quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

HÓQUEI RIBATEJANO - RETROSPECTIVA DE FIM DE ANO

A quatro dias de dizermos adeus ao ano de 2012 e recebermos o ano 2013 fica a analise das prestações das equipas Ribatejanas no que já se disputou da época 2012/2013.

Foto: Jornal "Almeirinense"

Na I divisão, o HC "Os Tigres" depois da brilhante prestação da passada época que culminou com a obtenção da 9ª posição com 34 pontos e respectiva manutenção, a participação na final-four da Taça de Portugal, apresentou-se para a presente uma equipa totalmente renovada sem nenhum dos atletas da época passada, mas com alguns nomes da modalidade como Filipe Gaidão, Rui Gamboa e com o mesmo objectivo da época transacta ou seja a manutenção. Nelson Lourenço deu lugar a Hugo Gaidão no comando técnico, este que por sua vez já abandonou o clube de Almeirim deixando o seu primo Filipe Gaidão ao leme de uma nau que actualmente navega em aguas agitadas tanto na componente desportiva (15º lugar com 7 pontos, com a pior defesa - 84 golos sofridos, e o pior ataque - 31 golos marcados) como na componente financeira, com a FPP a suspender o clube de todas as actividades e depois a levantar a suspensão após o pagamento da divida, mas no horizonte de outras dividas se falam, como por exemplo aos jogadores da época passada, ao Parede FC pela utilização do Pavilhão Fernando Lopes Graça. A três jornadas do final da 1ª volta não se antevê um ano 2013 fácil para a equipa azul e branca da Capital da Sopa da Pedra, sendo apontado como um dos candidatos à descida de divisão.

Foto: António Antunes - T.M. Fotografia

Na II divisão Sul e começando pelo SC Tomar, a equipa de Nuno Lopes chegou ao final de 2012 na frente da tabela (31 pontos, 12 jogos, 10 vitórias, 1 empate, 1 derrota - 57 golos marcados - 35 sofridos), perdendo a invencibilidade na ultima jornada do ano em Alcobaça frente a uma das equipas sensação da prova. Com uma equipa de onde saíram Tiago "Ginga" Monteiro (ainda no decurso da época passada), Bruno Januário, Tiago Barros, Pedro Almeida, Márcio Ornelas e Marco Gaspar, e as chegadas de Gonçalo Santos, Luís Silva, Dário Santo e Daniel Leal a que juntam os juniores Hernâni Diniz, David Costa e Pedro Martins, o SC Tomar tem um misto de experiência e juventude e tem conseguido levar a "água ao seu moinho" com maior ou menor dificuldade e apesar do tecnico Leonino não concordar, os verde e brancos da Cidade do Nabão são favoritos em todos os jogos onde entra e é um dos principais candidatos, senão o principal candidato à subida de divisão. De salientar ainda no que ao SC Tomar diz respeito o facto de as piores exibições, apesar dos bons resultados terem sido efectuadas em casa perante o seu publico, um publico que comparece sempre em bom numero mas com um grau de exigência muito elevado em particular para com Nuno Lopes.

Foto: João Flores

Em Santa Cita a equipa de Luís Miguel Cunha que na passada época realizou uma 1ª volta fraca, mas que na 2ª volta fez precisamente o inverso e não se poderá deixar de aliar a isso a chegada de Costa Pereira que foi sem duvida uma mais valia, apresentou-se para esta época com a manutenção como objectivo e no final de 2012 podemos dizer que esse objectivo está perfeitamente atingido (9º lugar, 15 pontos, 12 jogos, 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, 38 golos marcados - 44 sofridos). A equipa começou com "o pé esquerdo" a uma semana do inicio do campeonato quando Costa Pereira, Alexandre Andrade e João Filipe Silva abandonaram o clube. A chegada de Carlos "Pica" Fonseca e depois de Pedro Almeida vieram colmatar essas saidas e no ultimo jogo da época soubesse que Gonçalo Favinha seria o reforço de inverno da equipa de Santa Cita. A realizar um campeonato tranquilo e com boas exibições a equipa de Miguel Cunha parte para 2013 com o objectivo manutenção perfeitamente ao seu alcance, e com a chegada de Favinha pode ambicionar uns lugares mais acima.

Foto: Fernando Vaz

No Entroncamento, o União que regressou à II divisão após três anos a "morrer na praia" classificando-se no 3º lugar da zona Centro, viu sair Marco Bento e Pedro "PR" Ricardo e chegar David Vieira, André Silva, Ricardo Rosa e já com a época a decorrer Pedro Vitorino, aposta na manutenção como objectivo para a época de regresso, no entanto as coisas não tem corrido como era desejado pelo técnico Miguel Jerónimo. Actualmente na zona de despromoção, (14º lugar, 7 pontos, 12 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 9 derrotas, 50 golos marcados - 70 sofridos) a equipa Unionista tem na defesa o seu "calcanhar de Aquiles" e nos jogos em casa onde poderia tirar proveito desse factor, tem sido jogo após jogo derrotada, e sinal disso é o facto de ter conseguido fora (vitória no BIR e empate na Académica) mais pontos que no Albano Mateus (vitória sobre o Nafarros). O ano de 2013 começa com uma saída complicada, mais propriamente a Campo de Ourique para defrontar o CACO, no entanto no União o objectivo manutenção continua bem presente e tudo será feito para que isso acontece, apesar das dificuldades que Direcção e equipa Técnica sabem que têm de debelar.

Foto: J. Ouriense

Na III divisão a J. Ouriense regressou após um ano de interregno, e construiu uma equipa com jogadores da casa (Hélder Ferreira, Pedro "Russo" Silva, Bruno Aires, João Filipe" a que se juntaram os juniores e tudo isto sob a batuta de Pedro "Pipoca" Garcia. Olhando para a experiência dos jogadores alguns com passagem pela I divisão, a equipa de Ourém era apontada como uma das favoritas aos lugares cimeiros, aqueles que dão acesso à subida e os primeiros jogos revelaram isso, mas depressa a realidade foi outra, no entanto até ao ultimo jogo em que podiam ter conseguido alcançar a 2ª posição tudo estava em aberto, no entanto a derrota caseira frente ao Cucujães colocou a equipa Ouriense na 4ª posição e a não depender de si só para  conseguir o objectivo subida. Com 8 jogos disputados e a 2 jogos do final a J. Ouriense tem 12 pontos, 4 vitórias e 4 derrotas, 37 golos marcados - 35 sofridos e a deslocação a Leiria para defrontar o vencedor da zona Centro o AC Sismaria e a recepção ao HC Mealhada "B". Sendo o ano de regresso poder-se-á dizer que a equipa está a fazer o "ano zero" apostando agora na Taça de Portugal e na oportunidade de uma boa prestação no intuito de trazer alguma equipa sonante do hóquei patinado português ao Municipal de Ourém.

Foto: HC Santarém

Ainda pelo Ribatejo, o HC Santarém e a ACR Santa Cita participam no Campeonato Regional da AP Lisboa, campeonato este que se realiza pela 1ª vez esta época de 2012/2013 e que conta com a participação de 12 equipas. Mas começando pela capital do distrito, o HC Santarém apresentou esta época a sua primeira equipa de seniores recorrendo a jogadores que foram formados no clube Escalabitano e alguns juniores, tudo isto sob a batuta de Lucio Morais. Actualmente na 7ª posição com 9 pontos, fruto de 3 vitórias e 4 derrotas, 43 golos marcados - 50 sofridos a equipa do HC Santarém começa assim a dar os primeiros passos no que aos seniores diz respeito, ficando por saber se a médio prazo vamos ter  a equipa da capital nos Nacionais.

Foto: António Antunes - T.M. Fotografia

Em Santa Cita a direcção do clube decidiu criar uma equipa "B" aproveitando os juniores e um ou outro sénior que estava parado para participar também neste Regional, e a aposta parece ganha pois o principal objectivo é dar rodagem aos jovens atletas formados no clube para poderem dar o seu contributo na equipa principal. Actualmente na 10ª posição com 7 pontos , fruto de 2 vitórias, 1 empate e 5 derrotas, 42 golos marcados e 50 sofridos a equipa de Luís Miguel Cunha vai continuar com o intuito para que foi criada, e tentar conquistar mais alguns pontos que a possam fazer subir na tabela, no entanto apesar da classificação final esta é uma aposta ganha.

Sem comentários: