terça-feira, 16 de julho de 2013

O PAÍS DO FUTEBOLÊS – PARTE 150 MIL E TAL

Já não me recordo as vezes que escrevi neste espaço e na rubrica do Paparuco – O Comentador e noutros artigos de opinião que realmente somos o país do futebolês, onde se dá cobertura a tudo e “mais um par de botas” que a essa modalidade diga respeito, é os jogos das equipas portuguesas, das equipas onde jogam portugueses, das equipas de países onde se fala português, é do torneios da FIFA, da UEFA, dos Torneios de Verão, dos jogos de preparação dos chamados três grandes, irra que farta tanto mediatismo.

Foto: Ricardo Cunha

Mas para além disso, ainda há mais…pensava que ficava por aqui, não claro que não, hoje estou inspirado, fala-se também da carta de condução que o Coentrão comprou (noticia de 1º página e dos telejornais), fala-se de um recém-empossado maior de idade de seu nome Bruma que anda a “cuspir no prato onde comeu” à pala de um tutor sem escrúpulos que só pensa no seu lucro e não no futuro do atleta (noticia de 1º página e dos telejornais), fala-se de quem entra de quem sai, de milhões para aqui de milhões para ali, como se de cêntimos se tratassem.

Continuando que agora é a “descer”, vem o Sindicato dos jogadores defender os seus associados, por que não recebem, porque têm ordenados em atraso, porque querem rescindir os contratos, porque os clubes são isto e são aquilo, e os jornais e televisões “tomem lá tempo de antena e em horário nobre ou primeiras páginas”, e o futebol em altas, viva o país do futebolês.

Depois chega o mundo real, o mundo dos tostões e não dos milhões, o mundo de atletas que não têm, nem nunca terão a projecção ou divulgação de qualquer um do futebol seja qual for o clube. Mas aqui neste mundo real existe problemas e dramas, jogadores que se dedicam de corpo e alma à modalidade e dão tudo por um clube, clube esse que no final, nada faz pelo jogador, senão aproveitar durante umas ou mais épocas o potencial do jogador e depois esquecer-se do mesmo, ou seja trata o jogador que se fosse “descartável”, ou seja “usa e deita fora”.

Isto tudo para falar de Ricardo Cunha jogador que representou a AD Limianos até esta época e que ontem pelas 18:00 horas iniciou à porta das instalações do clube uma greve de fome para reclamar os vencimentos em atraso, e deixamos aqui as palavras do atleta na sua página do Facebook. «A partir das 18 horas de hoje informo que estarei em GREVE FOME junto ao campo da A.D. Os Limianos. Lamento a exposição que vou ter lamento por todos os que acham ridícula a minha acção. Mas ridículo e andar a pagar do meu bolso durante meses E agora não poder dar de comer aos meus filhos. Ridículo é dar dinheiro que não tenho para jogar fazendo 160 km por treino, ridículo é não ter dinheiro para comprar os medicamentos para ir para Angola onde arranjei um emprego. Todos os meus colegas de equipa sabem que ate ao último dia dei o meu máximo por um clube que me tem humilhado todos os dias. Amigos são medidas drásticas são, mas eu não tenho um cêntimo no bolso graças a tê-lo gasto nas viagens pra o hóquei. Lamento lesar o desporto que amo mas chegou altura de pensar em mim. Que Deus esteja comigo. Abraço a todos»

Agora pergunto eu e deixo à consideração de quem ler o artigo e comentar se achar conveniente, se o Ricardo Cunha fosse jogador de futebol, de certeza que já tinha sido notícia de 1ª página dos jornais desportivos, notícia de relevo nas televisões, mesmo que representasse o mesmo clube, e aí os responsáveis do clube devido à publicidade negativa que estava a ser feita, certamente já tinha falado com o atleta e resolvido o caso. Mas infelizmente o Ricardo Cunha é jogador de hóquei e ninguém fala dele, apenas nós os “Blogueiros” como nos chamam e tudo devido ao “Blogueiro” Miguel Bastos que divulgou esta triste situação.

E para se ver que ninguém liga ao hóquei e que os responsáveis dos clubes passam impunes nos seus actos de gestão, é o facto de hoje de manhã o Ricardo Cunha continuar o seu protesto e os dirigentes da AD “Os Limianos” ainda não se terem dignado a falar com ele. 

“Sabes Ricardo realmente tens razão, se isto fosse futebol…!!! Mas acredita que se depender de nós “Blogueiros” e fazendo referência às tuas palavras «Mas daqui só saio de ambulância ou com o dinheiro na mão.», sairás daí não de ambulância, mas sim com o teu dinheiro na mão, que Deus esteja contigo”

2 comentários:

Vdeoliveira disse...

qual o link de facebook do Ricardo?

Cartão Azul disse...

Boa tarde

https://www.facebook.com/ricardo.cunha.16?fref=ts

Atenciosamente
Francisco Gavancho