terça-feira, 30 de outubro de 2012

UNIÃO VENCE EM VALADO DE FRADES COM INTEIRA JUSTIÇA

O União do Entroncamento provocou uma das surpresas senão a maior surpresa nesta jornada ao vencer em Valado de Frades um dos lideres da prova o BIR por 6-3.

Foto: União FE

Num encontro onde se esperava que o conjunto de Hélder Coelho mantivesse a invencibilidade foi a equipa do Entroncamento a deixar no Pavilhão de Valado de Frades uma imagem muito diferente daquela que mostrou até agora. A equipa orientada por Miguel Jerónimo mostrou personalidade e muita coesão numa primeira parte onde a forma como defendeu acabou por criar as condições para partir para a primeira vitória no campeonato. O BIR assumiu desde cedo as despesas do jogo perante um União expectante a dar a iniciativa ao adversário apostando no contra ataque como principal arma para chegar à baliza do BIR. Estavam decorridos 8 minutos quando o União beneficia de uma GP que David Vieira não desperdiça. Este revés espicaçou ainda mais o conjunto local e dois minutos depois beneficia de uma GP que não aproveita. E seria Bruno Carvalho a aumentar a vantagem para o União no minuto seguinte, para desespero do conjunto da casa. Com o União a defender de forma quase eximia, o BIR nunca teve arte ou engenho para ludibriar a defesa unionista. E seria novamente o União a chegar ao golo, faltavam 7 minutos para o intervalo, com João Capitolino a dar o melhor seguimento a um contra ataque, a arma utilizada neste jogo pelo conjunto forasteiro. Marcelo Rocha a 3 minutos do descanso não aproveita, mais uma vez um LD, mas Rafael Monteiro no minuto final desta primeira parte acaba por reduzir para 1-3 ao concretizar um LD a castigar a 10.ª falta Unionista.

A segunda parte só confirmou o bom jogo defensivo que o União mostrou neste encontro. O BIR a ter que assumir as despesas de jogo mas a ter dificuldades em encontrar alguém que conseguisse furar a defesa unionista. Com a equipa local a sentir o jogo a fugir, acabou por mostrar debilidades fruto da ansiedade em procurar a baliza de Velez, seria o União a dar praticamente a machadada final no jogo com Capitolino a fazer mais dois golos no espaço de um minuto aumentando para 5-1 estavam decorridos 10 minutos deste segundo período. Sem soluções a formação do BIR desesperava para virar o resultado, mas Vélez a cada chamada respondia de forma sublime, deixando os avançados de Valado de Frades em “estado de sitio”.
 
Foto: Carlos Emídio Martins

Marcelo Rocha ainda deu alguma esperança ao reduzir para 3-5 através de uma GP e um LD, e tudo poderia ser diferente se Marcelo Rocha e Nuno Ricardo concretizam o LD e uma GP que dispuseram, mas a tarde desacertada dos avançados do BIR, somado à pontaria na hora da verdade dos Unionistas acabariam por definir esta partida. André Silva acabaria por fixar o resultado final a 9 minutos do final da partida através de um LD a penalizar a 10.ª falta da equipa local. Até ao apito final seria ainda o União desperdiçar dois LD, numa fase onde o BIR já não tinha o discernimento para inverter a história do jogo.

Vitória que assenta que nem uma luva ao União que mostrou consistência defensiva, onde Tiago Velez esteve a um nível que ainda não tínhamos visto esta época, e o capitão Bruno Carvalho acabou por ser o tampão de uma defesa de betão pelo que jogou e fez jogar. Na frente João Capitolino a jogar com muito espaço aproveitou bem as oportunidades que lhe foram concedidas e André Silva é cada vez mais uma certeza neste conjunto liderado por Miguel Jerónimo. No que toca ao BIR, entrou neste jogo ciente da pressão de estar na liderança deste Campeonato acabando por ser traída pela ansiedade de um conjunto ainda jovem e que mostrou alguma ingenuidade na forma como muitas vezes abordou a defesa contrária, sendo aí talvez onde a equipa de Hélder Coelho tenha claudicado neste encontro. A formação de Valado de Frades que de ano para ano tem deixado uma imagem de uma equipa aguerrida e com um hóquei bem delineado, não saiu diminuída deste jogo, e vai ser certamente um dos conjuntos mais fortes neste Campeonato. Simplesmente no Sábado, tudo saiu bem ao União e quase tudo saiu mal ao BIR.

BIR (3): João Mecelino (gr), Pedro Vieira, Pedro Delgado, Nuno Ricardo, André Ramos, Rafael Monteiro (1), Marcelo Rocha (2), João Sousa, Rui Inácio e Nuno Peça (gr)
Treinador: Hélder Coelho

UFE (6): Tiago Velez (gr), Bruno Carvalho (1), Pedro Brazete, João Capitolino (3), David Vieira (1), Bruno Pereira (1), André Silva (1), João Mendes, Filipe Brizida e Luís Santos (gr)
Treinador: Miguel Jerónimo

Crónica: Carlos Emídio Martins - Plurisports
Titulo: Cartão Azul

Sem comentários: