segunda-feira, 30 de julho de 2012

BRAGA VENCE MAS OS TIGRES" CAIRAM DE PÉ

No jogo que "ninguém queria jogar" o HC "Os Tigres não conseguiu superar o HC Braga e acabou derrotado por 6-9 terminando a prova na 4ª posição, mas escrevendo a letras douradas uma página histórica no clube de Almeirim.


Com Rego Lamela (Minho) e Luís Peixoto (Lisboa) como árbitros da partida e Cláudia Rego como arbitro auxiliar as equipas apresentaram o seguinte 5 inicial:

HC "Os Tigres": João Coelho (gr), Pedro Vaz, João Beja, Diogo Dias e Carlos "Pica" Fonseca
Treinador: Nélson Lourenço

HC Braga: Rodolfo Sobral (gr), Hélder Nunes, Ricardo Guimarães, Afonso Machado e André Ferreira
Treinador: André Torres

A equipa da Cidade dos Arcebispos entrou melhor na partida e Afonso Machado inaugurou o marcador com pouco mais de 2' decorridos. A equipa dos Tigres reagiu e conseguiu equilibrar a partida, e seria numa recarga a uma bola defendida por Rodolfo Sobral que Diogo Dias empatou a partida (1-1). O HC Braga voltou a crescer e Hélder Nunes teve no setique a oportunidade de desfazer a igualdade quando faltavam 11' 15'' para o final na marcação de um livre directo, mas João Coelho opôs-se com classe. Até final da 1ª parte as equipas continuaram praticamente encaixadas, com ligeiro ascendente para a equipa Minhota, mas o resultado não viria a sofrer alterações.

Intervalo: HC "Os Tigres" 1  -  HC Braga 1


A 2ª parte trás um HC Braga mais pressionante e sobretudo mais eficaz e numa jogada de insistência Hélder Nunes coloca de novo a sua equipa na frente do marcador. A equipa de Almeirim "mais pesada" ia revelando níveis de cansaço "preocupantes" e o Braga sobre aproveitar essa situação Afonso Machado a fazer o 3-1 numa jogada de entendimento e no minuto seguinte numa seticada cruzada Ricardo Guimarães colocava o HC Braga a vencer por 4-1, faltavam ainda 17'18'' para o final da partida. O 5-1 e 6-1 surgem por intermédio de Diogo Silva ainda com 11'28'' para jogar. Seria então a vez do HC "Os Tigres" reagir a este "turbilhão" de golos e João Beja já dentro da área adversária reduz para 6-2. A equipa Minhota não desarmou e Vieirinha numa jogada individual coloca a bola no ângulo superior da baliza de João Coelho e eleva o marcador para 7-2.

 
A jogar o jogo pelo jogo e à espera que o tempo se esgotasse João Beja numa picadinha de belo efeito fazia o 7-3, para 30'' volvidos numa seticada frontal Nuno Silva voltar a marcar (8-3) a 07'08'' do fim. A equipa do HC Braga atinge a 10ª falta e João Beja chamado à marcação do livre directo não desperdiça e numa execução de belo efeito faz o 8-4. Este golo galvanizou a equipa Ribatejana e Diogo Quina conclui com uma seticada de primeira uma jogada em velociadade e faz o 8-5. Nelson Lourenço aproveita para trocar de guarda-redes e colocar Tiago Relvas que os 6’ que teve em pista realizou defesas de grande nível. Com 03'55' para jogar João Beja e novamente numa picadinha faz o seu quinto golo e reduz para 8-6. O jogo não chegaria ao final sem que Vieirinha fizesse o 9-6 a concluir uma jogada de contra ataque.

Final: HC "Os Tigres" 6  -  HC Braga 9  (Faltas: 7 - 11)


Num jogo de final de época e com foi dito anteriormente, num jogo que "ninguém queria jogar", o HC Braga foi um justo vencedor, sabendo aproveitar os erros do adversário e tendo na eficácia que demonstrou na 2ª parte a base do seu sucesso. O HC "Os Tigres" foi uma equipa que deixou tudo em rinque, no entanto os "super herois" só existem na banda desenhada da Marvel, e estes jovens estão todos de parabéns em geral e em particular aqueles que numa só época fizeram dois campeonatos, o de Juniores e o de Seniores, e assim sendo é normal o cansaço que demonstraram neste último jogo.

Nota positiva: Para a Nelson Lourenço que soube ser o "Timoneiro" que uma "Nau" precisa para enfrentar ventos e tempestades, e estas últimas semanas antes da final-four foram um exemplo dessas intempéries, e também para o facto de ter dado oportunidade a todos os seus atletas de participarem activamente nesta final-four, e mesmo quando a recuperou de 8-3 para 8-6 não se coibiu de colocar em pista os jogadores menos utilizados. Sem querer individualizar pois todos os jogadores, como disse anteriormente estão de parabéns mas os cinco golos de João Beja merecem referência, assim como as excelentes defesas de Tiago Relvas.

Para o HC Braga que soube dar a volta à goleada sofrida na noite anterior frente ao novo campeão nacional SL Benfica e jogar bem sempre á procura do melhor resultado, e da vitória na partida. Para Hélder Nunes um líder na equipa e sempre "aware" do que se passava em rinque e exemplo disso é o facto de numa defesa o seu guarda-redes ter perdido o setique, e prontamente Hélder a dar-lhe o seu e a ir buscar o do seu companheiro, para não dar azo a uma defesa sem setique e às respectivas consequências, e para Diogo Silva, um jovem com enormes potencialidades.



Nota Negativa: Diogo Silva, o jovem atleta que se mereceu referência pela positiva pela forma como evolui em rinque, merece destaque pela negativa pela forma provocatória como festejou o primeiro golo da sua autoria e pelas picardias com que brindou os adversários.

A equipa de arbitragem teve uma actuação positiva, ficando apenas na retina o livre directo apontado na 1ª parte contra a equipa dos Tigres por Rego Lamela, que ainda no decorrer do 1º tempo e num lance idêntico junto à área do HC Braga não foi ajuizado da mesma forma.


Para terminar referência ao público que se deslocou para apoiar o HC "Os Tigres", gentes vindas de Almeirim, Lisboa, Ourém, Entroncamento, Santarém e Tomar por exemplo, para os incansáveis "Ultras Almeirim" e para alguns elementos da Direcção, nomeadamente o Vice-presidente, no entanto não passou despercebido a ninguém, num fim-de-semana em que se escreveu a letras de ouro a história do clube de Almeirim a ausência do seu Presidente Carlos Taborda.

Fotos: Hóquei Minhoto, Diogo Quina,João Nascimento e Plurisports

Sem comentários: