domingo, 10 de março de 2013

A UM PONTO DE SEREM CAMPEÕES E FAZER HISTÓRIA

O Marítimo SC está a um ponto apenas de se sagrar campeão nacional da III Divisão, sucedendo assim ao Alcobacense CD. Na penúltima jornada a equipa de José Júlio Soares arrancou um empate sofrido (5-5) em Marrazes frente ao AC Sismaria e remeteu tudo para a ultima jornada no Pavilhão Sidónio Serpa no jogo com o CART Taipense.

Foto: Simão Loureiro

Ciente que a vitória frente à equipa do AC Sismaria garantia praticamente o título a equipa Açoriana entrou forte e a tentar resolver cedo a contenta a seu favor, mas deparou com um adversário de valor com jogadores de qualidade e bem orientado, mas apesar disso Bruno Botelho inaugurou o marcador na marcação de um livre directo, que teve a origem num cartão azul mostrada a um jogador da equipa da Estação, resultado com que se chegou ao intervalo.

Na 2ª parte a equipa de Francisco Mendes veio com “ganas” de dar a volta ao marcador e chega ao empate. Volvidos dois minutos o Sismaria adianta-se no marcador e dá rosto ao melhor hóquei que estava a praticar. O Marítimo a jogar algo nervoso e a acusar a responsabilidade do jogo chega de novo ao empate através de Bruno Botelho na marcação do livre directo correspondente à 10ª falta da equipa da casa.

O equipa do Sismaria não acusou o empate e jogando o que nos habituou durante a fase regular na III Centro consegue num curto espaço de tempo chegar ao 4-2, para desespero da equipa Açoriana que a perder por dois golos de diferença tinha 10 minutos para tentar sair de Marrazes pelo menos com um ponto ou quiçá mesmo com a vitória, e Carlos Guimarães numa grande penalidade provocada pelo “keeper” local e que lhe valeu o cartão azul reduz para 4-3.

A equipa de Francisco Mendes voltou a não acusar o golo e mantendo a mesma velocidade e com rápidas transacções chegou ao 5-3 através de Orlando Fernandes faltavam 2 minutos para o final. Pensou-se que o jogo estava terminado mas a equipa da Calheta na Ilha de São Miguel desejava levar para os Açores nem que fosse um ponto mantendo assim a invencibilidade e Carlos Guimarães reduz para 5-4 para o inevitável Bruno Botelho fazer o empate 5-5, numa picadinha ao guardião adversário. Antes do apito final a equipado Maritimo dispõe de um livre directo correspondente à 15ª falta da equipa da casa, mas desta feita Bruno Botelho não consegue bater o guarda-redes adversário.

Final: AC Sismaria 5  -  Marítimo SC 5

Empate que se aceita num bom jogo de hóquei e onde a equipa do AC Sismaria provou que não chegou a esta fase por acaso e por que razão venceu “sem apelo nem agravo” a zona Centro. A equipa do Marítimo têm o mérito de nunca ter baixado os braços e a acreditar sempre que podia sair do Continente com pontos e não foi fácil pois jogar perante uma excelente equipa depois de 4 horas de sono saindo de Ponta Delgada por volta da 02:00 h da madrugada e chegado a Lisboa por volta das 05:00h da manhã devido ao mau tempo que se fazia em S. Miguel, juntamente com um problema técnico da parte do avião, este empate acaba por saber a vitória.

Na última jornada a equipa do Marítimo SC recebe no seu reduto o CART Taipense bastando apenas um empate para se sagrar campeão nacional e acrescentar uma página de ouro e inédita ao historial do clube da Ilha de São Miguel nos Açores. De salientar que na 1ª volta a equipa do Marítimo venceu por 2-7 o CART.

Sem comentários: