória final.

Foto: António Antunes - TM Foto

Ricardo Leão que a par de Paulo Baião foi um dos árbitros da partida realizou uma exibição fraca, muito longe do que era espectável e que nos habituou, deixando por vezes a sensação a quem estava na bancada que o seu parceiro de apito ficava "surpreso" com as suas decisões.

O SC Tomar joga amanhã no Entroncamento frente ao União FE, derby ribatejano que em caso de vitória Leonina significa a subida de divisão. Depois deste jogo o SC Tomar recebe o Alcobacense e o Santa Cita, desloca-se a Alenquer e termina na Mealhada, num jogo que poderá consagrar o vencedor da zona sul.

Sem comentários: