sábado, 23 de março de 2013

INTER-REGIÕES "MEALHADA 2013" - DIA 2

E ao 2º dia de prova podemos dizer que a Açorda e as Migas passaram a fazer parte do dia a dia Bairradino.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Começando pelo Grupo A onde Minho, Alentejo lideravam depois das vitórias na 5ª feira, a manhã do dia seguinte juntou exactamente essas duas selecções de manhã com a equipa Alentejana a entrar a perder, mas a chegar ao empate. Os Minhotos que são apontados como um dos favoritos aos lugares cimeiros voltaram à liderança, mas os "moçoilos" de Mané Castilho antes do intervalo e numa jogada de puro contra-ataque chegam ao empate. A 2ª parte revelou uma equipa Alentejana, madura, mais perigosa e a colocar os jovens do Minho em "palpos de aranha" e o terceiro golo é disso prova: Ainda reagiu a equipa de Quim Fonseca que chegou ao empate e com ele o "canto do cisne" pois o Alentejo embalou para o 6-3, tendo ao Minha minimizado os "estragos" ao reduzir para 6-4. Vitória justa da AP Alentejo.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

O outro jogo deste grupo colocou em pista Coimbra (que havia sido derrotada pelo Minho por 10-0 na noite anterior) e o Porto que fazia a sua estreia na prova. A equipa do Porto inaugurou o marcador, num jogo até aí equilibrado e que continuou até aos 10´quando um jogador de Coimbra viu o cartão azul, numa jogada atrás da baliza adversário, numa decisão rigorosa de Cláudia Rego que deixou a equipa do Porto a jogar em power-play, pois não aproveitou o livre directo. Depois chegou uma grande penalidade a favor do Porto que Bárbara Serpa se opõs com classe, vendo depois a bola entrar na baliza a seguir uma série de ressaltos, e assim sendo Diogo Brantuas viu cair por terra as ambições para esta partida. Com a parte mais dificil conseguida o Porto embalou para o 4-0 com que se chegou ao intervalo. A 2ª parte e perante uma equipa de Coimbra que nunca "atirou a toalha ao chão" e conseguiu um parcial de 2-1, insufuciente no entanto para pontuar, mas suficiente para deixar uma imagem bem diferente da noite anterior. A equipa de Hélder Antunes com a vitória de 5-2 acabou por justificar a mesma, mas demonstrou algumas lacunas que não se costumam observar nas equipas da AP Porto.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Os jogos da noite trouxeram um Porto vs Alentejo e a equipa nortenha foi a primeira a marcar num jogo equilibrado e com ambos os conjuntos a procurar os pontos em disputa. Antes do intervalo a equipa Alentejana tem uma soberana oportunidade para empatar, mas desperdiça a grande penalidade. O 2º tempo e com o cronómetro a "galopar" para o final, e com o jogo equilibrado á imagem do 1º tempo, seria o Alentejo a chegar ao 1-1. Não demorou muito tempo e o Porto volta á liderança do marcador, mas o Alentejo e na marcação de uma grande penalidade chega ao empate, e já dentro do ultimo minuto a equipa de Mané Castilho consegue a reviravolta no marcador (3-2) e a conquista dos 3 pontos e assim sendo o 1º lugar no Grupo A e a presença nas meias-finais. O Porto acabou por ser surpreendido pela garra, entrega e abnegação Alentejana, tem agora frente ao Minho o jogo do "mata-mata" pois garantidamente um dos crónicos favoritos vai ficar fora das meias-finais de Domingo.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Para finalizar os jogos do Grupo A, Ribatejo e Minho defrontaram-se vindo ambos de derrotas frente ao mesmo suspeito, o Alentejo. Entrou melhor a equipa Ribatejana e Tiago Rodrigues depois de falhar uma grande penalidade, inaugura o marcador. O Minho que jogava "sob brasas" chega ao empate antes do intervalo. Aos 5' da 2ª parte o Minho adianta-se no marcador e foi preciso esperar pelos 2' finais para ver o Minho confirmar a vitória por 4-1. Vitória justa da equipa do Minho perante um Ribatejo que teima em não se encontrar e que certamente irá discutir com Coimbra o ultimo lugar do grupo.

Foto: Pedro Alves - MundoOk

No Grupo B o 1º jogo da manhã colocou frente a frente a equipa da casa (Aveiro) e os Açores, com a equipa Insular a dar boa réplica à equipa de Paulo Barreira, que marcou cedo, mas só perto do intervalo conseguiu o 2º golo, no entanto nesta 1º parte referência para o festival de bolas aos ferros enviados pelos Aveirenses. A 2ª parte acabou por ser a continuação da 1ª com Aveiro mais pressionante e a equipa Açoriana a tentar contrariar essa superioridade e a demonstrar boas transições de bola e velocidade e técnica dos seus atletas, que caso o Campeonato Açoriano tive a competitividade dos Campeonatos Continentais e certamente teriam outra palavra a dizer. Vitória justa de Aveiro por 5-0 que demonstrou qualidade e várias opções para enfrentar os diferentes tipos de jogos.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Lisboa apontada como o grande favorito à vitória entrou da melhor forma e venceu por 8-2 uma selecção de Setúbal esforçada mas a cometer erros que em competição se pagam caros. Os Lisboetas ao intervalo venciam por 4-0 e a 2ª parte jogada numa toada mais calma e com o técnico Fernando Luís a fazer rodar os seus atletas. Setúbal depois da derrota na quinta feira frente a Aveiro por 5-1, averbou a 2ª derrota.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

O primeiro jogo da noite trouxe consigo uma goleada das antigas com a equipa de Lisboa a presentear a sua congénere Açoriana com 21-0. Cedo se notou a diferença de andamento e as boas indicações dadas pela equipa de Herberto Resendes de manhã foram totalmente "abafadas" por uma equipa Lisboeta a jogar sempre em pressão, com velocidade e que ao intervalo já vencia por 9-0. O 2º tempo confirmou o que se passou na 1ª parte e o avolumar do resultado foi disso consequência. Apesar da pesada derrota a equipa Açoriana continua a mostrar que é um dos melhores conjuntos Insulares que passou por este certame.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Aveiro encerrou a 2ª jornada do Grupo B e venceu confortavelmente Leiria por 7-0, resultado que não deixa qualquer duvida quanto á melhor equipa é pista e que garante a presença dos Aveirenses nas meias-finais ficando o jogo com Lisboa para decidir quem fica na 1ª e 2º posição. Os pupilos de Paulo Barreira chegou ao intervalo a vencer por 5-0 e o 2º tempo apenas veio confirmar a melhor prestação da equipa da casa. Leiria que na 1ª jornada havia vencido o Açores por 6-0 irá lutar com Setúbal pela melhor classificação já que a ultima posição já está entregue aos Açores.

Sem comentários: