sexta-feira, 13 de julho de 2012

O GRUPO ESTÁ CONFIANTE E IRÁ DAR TUDO DE SI

Têm lugar este fim-de-semana no Pavilhão da Mata, nas Caldas da Rainha a final-four de Iniciados. A equipa do HC Turquel é uma das 4 participantes, e a sua presença obrigou a mudança do local da final, anteriormente anunciado em Turquel, no entanto as gentes da Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins vão deslocar-se em grande numero até as Caldas o que fará com que a equipa Turquelense jogue como se de sua casa se tratasse. Fomos ter com André Luís treinador da equipa que nos deixou a sua opinião acerca deste evento.


CA - Boa tarde André. Depois de Campeão Regional de Iniciados, um Nacional com direito ao acesso à final-four, que HC Turquel iremos ter nas Caldas?
AL - Iremos ter um H.C. Turquel a entrar em pista com grande vitalidade em todos os capítulos do seu jogo e, como não poderia deixar de ser, muito motivado por estar numa competição do calibre de uma Final Four Nacional. A acrescer a tudo isto, iremos jogar nas Caldas da Rainha, bem perto de casa. Têm sido duas semanas de treino fáceis para mim, enquanto treinador, pois a motivação inerente à importância da competição tendo sido garantia de qualidade nas sessões de treino. O grupo está confiante, alegre e irá dar tudo de si para chegar o mais longe possível na competição. 


CA - A jogarem perto, nas Caldas, a poucos quilómetros de Turquel, acredito que as bancadas irão estar a abarrotar de "Brutos dos Queixos". Achas que esse factor vai ser importante no que a tua equipa irá fazer na meia-final frente ao Valongo?
AL - Primeiro que nada aproveito para dizer que esta pode ser uma boa oportunidade para alterar os regulamentos, pois na minha opinião não faz sentido algum não podermos (ndr: HC Turquel) jogar a Final Four de Iniciados no nosso pavilhão, como inicialmente tinha sido estipulado, desperdiçando deste modo um espectáculo que seria inesquecível para todos os amantes da modalidade, com a realização de uma Final Four num pavilhão tão emblemático e que ama tanto a modalidade como o de Turquel. O nosso exemplo trouxe ao de cima uma lacuna grande no regulamento e nos timings de decisão da atribuição dos locais das Finais Four Nacionais, que deverão, de uma vez por todas, ser decididos no início da época ou inclusive no final da época anterior (anunciando o local onde se realizará o evento da época seguinte nos dias das Final Fours da época anterior), independentemente da equipa da “casa” conseguir ou não o apuramento para essa mesma Final Four. Exemplos recentes como o de Lodi (Final Eight da Liga Europeia) e Académica de Coimbra (Final Four da Taça de Portugal Feminina) devem ser seguidos para bem do hóquei em patins nacional. Respondendo à pergunta, penso que o facto da competição ser jogada nas Caldas da Rainha pode ser, sem dúvida, um fator importante, levando em linha de conta que todos os atletas se galvanizam com uma moldura humana considerável nas bancadas a puxar por si. De qualquer modo, a qualidade que os adversários apresentam e o hábito de jogarem constantemente sobre pressão também pode atenuar essa "vantagem importante" de que falas. Esperemos que as pessoas de Turquel possam estar presentes em massa e queremos mesmo ter o apoio de todo o pavilhão, para podermos ter um desempenho positivo e dar um excelente espectáculo a todos os presentes.


CA - O Pavilhão da Mata nas Caldas é assim como um talismã para o HC Turquel, pois em 1997/1998 os Infantis-B sob a batuta do Diogo Rafael sagraram-se Campeões Nacionais. Achas que passados estes anos a tua equipa pode repetir o feito agora no escalão de Iniciados?
AL - Era um excelente sinal que pudesse voltar a acontecer,assisti nas bancadas do pavilhão a essa conquista de 97/98, tinha 15 anos na altura e recordo-me perfeitamente da loucura que foi, com o pavilhão cheio de adeptos turquelenses e uma festa tremenda. Não nego que sonhamos com essa conquista, pois sonhar com isso é bom, mas não acredito em coincidências, acredito sim no trabalho que a minha equipa desenvolveu para chegar até aqui e esse trabalho sim, pode levar-nos a repetir o feito. Além de tudo, todo o trabalho que tem sido desenvolvido por toda a estrutura do H.C. Turquel, ao nível da formação, faz-nos querer mais e melhor e contamos voltar a este patamar nos próximos anos, para podermos lutar por mais títulos nacionais.
CA - Na tua opinião quais os verdadeiros favoritos, ou pelo facto de estas quatro equipas terem chegado a esta fase, partem todos em igualdade de circunstâncias?
AL - A Final Four é uma competição num contexto a eliminar, em que a regularidade que equipas como o Benfica e o Valongo tiveram nas Provas 1 e 2 não interessa muito. Na minha opinião muito pessoal, quem estiver melhor preparado, quem for mais inteligente e quem conseguir ser mais prático...triunfará! Não damos um passo maior que a perna e vamos chegar a esta Final Four com os mesmos procedimentos de sempre, sem sairmos do caminho que nos trouxe até aqui, entrando em todos os jogos para vencer. Independentemente das classificações alcançadas na Prova 2, neste momento as quatro equipas estão em igualdade de circunstâncias para sairem das Caldas com o título e é a isso que nos vamos agarrar, ou seja, temos 25% de probabilidades de chegar à glória, mas para isso temos de vencer o Valongo no sábado, na meia final.


CA - Obrigado André pela tua disponibilidade e aqui fica o espaço para alguma mensagem que queiras enviar aos adeptos do HC Turquel em particular e a todos os visitantes do Cartão Azul em geral
AL - Obrigado, mais uma vez Francisco, pelo excelente trabalho que tens desenvolvido em prol do hóquei em patins e deixa-me despedir não sem antes usufruir da oportunidade de referir que nos foi concedida a nós, Iniciados do H.C. Turquel, uma oportunidade única de jogarmos uma Final Four perto de casa, e que isso nos deve fazer perceber que temos uma chance de ouro para fazermos história e, juntamente com os fiéis adeptos do HCT, levar o nome do clube mais alto. Não vos posso pedir mais, a vocês adeptos, do que já fizeram ao longo de toda a temporada 2011/2012, mas deixo um apelo a todos os Turquelenses e amigos, que se unam para nos apoiarem incessantemente, sentindo, vivendo e respirando a nossa luta e a nossa inspiração no próximo sábado nas Caldas da Rainha. A todos os visitantes do Cartão Azul e a todos os amantes da modalidade convido-os a aparecerem, no próximo fim de semana, no Pavilhão da Mata nas Caldas da Rainha, para fazerem da Final Four de Iniciados uma grande festa. Serão, com toda a certeza, brindados com excelentes espectáculos.

André Luís (Treinador dos Iniciados do H.C. Turquel)

Fotos: HC Turquel

Sem comentários: