segunda-feira, 15 de outubro de 2012

VITÓRIA JUSTA NUM MISTO DE EXPERIÊNCIA E JUVENTUDE

O Jácome Ratton foi palco do jogo que opôs o SC Tomar e o GD Sesimbra a contar pra a 2ª jornada do Nacional da II Divisão Sul. Um jogo que colocava frente a frente dois históricos do hóquei patinado português e que vinham de resultados diferentes na 1ª jornada, com o Sesimbra a perder em casa frente à AD Oeiras e o SC Tomar a sair vitorioso da deslocação a Nafarros.

Foto: T.M. Fotografia

Num jogo dirigido por João Duarte e Hélder Fernandes de Lisboa, as equipas alinharam da seguinte forma:
  • SC Tomar: Fábio Guerra (gr), Nuno Domingues, Ivo Silva, João Lomba e Gonçalo Santos ©
Suplentes: Daniel Leal (gr), Pedro Vitorino, David Costa, Dário Santo e Luís Silva
Treinador: Nuno Lopes
  • GD Sesimbra: Bruno Carapinha, Mário Conceição ©, Eduardo “Ginga” Marques, Luís Pinhal e Mário Correia
Suplentes: Alexandre Maricato, André Casaca, Bernardo Pinhal, André Domingos e Bruno Fuzeta
Treinador: Eduardo “Ginga” Marques

Foto: João Flores

O SC Tomar entrou como lhe competia, tentando ganhar ascendente, mas a ter pela frente uma equipa adulta com Mário Conceição ao leme e Ginga a imprimir velocidade, velocidade essa que aliada à da equipa Nabantina tornou o jogo bastante rápido. Com 16’20’’ para jogar e depois de uma jogada em que Ginga caiu na área Leonina tendo ficado a pedir falta, o SC Tomar parte em velocidade e num jogada de envolvimento Ivo Silva inaugura o marcador (1-0). Ainda se festejava no Pavilhão quando Luís Pinhal vê o cartão azul por protestos. Gonçalo Santos chamado à marcação do livre directo fazia o 2-0, tinham decorrido apenas 07’’ desde o 1º golo.

O Sesimbra não baixou os braços e continuou a jogar taco-a-taco e não foi de estranhar que reduzisse a vantagem volvidos 5’ numa seticada de meia distância de Mário Correia, onde Fábio Guerra não fez tudo ao seu alcance, acabando por ficar mal na fotografia. O jogo decorria equilibrado com oportunidades em ambas as balizas e a 10’04’’ do intervalo seria a vez de Gonçalo Santos ver o cartão azul por derrube a Bernardo Pinhal. Mário Conceição na marcação do livre directo faz uma “maldade” a Fábio Guerra e numa execução primorosa empata a partida 2-2. Até ao intervalo e apesar de um leve ascendente do Sesimbra o resultado não voltaria a sofrer alterações.

Intervalo: SC Tomar 2  -  GD Sesimbra 2  (Faltas: 6 – 3)

Foto: T.M. Fotografia

Os verde e brancos vieram do intervalo dispostos a inverter os acontecimentos do jogo e alterar o resultado a seu favor e voltaram a ter mais bola e a pressionar alto, mas numa jogada de grande nível de Mário Conceição a seticar cruzado e Fábio a defender para o lado, onde apareceu um adversário a seticar para a baliza aberta, mas Fábio com uma defesa “do outro mundo” (como que a compensar, o erro no 1º golo) a evitar que o Sesimbra se adiantasse no marcador. O jogo continuava aberto e podia cair a qualquer momento para qualquer equipa, e nesta fase Fábio Guerra foi decisivo pois opôs sempre com classe às “investidas” adversárias. Seria numa jogada rápida que Ivo Silva viria a desempatar a partida (3-2) com uma emenda à boca da baliza.

Com o SC Tomar em vantagem, o Sesimbra continuou à procura dos primeiros pontos neste Nacional, e com Mário Conceição a pautar toda a manobra da equipa o Sesimbra ia causando calafrios ao último reduto Leonino. O SC Tomar por seu turno dava a sensação de apesar da margem mínima tinha o jogo controlado e atacava pela certa e nesse aspecto Ivo Silva era um “diabo" à solta.

Foto: João Flores

Foi preciso esperar pelos últimos dois minutos para se voltar a gritar golo no Jácome Ratton. Gonçalo Santos é derrubado na área adversária e o próprio Gonçalo na marcação da respectiva grande penalidade aproveita para elevar para 4-2. 14’’ volvidos seria de novo Ivo Silva a concluir um contra ataque conduzido por João Lomba. Com 01’11’’ o resultado não voltaria a sofrer alteração, e o SC Tomar somava mais 3 pontos e é um dos lideres da zona Sul.

Final: SC Tomar 5  -  GD Sesimbra 2  (Faltas: 8 – 3)

Vitória justa do SC Tomar que acabou por saber aproveitar as oportunidades criadas, e que apresenta uma equipa que “mistura” muito bem a juventude e a experiência e com Ivo Silva a ser o desequilibrador, mas onde Luís Silva e Dário Santo que cada vez mais estão integrados na área poderão assumir esse papel noutras partidas. O GD Sesimbra mostrou uma equipa muito certinha onde também a juventude e a experiência andam de mãos dadas e com Mário Conceição a ser o cérebro da mesma, uma equipa que apesar das duas derrotas irá certamente fazer um campeonato tranquilo.

Foto: T.M. Fotografia

A dupla de arbitragem que viajou de Lisboa acabou por fazer uma actuação de bom nível, apesar de algo contestada por ambas as partes em alguns lances, no entanto acompanharam sempre de perto os lances, tendo estado bem técnica e disciplinarmente.

Sem comentários: