segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ESPAÇO ABERTO

Será que este tema só preocupa os GR adultos, e alguns pais dos jovens? Será necessário alguém ficar cego para se debater isto?


Felizmente nada de grave aconteceu, e espero que não aconteça mas, porque pode ajudar a prevenir um acidente grave, aqui fica o mote para a discussão:
Esta época, ou seja, num intervalo de pouco mais de 3 meses, partiram no meu clube 3 viseiras de guarda-redes (de policarbonato), sendo que duas delas eram novas (compradas na presente época).

Questiono: 
  • 1 -Terá sido coincidência, ou elas também andam a partir nos outros clubes mas ninguém se queixa?
  • 2 - Este material está certificado / homologado para o fim para o qual é usado (prática de hóquei em patins)?
  • 3 -Em caso de acidente, qual é a responsabilidade do fabricante? E do comerciante?
  • 4 - O seguro cobre um acidente provocado por uma falha desta protecção, se ela não estiver certificada / homologada para a prática do Hóquei em Patins?
Note-se que a minha única preocupação é a segurança dos jovens e adultos que confiam a 100% nesta protecção, e literalmente "dão a cara" para evitar golos. Estão no entanto expostos a uma situação potencialmente perigosa que provavelmente desconhecem."

As imagens são no mínimo assustadoras...

Artigo de Vasco Reis

1 comentário:

L.F. disse...

Ex. mos Senhores, este é um assunto que nunca reunirá consenso. Não existe qualquer tipo de equipamento de protecção de cabeça, seja capacete ou viseira homologado para a prática do Hóquei em Patins, tudo o que temos é importado do Hóquei em Gelo inclusive os já famosos capacetes de Guarda-Redes. O meu filho já está neste desporto há 11 anos e já vi isto acontecer várias vezes, uma delas com ele, em que uma viseira novinha em folha acabada de por estalou na 1ª parte de um jogo mas também posso contar um caso que assisti de um GR com uma grelha que com uma bolada ficou com um arame espetado no rosto! Dá que pensar! As viseiras partem após receberem o impacto e se deformarem absorvendo o impacto, as grelhas não se deformam, passam toda essa energia para o capacete e para a cabeça do GR. Acho que este será um tema que nunca reunirá conçenço, o que recomendo é que façam uma inspecção periodica de tempos a tempos, passem a viseira pela luz em busca de possíveis fissuras. Abraços, Luis Faria