quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MEALHADA VENCEU BEM UM UNIÃO ALGO TRAPALHÃO

Para o União FE esperava-se uma jornada complicada na capital do leitão, e as suspeitas confirmaram-se com o União a sair derrotado por 3-1. A vitória não espelha a supremacia do Mealhada, no entanto premeia a solidariedade defensiva dos ribatejanos e em particular uma exibição sólida de Tiago Velez, que se cotou como um dos melhores em campo.
 
Foto: HC Mealhada
 
HCM (3): Tiago Sousa, Gonçalo Louzada (cap) (2), David Ribeiro, Filipe Vaz, Daniel Homem.
Jogaram ainda: Pedro Coelho (1), João Pereira.
TR: Vasco Vaz
 
UFE (1) : Tiago Velez; Bruno Carvalho (cap), Bruno Pereira, João Capitolino, David Vieira.
Jogaram ainda: Pedro Brazete, Mendes, Pedro Vitorino (1)

Num Municipal da Mealhada algo vazio, o equilíbrio estava a ser a nota dominante até que aos 5 minutos o capitão unionista, Bruno Carvalho, placa Filipe Vaz e recebe a cartolina Azul, para o respectivo livre directo, Pedro Coelho chamado há marcação permite uma primeira defesa a Tiago Velez, no entanto na recarga Coelho a inaugurar o placard. Ora se um lado o capitão Unionista havia levado azul, Gonçalo Louzada, capitão do Mealhada, a 10 minutos do fim da 1ª parte aumenta a vantagem para a sua equipa numa jogada de insistência dentro da área. Faltavam cerca de 6 minutos para as equipas irem para o intervalo quando Pedro Coelho desperdiça novo livre directo, derivado de uma falta de João Capitolino sobre Gonçalo Louzada quando este seguia perigosamente isolado para a baliza Unionista. Durante a primeira parte, raras foram as vezes que foi chamado a intervir, no entanto Tiago Sousa, internacional Angolano, sempre que chamado a jogo mostrou-se presente. Do lado unionista, João Capitolino e David Vieira eram os que mais faziam para tentar inverter o rumo do jogo.
 
Intervalo: HC Mealhada 2  -  União Entroncamento 0

Da 1ª para a 2ª parte pouco se alterou no jogo, o União continuava a atacar de forma desorganizada, no entanto na defesa apresentavam-se aguerridos e fruto dessa agressividade chega há 10ª falta, que chamado pela 3ª vez, Pedro Coelho com subtileza a desfeitear Tiago Velez e a colocar a diferença em 3 golos no marcador. Este golo veio retirar dinâmica há equipa de Vasco Vaz, que foi adormecendo paulatinamente com o passar dos minutos, sempre alicerçado numa exibição segura de Tiago Sousa, já os comandados de Miguel Jerónimos embora empenhados estavam poucos inspirados e tirando alguns rasgos individuais de João Capitolino apoiados por Bruno Pereira e David Vieira pouco se via de uma equipa que até esta partida se cotava como uma equipa que apesar de sofrer muitos golos, também tinha o condão de marcar com facilidade. Já se caminhava a passos largos para o final da partida, com os jogadores Unionistas algos nervosos com a equipa de arbitragem, quando a Mealhada comete a 10ª falta de equipa. Vindo directamente do banco de suplentes, Pedro Vitorino, num belo recorte técnico consegue ludibriar Tiago Sousa e reduz para 3-1, e estávamos a 4m do final da partida.

Até ao fim o União ainda carregou como conseguiu, mas continuou sem ser capaz de por em sobressalto a defesa mealhadense, tirando um lance resultante de uma confusão, diga-se, completamente desnecessária, protagonizada por João Capitolino e por Pedro Coelho quando faltava 1.01s para o fim, os dois atletas após uma jogada em que Coelho finaliza de raquete e a acertar meio bola meio Capitolino a travarem-se de razões. Ambos foram admoestados com cartão azul e a dupla Paulo Sousa e Manuel Fernandes do Porto a assinalar livre directo contra os bairradinos. Chamado novamente há conversão Vitorino, num remate a dois tempos, não foi capaz de superar o gigante angolano Tiago Sousa. A partida terminou com alguma contestação por parte Unionista, no entanto a dupla vinda do Porto revelou acerto na grande maioria das decisões e não tem influência no resultado final.

Final: HC Mealhada 3  -  União Entroncamento 1
 
Foto: União FE

Sinal mais: Os dois guardiões, Tiago Sousa e Tiago Velez foram dos poucos que apresentaram qualidade nas suas intervenções. A eficácia de Pedro Coelho foi determinante nas bolas paradas. Os cerca de 30elementos do público afecto ao Entroncamento manifestaram-se sempre apoiando os seus jogadores na fria tarde de sábado.

Sinal menos: Os cartões azuis. Qual deles o mais desnecessário. João Capitolino viu dois ( 1 por falta desnecessária outro por conflitos ) Bruno Carvalho ( falta que não vai de acordo com a experiência deste atleta, no entanto começa a ser característico lances desta natureza) Pedro Coelho ( A não revelou frieza necessária nos livres directos e a revelar cabeça quente nos despiques individuais ). A ineficácia ofensiva do Mealhada, foi perdulário e adormeceu demasiado o jogo nos 3-0.

Destaque ainda para a ausência por motivos pessoais de André Silva, ex-SCT, que certamente teria sido um osso duro de roer para a defensiva mealhadense, pois têm-se mostrado como um dos jogadores mais inconformados dos ferroviários.

Crónica: Luís Albertino

Sem comentários: