terça-feira, 17 de julho de 2012

TREINADOR DE BANCADA

OS SELECCIONÁVEIS, OS CONVOCÁVEIS E OS CONVOCADOS


Aí está a primeira convocatória da Selecção Nacional de Sub-17 tendo em vista o Europeu que se irá disputar de 27 de Agosto a 01 de Setembro de 2012 em Ploufragan, França. Quero desde já enviar os meus sinceros parabéns ao Guilherme Cunha pelo facto de ter sido convocado para este primeiro estágio, assim como à ACR Santa Cita clube que representa.

Agora olhando a frio para esta convocatória e depois de mais de 24 horas após a sua divulgação e afirmando publicamente o respeito que tenho pelas escolhas do Seleccionador Nacional e pelo seu trabalho no Quadro Técnico da FPP, não posso deixar de publicar a minha opinião, que de certeza será a mesma de muitos e muitos amantes da modalidade.

Pensava eu que as Selecções Nacionais e os respectivos trabalhos (ou estágios, como agora são chamados) eram destinados aos melhores (ou aos em melhor forma na altura dos trabalhos) e depois só os melhores dos melhores seriam os eleitos para representar o nosso país, mas parece que estou redondamente enganado, e sem tirar o mais pequeno valor a todos os seleccionados, parece-me que esta convocatória foi feita assim como se diz no comercio “por atacado”, ou seja convocam-se seis ou sete jogadores que farão parte do lote final e depois convocam-se cinco ou seis só para satisfazer algo ou alguém. Convocam-se atletas que estão parados há semanas e oriundos de campeonatos sem a competitividade mínima exigida, em detrimento de jogadores com provas dadas, alguns dos quais campeões e vice-campeões Nacionais esta época e na época finda.

Como não sou de deixar as conversas a meio, pergunto, por que razão, por exemplo o Diogo Casanova (FC Porto), o Pedro Batista (HC Turquel), o Tiago “Batata” (Sporting CP), o Carlos “Carlitos” Silva e Tiago Godinho (SC Tomar) entre outros que estiveram nas Final-four de Juvenis e Iniciados, não foram chamados? Para que servem afinal os Inter-Regiões e as fases finais dos Nacionais, se no fim alguns dos eleitos nem nesses eventos participaram esta época (mais uma vez não pondo de forma alguma em causa o valor dos jogadores).

É assim que se pretende contrariar a homogenia Espanhola há muitos anos a esta parte? É assim que podemos aspirar a conquistar títulos Europeus e Mundiais? É assim que não se deixam “pontas soltas” que possam por em causa a credibilidade da modalidade e do seu ponto mais elevado “As Selecções Nacionais”?.

Não seria mais lógico seleccionar já os que irão ser os 10 principais candidatos e depois seleccionar mais 2, 3 ou 4 que seriam observados em cada estágio, ou em mais que um talvez, para eventualmente poderem substituir algum dos principais candidatos que esteja numa quebra de forma, ou que possa vir a sofrer uma lesão, ou que depois da observação feita nos estágios não se enquadre naquilo que se pretende, e não seleccionar 12 e depois em cada estágio levar mais uns quantos e no dez final termos jogadores com 3 estágios, outros com dois e eventualmente um ou outro apenas com um.

Dirão alguns, quem sou eu para ter este tipo de comentário, e eu respondo sou apenas um amante da modalidade, que dia a dia a tento manter a divulgação da mesma, e que vibro com as vitórias da nossa Selecção e choro com as suas derrotas, e tento através deste espaço lutar contra o que eu acho que são situações que podem gerar o descrédito de uma modalidade que cada vez se “afunda” mais no mundo das ditas “modalidades amadoras”.

Para terminar espero dia 01 de Setembro poder rejubilar com a vitória Portuguesa no Europeu de Sub-17, e se por um lado há um proverbio que diz «Ramo que nasce torto, tarde ou nunca se endireita», eu neste caso prefiro sinceramente o que diz «Os ciganos nunca gostaram de ver bons princípios aos filhos»

1 comentário:

Unknown disse...

Ao ler o seu comentário sobre a convocatória dos nossos jogadores,não podia deixar passar sem também dar uns palpites,pois acho-me com algum direito de o fazer. adoro a nossa querida modalidade,e para além de adeto também sou dirigente da anacp,fui vice de um clube,secionista e pai de 2 atletas que acho terem algum jeito. Sou treinador de bancada,arbitro etc etc. Mas vamos aos convocados.
Todos mais ou menos sabemos como funciona, são chamados uns tantos outros sofrem uns "empurroesitos"e também lá chegam e mais curioso é que aqueles que tiverem a sorte de serem chamados inicialmente, ficam "condenados"a irem até ao fim das suas carreiras à selecção. Estejam sem jogar,tenham tido comportamento menos digno, enfim... Todos nós sabemos que por esses clubes pequenos existem miudos com muito valor.
Na Madeira...!!! No Porto,Aveiro ,Viana , Tomar, Santarém, Gaia, Barcelos etc etc por isso amigo seremos sempre os primeiros dos últimos.!!!
Tenho fé que em breve irão surgir ideias novas, se os deixarem incrementá-lãs.
Um grande abraço m.paiva