quinta-feira, 26 de julho de 2012

TREINADOR DE BANCADA

 Quando equipas e árbitros são da mesma região, quem se lixa é o "mexilhão"

Sábado e Domingo em Turquel será disputada a final-four de Juniores, e assim após dois adiamentos iremos conhecer o novo Campeão Nacional que sucede assim ao FC Porto.

FC Porto (AP Porto), HC Braga (AP MInho) 1º e 2º classificado respectivamente da Zona Norte e SL Benfica (AP Lisboa) e HC "Os Tigres" (AP Ribatejo) 1º e 2º da Zona Sul irão esgrimir argumentos para tentar levar o troféu para casa. Jogadores como por exemplo Miguel Rocha e Diogo Neves (SL Benfica), João Beja, Pedro Vaz (HC "Os Tigres), Telmo Pinto (FC Porto) e Hélder Nunes (HC Braga) são alguns dos nomes sonantes em Turquel e mais-valias nas suas equipas e que tentarão dar o seu melhor em prol de atingir o objectivo.

Sendo Turquel a Aldeia Portuguesa do Hóquei em Patins espera-se que as bancadas do Pavilhão se encham de adeptos entusiastas a puxar pelas sua equipas, e que os "nativos" de Turquel possam entrar nessa festa também, não a puxar pelo seu HC Turquel, mas sim a puxar pela equipa por quem nutram mais simpatia.


Favoritos, penso eu que são as quatro equipas, pois se chegaram a esta fase é porque têm valor para tal, e deixaram pelo caminho por exemplo a AD Valongo (campeão da AP Porto), o Sporting CP, o OC Barcelos, o HC Turquel (campeão regional AP Leiria/Coimbra/Ribatejo) entre outros. Poderão alguns dizer que o SL Benfica parte com favorito, têm uma equipa mais coesa, com excelentes jogadores, outros que o FC Porto pela mística que transporta no mundo do hóquei, e também pela qualidade dos atletas é sem duvida o favorito, e que HC Braga e nomeadamente HC "Os Tigres" (órfão de Janeka) partem como outsiders.

Eu pessoalmente e enquanto Treinador de Bancada tenho a minha ideia formada e transportando isto para o automobilismo, e como disse anteriormente acho que são as quatro favoritas e partem todos na "pole-position", apesar dos "bólides" que apresentam para a prova diferiram na "cilindrada" e na pessoa que os conduz e claro no combustível a utilizar, e aí está o "cerne" da questão, o combustível…!!!

Combustível será o elemento externo ao "bólide" aquele que será acrescentado de fonte comum ou seja a Arbitragem, e se o combustível for igual para todos os "bólides" por exemplo Super 95 octanas, tudo bem, passa a responsabilidade para a equipa (a cilindrada e o condutor), agora se uns forem abastecidos com Super 95, outros com Super 98, e outros com Super Plus 98 aí por muito bom que seja o "bólide" por muita cilindrada que tenha, por muito bem conduzido que seja, o combustível fará toda a diferença.

Fica então a referência ao "combustível" (e espero que não se ofendam com a metáfora, pois é apenas uma figura de estilo desta nossa língua Portuguesa) que espero seja Super Plus 98 e doseada em igual quantidade por todos os "bólides":

Sábado
19:00H  -  HC "Os Tigres" vs FC Porto - Rego Lamela e Rui Torres (Minho)
21:00H  -  HC Braga vs SL Benfica - Joaquim Pinto e Paulo Santos (Porto)

Domingo
Rego Lamela (Minho), Rui Torres (Minho), Joaquim Pinto (Porto), Luís Peixoto (Lisboa) e Miguel Guilherme (Lisboa) serão os árbitros dos jogos para apuramento do 3º e 4º lugar e da Final

Para terminar e com equipas da AP Minho, Porto, Lisboa e Ribatejo, que tal árbitros de Aveiro, Setúbal, Leiria, Coimbra, Alentejo, Madeira, ou nesses Conselhos Regionais não há árbitros devidamente habilitados para um evento desta monta??? E assim não ficariam "pontas soltas" para se poder falar nos dias a seguir à prova. Agora com as equipas dessas três Associações e árbitros desses três Conselhos Regionais, podemos até dizer, e ninguém pode levar a mal, que os Tigres partem para esta prova com motivos acrescidos de preocupação para além da falta do Janeka, portanto já que a palavra "lixar" está em voga, o nosso PM que diga termino com uma adptação a um provérbio popular «Quando equipas e árbitros são da mesma região, quem se lixa é o "mexilhão".

Cartaz copyright HC Turquel

Sem comentários: