domingo, 16 de dezembro de 2012

VITÓRIA JUSTA ALCANÇADA EM DUAS PARTES DISTINTAS

Quem presenciou neste Sábado o Dérbi entre as equipas ribatejanas do Sporting de Tomar e o União F. Entroncamento viu duas partes perfeitamente distintas.

Foto: Sérgio Marques

Começou melhor a equipa da casa pois somente tinham decorrido 25 segundos de jogo, já Hernâni Diniz dava o melhor sentido ao esférico colocando-o no fundo das redes da baliza Unionista à guarda de Tiago Velez. Ainda a equipa Ferroviária estava a tentar recompor-se e atinar com as marcações defensivas, quando Luís Silva dois minutos depois, eleva a contagem para 2-0. Com esta impetuosidade inicial da equipa Leonina e o desacerto do bloco defensivo Unionista nos golos sofridos, começava a pairar no Jácome Ratton, uma tarde de goleada. Mas foi "sol de pouca dura"! Com o decorrer do tempo, Tiago Velez lá se recompôs e começou a anular as investidas Sportinguistas com boas e oportunas intervenções. Mais estabilizada e com um maior acerto nas marcações defensivas, o União lá começa a equilibrar a contenda e a acercar-se da baliza de Fábio Guerra com mais frequência e com maior perigo. Quanto ao Sporting de Tomar, entrar de rompante a vencer por dois a zero, fez-lhe mal pois ao invés de assentar o seu jogo, fazer o adversário correr atrás do "prejuízo", desorientando-o e obrigando-o a cometer mais erros defensivos, continuou na mesma toada de parada e resposta facto que a turma de Miguel Jerónimo agradeceu porque era aquele tipo de jogo que lhe convinha fazer. Percebendo que a turma orientada por Nuno Lopes, continuava a jogar um hóquei "agitado e nervoso" propício a jogadas de contra ataque por parte da sua equipa, o técnico Unionista começa por rodar a equipa e a colocar um avançado mais descaído na meia pista sportinguista. Desta atitude atrevida o União cresce, torna-se mais perigoso e com duas seticadas do meio da pista, aos 19 e 23 minutos, Pedro Brazete faz o gosto ao stick e empata a partida. E é com 2-2 no placard, que as equipas recolhem aos balneários uns mais satisfeitos do que os outros mas com o resultado a aceitar-se perfeitamente.

Resultado ao intervalo 2-2
 
Foto: Sérgio Marques

A segunda parte pode-se dizer que foi mais intensa tendo a turma forasteira entrado melhor no jogo. E, não fora o guardião leonino estar bastantes furos acima do que tinha rendido na primeira parte, a coisa poderia ter assumido outros contornos. Mais atrevido, perigoso e objectivo durante os seis minutos da etapa complementar o União foi a melhor equipa em ringue. É precisamente à passagem do sexto minuto que Nuno Domingues, numa incursão pela direita do seu ataque, chega ao terceiro golo colocando novamente os da casa em vantagem. No minuto seguinte uma grande penalidade a castigar uma falta ao avançado leonino poderia ter sido o momento de viragem do jogo só que a não concretização do lance deixava tudo em aberto. E a adrenalina aumentou quando 30 segundos depois a equipa de arbitragem sanciona uma grande penalidade que David Vieira converte com alguma felicidade pois Fábio Guerra defendeu mas caprichosa e vagarosamente a bola transpôs a linha final. Estava feito o terceiro golo, relançada a partida e também a incerteza do vencedor. Contudo, ainda faltavam dezoito minutos para o final da contenda e restava perceber se era o Sporting de Tomar que caía animicamente ou se era o União F. Entroncamento que tinha fôlego para manter a toada e a cadência do jogo. Lentamente e apesar de Miguel Jerónimo ter rodado o seu plantel para poder jogar de igual para igual o resto do tempo que faltava, isso não lhe foi possível, o Sporting de Tomar foi à medida que o tempo ia avançando, tornando-se física e animicamente mais forte, mais lúcido e mais consistente. A equipa forasteira mesmo sem baixar os braços, acabou por ir baixando de velocidade e discernimento, facto que lhe custou mais dois golos obtidos por Gonçalo Santos a carimbar mais uma vitória para o clube Nabantino que assim continua na liderança da sua série.

Resultado Final: Sporting de Tomar 5 - União F. Entroncamento 3
 
Foto: Sérgio Marques

Podemos dizer que o resultado se ajusta num jogo em que apesar da equipa caseira andar um pouco à "deriva" não se deixou surpreender por um União lutador, que sabe atacar mas tem no sistema defensivo a sua maior debilidade.

Quanto à equipa de arbitragem constituída por Rui Taborda, Carlos Fagulha e Ana Pereira da A.P.Ribatejo não tiveram um trabalho fácil uma vez que a linha que separa o "atirar-se para a piscina" e a falta de facto, muitas vezes é de difícil juízo na hora. Facto que levanta sempre alguma contestação. No entanto, o critério usado na avaliação destas faltas foi exactamente o mesmo para as duas equipas facto que não foi pelo trabalho dos árbitros que uma equipa ganhou, e a outra perdeu. Por isso, nota positiva.

A equipa do Sporting de Tomar alinhou da seguinte forma: Renato Rodrigues (gr); Nuno Domingues, Gonçalo Santos; João Lomba; Hernâni Diniz; Dário Santo; ; Ivo Silva; Luís Silva; David Costa e Fábio Guerra (gr).

A equipa do União F. Entroncamento alinhou da seguinte forma: Tiago Velez (g.r.);Pedro Vitorino; David Vieira; João Capitolino; Bruno Pereira; Bruno Carvalho; André Silva; João Mendes; Pedro Brazete e Luís Santos.

Crónica: J.C.

Sem comentários: