segunda-feira, 22 de julho de 2013

JOGAR NA 3ª DIVISÃO AGORA COMPENSA…!!!

Pedro Jorge Cabral ou Penuca como é conhecido no mundo do hóquei, é uma figura impar na divulgação da modalidade e tem sido através dele que muitos de nós ingressamos no mundo da divulgação do hóquei em patins e na que a mim me diz respeito sempre tive o Penuca como exemplo que tento seguir, e o seu site que começou como União Micaelense e que agora é o Hoqueipatins.com como fonte de informação e referência. O Penuca publicou no seu site este artigo de opinião que não pude deixar de transcrever aqui no Cartão Azul, pelo timing, pertinência e excelência do mesmo.


Já houve, deixou de haver e voltam agora a existir! Para uns, um maná no deserto, para outros uma completa aberração, para uns tantos, ainda, indiferença total... Vou dar-vos a minha opinião, de alguém SEM CONOTAÇÕES CLUBISTAS, treinador de infantis de um clube açoriano (HC PDL) e consciente da pequenez a que está submetido. Mesmo assim, e utilizando este espaço, não deixarei de dizer o que penso... Antes de avançar, vamos relembrar 8 questões muito importantes:

1 - As equipas "B" começam o seu percurso SEMPRE na 3ª Divisão Nacional.
2 - Qualquer equipa "B", independentemente do percurso que fizer, só pode competir num escalão INFERIOR àquele em que participa a equipa principal, denominada neste artigo como "A" (ex: se a equipa "A" participa na 2ª Divisão, a equipa "B" não poderá participar nos campeonatos da 1ª e 2ª Divisões. Ou seja, se a equipa "B" subir à 2ª Divisão e a equipa "A" descer da 1ª para a 2ª Divisão, então a equipa "B" DESCE DE NOVO À 3ª DIVISÃO!!!). Se a equipa principal descer à 3ª Divisão, então a equipa "B" está impedida de participar em competições nacionais de seniores...
3 - Qualquer clube só pode inscrever na sua equipa "B" jogadores com menos de 23 anos, estando todos elegíveis para participar em jogos da Equipa "B" (claro!!!).
4 - Para além dos jogadores inscritos, podem participar nos jogos das equipas "B" DOIS (2) jogadores inscritos na Equipa "A" sem limite de idade...
5 - Só pode ser inscrito no boletim de jogo duma equipa "B" UM (1) jogador estrangeiro (como estrangeiro entende-se o jogador que não pode participar em competições internacionais pela seleção portuguesa)
6 - Qualquer jogador da Equipa "B" pode participar em jogos da equipa "A", podendo inclusivamente em qualquer momento da época a Equipa "A" ser constituída na totalidade por jogadores da Equipa "B".!!!
7 - Qualquer jogador só pode participar em jogos da equipa "A" ou "B" decorridas 48 horas sobre o último jogo efetuado na outra competição (Equipas "B" ou "A")... ATENÇÃO: A diferença de 48 Horas entre cada jogo só se aplica a jogadores que participaram em jogo de uma daquelas equipas ("A" ou "B") e vão participar de novo em jogo pela outra DAQUELAS DUAS EQUIPAS ("B" ou "A"). Relembro que para outras competições a diferença horário no que concerne à utilização do mesmo jogador entre jogos é de 15 horas, conforme o artigo 42º do Regulamento do Hóquei em Patins da FPP, mesmo que um dos jogos seja pela equipa "A" ou "B". Assim, qualquer Júnior ou Juvenil que jogue pela equipa "B" ou "A" deve aguardar 15 horas antes de jogar pela sua equipa de Juniores ou Juvenis. O mesmo se aplica se jogar pelos Juniores ou Juvenis e depois for chamado à equipa "A" ou "B", caso em que só o poderá fazer se tiver entretanto decorrido 15 horas sobre o jogo de Juvenis/Juniores...
8 - Qualquer castigo advindo da participação em jogos das equipas "A" ou "B" é SEMPRE cumprido no ESCALÃO em que participa a equipa em que sofreu o castigo. No entanto o jogador está IMPEDIDO DE JOGAR EM QUALQUER COMPETIÇÃO ENQUANTO NÃO CUMPRIR AQUELE CASTIGO... Como exemplo, se um jogador da Equipa "B" participar num jogo da "A" e for castigado com 2 jogos, só está castigado na competição onde participa a equipa "A", não podendo assim participar nos próximos 2 jogos da equipa "A". O pior é que, enquanto a equipa "A" não realizar aqueles 2 jogos (e só depois disto é que o castigo fica cumprido) aquele jogador fica impedido de jogar Hóquei em Patins!!!! Mais vale evitar!!!

Na minha opinião (e na de MUITOS AGENTES DESPORTIVOS de diversas modalidades) a existência de Equipas "B" só trás benefícios... Em primeiro lugar, com os novos valores de custos com despesas federativas, cada clube pode rentabilizar ao máximo os seus jogadores menos utilizados na equipa principal, qualquer jogador em recuperação de lesões e necessitando de rotina de jogo e ainda os jogadores Juniores e Juvenis com maior potencial.

Em qualquer clube, o que os treinadores querem com mais paixão é promover os seus jogadores, participar na sua promoção pessoal e desportiva e, apesar dos jogos (por exemplo) dos campeonatos regionais e nacionais de Juniores e Juvenis terem alguma competitividade, nada se compara à participação num campeonato Nacional do escalão de SENIORES, com a riqueza de conhecimentos e engrandecimento que advém de competir semanalmente com jogadores seniores mais evoluídos, que não tecnicamente em alguns casos, certamente em experiência e rotinas de jogo. Se um clube tem um plantel sénior de 12 jogadores, terá certamente 3/4/5 jogadores menos utilizados, já contabilizando os 2º e 3º guarda-redes e tem obviamente NECESSIDADE de dar aos jogadores menos utilizados na sua equipa MAIS TEMPO DE JOGO de forma a aproximar a experiência só obtida "em jogo" da dos mais utilizados na principal equipa. Para além dessa NECESSIDADE, com a utilização da equipa "B" qualquer treinador obtém um bónus que não se deve desvalorizar: os seus jogadores menos utilizados na competição principal (equipa sénior "A") aceitam melhor um período grande no banco de suplentes sem utilização porque sabem antecipadamente que vão ser compensados com a participação noutra competição para seniores, melhorando o "ambiente no balneário" e reduzindo bastante a insatisfação natural dos jogadores menos utilizados.. Para além disso, os melhores jogadores das equipas de Juniores e Juvenis têm necessidade de se superarem para garantir uma chamada à equipa "B", mobilizando assim os restantes jogadores com menos competências técnicas (TÉCNICA é um termo utilizado na descrição de todos as áreas do jogo, skill, tático e físico). Todas estas movimentações dão origem a um MELHOR CONJUNTO DE JOGADORES, participando construtivamente na melhoria da articulação vertical entre plantéis.

Evidentemente que haverá desvantagens na criação das equipas "B", mas todas elas são do foro "logístico-financeiro", agora muito atenuado com a redução enorme dos custos com despesas federativas resultantes da participação da equipa "B" no Campeonato Nacional da 3ª Divisão. Esta desvantagem transformar-se-ia num ENORME GANHO EM TERMOS DA VALORIZAÇÃO DA MODALIDADE, que suspeito seja esta a causa da ação que a FPP em bom tempo promoveu (redução de custos). Certamente que o aparecimento de Equipas "B" por todo o país transformaria o Campeonato Nacional da 3ª Divisão numa prova EXTREMAMENTE DISPUTADA, elevando enormemente o nível qualitativo da competição que serve de base a todas as outras competições nacionais seniores. Bases boas, cúpulas ainda melhores!!!!!

Não me quero alongar. Na minha opinião, o aparecimento de equipas "B" é fundamental para a revitalização do Hóquei em Patins nacional, para a melhoria da qualidade dos plantéis principais de cada clube e para a evolução competitiva de todos os jogadores menos utilizados ou de escalões inferiores (Juniores e Juvenis). SEM DÚVIDA... Correndo o risco de estar completamente enganado, direi, sem sombra de dúvidas, SSSSSSSSSIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMM às equipas "B".

O facto é que a medida muito pró-ativa tomada pela FPP de atualização em baixa dos custos de participação na 3ª Divisão, permite que tudo o que se pretende para os nossos campeonatos e jogadores  é agora possível, restando somente aproveitar! Não nos devemos jamais esquecer que o custo de participação relativo a deslocações e alimentação mantém-se quase idêntico, o que realmente teve uma descida tremenda foi o custo com as despesas federativas, que diminuíram mais de 50%... A Federação já fez a sua parte. Resta agora o esforço dos clubes para que o Hóquei em Patins possa finalmente começar a sua recuperação com uma base (3ª Divisão) muito mais alargada!

Antes de concluir, quero ainda falar sobre um aspeto importantíssimo ligado diretamente ao tema "Equipas B", o das Seleções Nacionais... Todas as seleções nacionais, desde a de Seniores até à Sub17, irão beneficiar imenso com o aparecimento das equipas "B"... Aquilo que para um clube é uma excelente medida, é por inerência uma fantástica medida para as seleções de Portugal... Jogadores de 22, 19 e 17 anos integrados em equipas seniores e a competir semanalmente com jogadores e outras equipas seniores, só pode significar CAMINHO DE DESENVOLVIMENTO (termo utilizado por Luís Sénica) tal a margem de progressão dos jogadores menos utilizado na equipa principal e ainda júnior/juvenil quando forem confrontados com a realidade competitiva acima daquela a que estão habituados nas funções e categorias a que estão confinados... Não tenho dúvida, as nossas seleções jovens tirariam um benefício fantástico que se refletiria definitivamente na nossa seleção principal...

Concluo citando o Selecionador Nacional de Seniores, Prof. Luís Sénica:
1. Mais possibilidades de manutenção/evolução competitiva para jovens na fase de transição Júnior/Sénior.
2. Aumento do número de equipas na 3ª Divisão, logo maior duração do calendário competitivo, motivo de grande contestação nas edições anteriores do campeonato da 3ª Divisão Nacional...
3. Mais competitividade para todos (Jogadores, Equipas, Campeonatos, Seleções Nacionais)...
4. Maior visibilidade com a (mais que) possível participação de equipas "B" de clubes da 1ª Divisão.

E pronto, agora é consigo... Vote de novo (agora depois do artigo) na sondagem abaixo e depois aproveite o balanço e deixe ficar registado mais abaixo a sua opinião sobre este tão importante tema.

Pedro Jorge Cabral

Sem comentários: