sábado, 28 de julho de 2012

ENORME SATISFAÇÃO POR TERMOS CHEGADO À F4

No dia em que tem inicio a final-four na Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins, e o Cartão Azul um espaço de divulgação do Hóquei em geral e do Hóquei Ribatejano em particular, e pelo facto do HC “Os Tigres” estar presente, era imperioso ouvir a opinião de Nelson Lourenço, técnico da equipa de Almeirim. E assim sendo publicamos na íntegra a entrevista que Nelson Lourenço (NL) concedeu à Plurisports (PS) uma entrevista conduzida por Carlos Emídio Martins.

Nelson Lourenço é figura incontornável relativamente à época que o HC Tigres fez tanto em Juniores como em Seniores. Convidado a orientar as duas equipas deste Clube do Ribatejo, Nelson Lourenço não se escudou em desculpas e assumiu desde a 1.ª hora que os objectivos a que tinha sido proposto fosse uma realidade. E dificilmente se poderia pedir mais a este técnico que ainda jovem tem já um currículo muito vasto com passagem pelo SL Benfica entre outros, e onde foi campeão nacional. Na equipa sénior terminou a meio da tabela logo na primeira época no patamar maior do Hóquei em Patins, conseguindo um feito inédito em Clubes do Ribatejo que foi colocar a equipa de Almeirim na Final Four da Taça de Portugal. Nos Juniores só falta mesmo conquistar o título nacional, porque o mais difícil está feito, que é estar entre as 4 finalistas que vão discutir o ceptro de Juniores em Turquel a partir de amanhã. Fomos ao encontro de Nelson Lourenço que nos fez uma pequena resenha da época que está prestes a terminar, e tem curiosamente Turquel como epilogo desta aventura Ribatejana e que será também o seu local de trabalho a partir de Setembro.
 

PS- Nelson, a presença numa Final Four não é virgem para si, mas à frente de um Clube sem tradições o sabor deverá ser diferente. Comunga dessa ideia?
NL- Como já participei em várias final four, o facto de estar novamente presente numa final não é novidade para mim. No entanto, este ano represento um clube que está pela primeira vez num evento desta natureza e, por isso, sinto uma enorme satisfação por ter conseguido chegar a esta importante etapa, graças a toda a equipa.
PS- Esta equipa de Juniores foi formada com jogadores que o Nelson já conhecia bem dos tempos do Benfica, e vieram também para ajudar na equipa sénior do Tigres. Esta presença na final four estava pensada desde início?
NL- Não, quando pensei em trazer estes jovens jogadores que já conhecia de épocas anteriores, o objetivo principal era integrá-los na equipa sénior. No entanto, no decorrer da época, em conversa com estes atletas, chegámos à conclusão que poderiam conciliar a participação nos escalões sénior e júnior, sabendo à partida que esta seria uma situação desgastante.
 

PS- Uma segunda fase onde defrontou o Benfica e o Sporting, principais candidatos a estarem na final four, mas o Tigres soube contornar isso. Qual foi o segredo, pois muitos destes jogadores tiveram que se desdobrar entre Juniores e seniores durante a época praticamente toda?
NL- O grande segredo foi conseguir motivar toda a equipa em prol deste importante objectivo para a equipa e para o clube. Além deste aspecto, este grupo conhecia as suas limitações e soube ultrapassar as dificuldades com que se deparou ao longo da segunda fase do campeonato nacional, onde se sabia de antemão que o Benfica e o Sporting seriam os principais candidatos à final four.
PS- O HC Tigres vai disputar a Final Four num Pavilhão que conhece como poucos. Natural de Turquel e com a sua vida desportiva quase toda feita naquele Clube da denominada “Aldeia do Hóquei”, quase que se pode dizer que vai jogar literalmente em casa. Poderá isto ser um factor que poderá jogar a favor do Tigres de Almeirim?
NL- Penso que esse factor não é preponderante para conseguir um bom desempenho nesta final, porque estamos a defrontar equipas de bom nível preparadas e habituadas a participar em eventos com este grau de exigência.
 

PS- Olhando para a concorrência, Benfica, HC Braga, FC Porto e/ou AD Valongo, quais são as previsões e os objectivos do Tigres, ou dito doutra forma, o que é que podemos esperar deste “Tigres”?
NL- Estamos perante três de grande qualidade e já com tradição na participação em finais four que têm como grande objectivo vencer o campeonato nacional. A equipa dos Tigres, não sendo favorita, será uma equipa a considerar, apesar de não poder contar com o atleta João Silva, facto que lamento.
PS- O Nelson veio para Almeirim com um projecto a médio prazo, e consigo vieram atletas jovens mas já com provas dadas no panorama nacional, quase todos eles Internacionais com as cores Nacionais. Mas é um dado adquirido que está de saída no fim da época. Quer explicar os principais motivos desta mudança?
NL- Por uma questão de ética e uma vez que a minha época nos Tigres ainda não terminou, prefiro não me pronunciar acerca deste assunto.
 

PS- Por fim depois de uma época no Tigres que balanço faz desta experiência, não só à frente da equipa Júnior, mas também da formação de Seniores?
NL- Relativamente à equipa Júnior, o balanço foi bastante positivo, uma vez que conseguimos ultrapassar todas as fases do campeonato que culminou com o apuramento para a final four, algo inédito no clube e para a maioria dos atletas.  Quanto à equipa sénior, os resultados falam por si, pois foi atingido o principal objectivo traçado no início da época, que era a manutenção na 1ª divisão e, além desta meta, ainda se conseguiu algo igualmente inédito no clube, que foi a presença na final four da Taça de Portugal. Estes dois feitos foram conseguidos, graças ao empenho, dedicação e entrega destes atletas que revelaram um grande profissionalismo, bem como ao Staff técnico que me acompanhou ao longo de toda a época. Agradeço a todos a forma como corresponderam a este difícil e importante desafio.
PS- Porque muitas vezes nem tudo é perguntado, ou dito, deixo-lhe este espaço para, se achar por bem, dizer aquilo que podia ter sido falado e que ache pertinente dizer
NL- Agradeço a oportunidade que me concederam para me pronunciar acerca desta época desportiva e aproveito para desejar à Plurisport muito sucesso nesta sua missão de informar todos os que acompanham esta nobre modalidade, que é o Hóquei em Patins.

Fotos: Plurisports e Cartão Azul
Titulo: Cartão Azul

Sem comentários: