domingo, 24 de março de 2013

CINCO CONTRA CINCO E, NO FINAL GANHA LISBOA

Podemos pegar na ideia do lendário internacional inglês, Gary Lineker, que afirmava que «o futebol são onze contra onze e, no final, ganha a Alemanha» e transportar para os dois últimos Torneios Inter Regiões e afirmar que «o hóquei são cinco contra cinco e, no final ganha Lisboa», e assim aconteceu esta tarde no Municipal da Mealhada e Lisboa sagrou-se bi-campeã.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

A equipa Alfacinha repetiu o feito do ano passado e saiu da Capital dos Leitões com o 1º lugar na algibeira. No jogo da final frente à equipa da casa, curiosamente a mesma que havia defrontado na noite de ontem e perdido por 2-1, demonstrou ser a melhor equipa em prova venceu por 2-0. Sob a batuta de Gonçalo Nunes, a equipa de Fernando Luís inaugurou o marcador com pouco mais de 5' minutos para jogar na 1ª parte. Antes do intervalo aumentou para 2-0. A demonstrar mais maturidade que o adversário a selecção de Lisboa controlou bem o 2º tempo, deixou correr o cronometro e aumentar a ansiedade dos Aveirenses que não conseguiam contariar o adversário e assim chegou o final e a vitória no Torneio.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Para o 3º e 4º lugar, Minho e Alentejo que havia perdido frente aos finalistas durante a manhã, em jogos que se por um lado o Minho foi derrotado por Aveiro (4-2), o Alentejo, equipa sensação da prova jogou de igual para igual com Lisboa e não fosse Paulo Rainha, qual Luís Matos "tirar um penalty da cartola" e o resultado poderia ter sido diferente do 3-2 final favorável a Lisboa. Mas no jogo propriamete dito, acabou por ser muito equilibrado, com o Minho a tentar "vingar" a derrota da fase de grupos. A equipa Alentejana inaugurou o marcador, mas o Minho que não acusou o golo sofrido viria a empatar antes do intervalo. A 2ª parte manteve o mesmo cariz com a equipa de Quim Zé a tentar a vitória num jogo mais apoiado e pensado ao passo que a equipa de Mané Castilho em jogo mais directo tentava chegar à vantagem. Seria a equipa do Minho a conseguir o golo da vitória a pouco mais de 5 minutos para o final e assegurar o ultimo lugar do pódio. A equipa Alentejana conseguiu a melhor classificação de sempre, o 4º lugar, mas fica um amargo de boca, pois os "moçoilos" de Mané Castilho mostraram hóquei para estarem no minimo na final.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

O jogo de atribuição do 5º e 6º lugar, trouxe um "cliente" pouco habituado a este tipo de jogos, ou seja o Porto que geralmente acaba em lugares do pódio, a jogar contra Leiria, uma partida algo monotona, com os jogadores a cumprir calendário. O intervalo chegou com um nulo no placard e só na segunda parte e apenas e só por uma vez se gritou golo e com sotaque nortenho. O Porto garantiu a 5ª posição, uma das piores senão apior classificação de sempre, ao passo que Leiria com este 6º lugar fica também algo abaixo do que nos tem habituado nestes torneios.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Ribatejo e Setubal disputaram o 7º e 8º lugar, e a equipa de Setúbal entrou melhor e chegou à vantagem, mas a equipa Ribatejana à procura da 1ª vitória no Torneio chegou ao empate. Setubal continuou a aaproveitar os erros da equipa de João Santos e chegou de novo à vantagem, vantagem que seria anulada pela equipa Ribatajana, mas que Setubal teimosamente voltou a alterar e chegou ao intervalo a vencer por 3-2. A 2ª metade da partida trouxe apenas um golo, golo esse para a selecção da Leziria, e com 3-3 chegou o fim do tempo regulamentar. O prolongamento de 5 minutos dividido em duas partes de 2 minutos e meio sem intervalo não trouxe nada de novo e seria da marca de penalti que o Ribatejo mais eficaz conseguiu a vitória e a 7ª posição.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Para atribuição do 9º e 10º lugares, Açores e Coimbra defrontaram-se num jogo aberto onde não havia nada a perder, apenas o fugir ao ultimo lugar. Entrou melhor Coimbra que se foi distanciando no marcador, mas sempre com a equipa Insular inconformada e a correr atrás do prejuízo, mas sem conseguir fazedr frente à melhor "performance" adversária. A  2ª parte e com Diogo Brantuas a dar hipoteses a todos os seus atletas de jogarem, foi a equipa de Herberto Resendes a ser melhor em pista e a levar a incerteza do resultado até ao final. Vitória de Coimbra por 6-5 num jogo agradável de se assistir e onde ficou provado mais uma vez que se os atletas Açorianos tivessem uma competição igual à dos atletas Continentais "outro galo cantaria" e outra classificação surgiria.

Para finalizar fica o cinco ideal desta 37ª edição do Inter-Regiões
  • Tiago Rodrigues (GR) - AP Aveiro
  • Gonçalo Nunes - AP Lisboa
  • Rafael Lourenço - AP Lisbos
  • Hugo Barata - AP Porto
  • Gonçalo Meira - AP Minho

Nota de rodapé para o excelente trabalho de José Santos - SódesportoTv e Paulo Maia - Indoor.pt que levaram a todo o mundo via internet os jogos da Torneio, num trabalho exaustivo que comprova o seu profissionalismo e que muito agradou a quem gosta de hóquei, e que muito me ajudou na feitura das crónicas. O meu abraço e um sincero bem-haja. 

Sem comentários: