quarta-feira, 17 de outubro de 2012

COSTA PEREIRA: AS RAZÕES DA SAÍDA DE SANTA CITA

Costa Pereira que chegou a Santa Cita no inverno passado foi um dos esteios da equipa na 2ª volta, tendo contribuído para esse bom desempenho. Com vários convites no início da presente temporada acabou por ficar por terras Ribatejanas como o próprio fez questão de mencionar numa entrevista concedida e este espaço. Na semana antes do início da prova Costa Pereira abandona o clube a par de Alexandre Andrade e João Filipe Silva. À Rádio Cidade de Tomar, o treinador da equipa Luís Miguel Cunha justificou a sua saída com motivos familiares. O Cartão Azul foi até Oeiras ao encontro de Hugo Costa Pereira para tentar saber os motivos que levaram o jovem guarda-redes a abandonar o clube.
CA – Bom dia. O que motivou a saída de Santa Cita na semana de inicio de campeonato e depois de na pré-temporada teres recusado convites de equipas da I Divisão como por exemplo o Sporting CP?
CP – Bom dia, antes de mais obrigado por ter esta oportunidade de uma vez por todas esclarecer com a verdade os acontecimentos que levaram a que três atletas saíssem do Santa Cita. Na realidade no passado mês de Julho deste ano, fim da época passada, a direcção do clube e eu, chegámos a um acordo, que constava num valor respectivamente de vencimento e deslocações mensais. Foi me dito e também acordado que ficaria isento de qualquer responsabilidade a nível de transporte e despesas mensais nas viagens diárias. A época começou a 30 de Agosto, e, para meu espanto, desde o acordo com o Santa Cita até á data de início de época, não tive qualquer contacto por parte do clube com dados concretos relativamente á viatura que supostamente iria transportar três atletas, eu, o Alexandre Andrade e João Filipe. Confrontei o Sr. Rui Pedro Cunha com o sucedido, e foi-nos pedido compreensão, mas o clube ainda não tinha encontrado solução. A época inicia e provisoriamente o clube pôs á disposição uma carrinha de 7 lugares. O tempo foi passando a direcção reuniu e chegou á conclusão que aquele transporte era insustentável uma vez que despendia de muito dinheiro em combustível e portagens. Quero também salientar que diariamente após o treino a nossa preocupação era se realmente havia dinheiro para chegarmos a casa, e muitas vezes aconteceu que tivemos que ser nós, a pôr do nosso dinheiro. Ao final de um mês, Setembro, o Sr. Rui Pedro Cunha procurou-nos e apresentou uma outra proposta. Esta, completamente irreal, largamente abaixo do que primeiramente nos foi dito. Para nossa surpresa foi nos traçado um panorama que não nos deixou alternativa senão abandonar o clube. Este mesmo senhor foi o primeiro a equacionar a hipótese de “seguirem as vossas vidas, sem que nós lhes cortemos as pernas…!”. Pois bem, estávamos então a uma semana do começo de um campeonato, e o clube depois de se ter comprometido com uma palavra voltou atrás falhando redondamente com o que á partida estava estipulado. 
Mais grave:
Prontamente informámos o clube que não estavam reunidas as condições para continuarmos a representar o mesmo, e a partir daqui, veio ao de cima a pobreza de valores e a falsidade de homens que nós amantes da modalidade não precisamos.

A verdade é que o Alexandre Andrade para poder seguir a sua vida teve que pagar a transferência ao clube, a verdade é que tanto eu como o João Filipe temos dinheiro a receber da época passada, a verdade é que o Santa Cita não tendo condições mínimas financeiras para sustentar um plantel está claramente a prejudicar jovens atletas. É lamentável observar as afirmações feitas pelo Sr. Rui Pedro Cunha a um site na internet dizendo que fomos nós que viramos as costas ao clube, inclusivamente tendo alegado que o meu afastamento foi devido a motivos familiares! É triste, e estou amargamente desiludido pela forma como fui tratado.
Para terminar entrei em contacto com o Sr. Rui Pedro Cunha há poucos dias para saber como estava relativamente ao dinheiro que o clube esta em divida para comigo, e foi-me dito ”..tenha paciência, mas eu não tenho dinheiro!

Foto: ACP Photo

CA – Esta época vai ser de paragem e total dedicação à vida profissional, ou vamos ver o Costa Pereira a defender outro emblema?
CP – Neste momento não tenho nada em vista a nível desportivo e o facto desta situação ter acontecido numa altura em que os planteis estão fechados e porque não estou libertado do Santa Cita, estou simplesmente focado com a minha vida profissional.
CA – Depois desta passagem de cerca de 6 meses pelo Ribatejo e por Santa Cita que comentários te apraz fazer sobre o clube e sobre o hóquei do Ribatejo?
CP – Sobre o clube estou muito triste para tecer algum comentário, mas obviamente que fiz amigos e esses lá estarão para sempre, assim como os sócios e simpatizantes que sempre apoiaram a equipa. Quanto ao hóquei Ribatejano foi uma experiência curta mas a competitividade que existe permitiu-me crescer como jogador e sem dúvida que tem muitas condições para continuar a evoluir.
CA – Quais as tuas previsões para o desempenho das equipas do Santa Cita, SC Tomar, União FE e J. Ouriense?
CP – Tanto o Santa Cita como o Entroncamento já demonstraram argumentos de qualidade para fazerem uma boa prova esta época, o Tomar assume-se como um candidato sério á subida de divisão, e o Ourém que se estreou como uma excelente vitória neste fim-de-semana, demonstrou argumentos para que regresse ao mais alto nível porque o hóquei precisa.
CA – Hugo, obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade para com o Cartão Azul e fica o espaço à disposição para alguma mensagem que queiras deixar aos visitantes do Cartão Azul.
CP – Caro Francisco Gavancho, desde os quatro anos de idade que abracei a modalidade de Hóquei em Patins, e passado 20 anos de carreira que me orgulho, não há dirigente algum neste país ou qualquer clube que lesem o meu amor pelo hóquei!
O orgulho que tenho pelos títulos conquistados até agora, são motivos suficientes para lhe agradecer a forma como me tem tratado na 1ª pessoa e a forma como trata o hóquei nacional e em particular o hóquei ribatejano.
Obrigado mais uma vez pela oportunidade que me deu para esclarecer nomeadamente os meus amigos que tenho no Ribatejo. Sempre Ao seu dispor. Grande Abraço
Costa Pereira

Sem comentários: