domingo, 31 de março de 2013

ACADEMIA SOBRE RODAS ONDE OS TEUS PATINS NÃO TIRAM FÉRIAS

Igor Alves e Pedro Borges são dois dos rostos do projecto “Academia sobre Rodas” que para além de dois workshops já realizou também um Torneio 3x3 denominado “Torneio sobre Rodas”. Com o lema “Os teus patins não tiram férias" e apostados na divulgação da modalidade este projecto tem tudo para “correr sobre rodas”. Fomos ao encontro de Pedro Borges para sabermos algo mais sobre esta iniciativa.
 

CA – Bom dia Pedro. Como surge este projecto?
PB – Bom dia! Antes demais, quero agradecer ao Cartão Azul pela oportunidade de podermos dar a conhecer melhor a “Academia sobre Rodas”. Este projecto surge após a formação da IZI-Solutions, uma empresa na área da organização de eventos e criada por mim, pelo meu cunhado Igor alves e pela minha mulher Sara Garcia. Estando a nossa família directamente ligada à modalidade de Hóquei em Patins, decidimos lançar a marca Academia sobre Rodas, a qual tem como principal objectivo, a organização de eventos desportivos, sociais e de lazer, predominantemente relacionados com a modalidade de Hóquei em Patins. Desta forma, não vem só preencher algumas lacunas no meio, mas também ajudar promover e desenvolver a modalidade.
CA – Quais os objectivos que se propõem atingir?
PB – Com a “Academia sobre Rodas” pretendemos em primeiro lugar, oferecer novos desafios e actividades, não só a todos os atletas de Hóquei em Patins, mas também, a todos os simpatizantes de práticas desportivas, tendo sempre como máximas a Segurança, Respeito, Inovação e Profissionalismo. Nesta 1ª fase, até ao final da época, lançámos o Programa “Um dia com…”, o qual será composto por 5 workshops para crianças dos 6-14 anos. Em cada um destes workshops, os praticantes terão a oportunidade de conviver e aprender com uma ou mais referências do Hóquei em Patins português.  Já realizámos 2, “Um dia com… Igor Alves” a 17 de Fevereiro e “Um dia com… Gonçalo Alves” a 10 de Março. Já temos os restantes 3 agendados, que serão em Abril, Maio e Junho. O Programa “Torneio sobre Rodas 3x3”, teve a sua 1ª Edição no passado dia 27 de Março, no Pav. Casa do Gaiato e pretendemos organizar a edição de Verão até ao final do 1º semestre de 2013. Finalmente, o Programa “Férias sobre Rodas – Verão 2013” já está em andamento e estamos perto de garantir junto das entidades responsáveis e patrocinadores as melhores condições para que este se realize. Até ao final de Abril, iremos apresentar oficialmente o Programa.  
 
 
CA – Depois dos workshops “Um dia com Igor Alves” e “Um dia com Gonçalo Alves” que conclusões se podem tirar?
PB – De um modo geral, têm sido as melhores. No 1º workshop estiveram presentes 15 atletas, neste segundo tivemos 18 dos quais 3 meninas. Tendo em conta que o número limite de inscrições são de 20 miúdos e que realizamos estas actividades durante o período de jogos dos atletas, não podíamos estar mais contentes. Temos bem definida a linha que pretendemos continuar a seguir e estamos a melhorar de workshop para workshop. Queremos acima de tudo, que estes dias sejam únicos e que os atletas participantes os recordem para sempre.  O nosso staff residente (Marco Lopes, Bernardo Salvador, Tiago Carvalho e André Pimenta) tem sido incansável, ajudando-nos em tudo desde a logística à parte técnica. A cumplicidade que também eles já criaram com os “nossos miúdos” é fantástica.  Podemos concluir que o nosso principal objectivo, está a ser alcançado. Os nossos primeiros convidados Igor Alves, o “Marinho” Rodriguez, o Gonçalo Alves e o André Pimenta foram excelentes anfitriões e os participantes adoraram. Somos uma família, já criámos uma cumplicidade enorme com os atletas e familiares e a prova disso é a vontade de todos em voltar a participar.
CA – Quais as próximas iniciativas?
PB – Como disse, anteriormente, no Programa “Um dia com…” estamos a tentar garantir junto da CM Loures uma data em Abril, apesar de já termos confirmado o nosso convidado. O 4º será no primeiro fim-de-semana de Maio e o 5º no primeiro de Junho. O “Torneio sobre Rodas – Verão 2013” será no final do mês de Junho e as “Férias sobre Rodas”, em príncipio na 2ª quinzena de Julho.
 

CA – Num altura de crise, como a que o país atravessa como se consegue cativar os participantes?
PB – Apesar de nesta fase, ser um projecto ainda amador, tentamos fazer tudo com o maior profissionalismo e rigor. Todos já fomos crianças, e tivemos (e temos!) os nossos ídolos desportivos. Sabe bem ter a oportunidade de conviver com eles e saber o que eles pensam, os conselhos que têm para nos dar, etc.  Nomeadamente no projecto “Um dia com..”, é isso que nós queremos proporcinar aos nossos “meninos”. Queremos encurtar essa distância entre eles e os seus ídolos. Queremos que convivam com as suas referências, que de outra maneira não seria possível. “Jogar futebol com o Marinho”, “Tentar marcar um LD ao Gonçalo Alves”, “Jogar Ping Pong com o Pimenta”, não é todos os dias possível. Obviamente, nunca descurando a parte técnica e desportiva, na qual os nossos convidados fazem os treinos específicos, de formar a melhorar a parte técnica dos participantes. Queremos que “imortalizem” estes momentos e, para isso, oferecemos em cada workshop um DVD personalizado do Evento, com videos de Apresentação, Entrevistas e outros, dos nossos convidados, as Fotografias do Evento e o Poster personalizado dos convidados para que os participantes recordem para sempre o dia que passaram na nossa companhia. Obviamente, que temos consciência das dificuldades económicas que o País atravessa. Sabemos do esforço que a maioria dos Pais dos nossos atletas (e temos 2/3 casos que são 2 irmãos a participar e 1 que são 3) e, por isso, temos em atenção todos os pormenores para estes dias sejam mesmo inesquecíveis e que valham a pena, não só na organização do mesmo como na escolha dos nossos convidados.
CA – Ainda sob a égide da crise, como se conseguem patrocinadores e qual o retorno que os mesmos esperam?
PB – Financeiramente, não temos nenhum patrocinador. O que temos são apoios e parcerias a nível de Logística em alguns Eventos. Criámos uma parceria com a secção autónoma de HP do SCP e, consequentemente, com a CM Loures para cedência das instalações e material de apoio técnico. Temos o apoio no Programa “Um dia com…” de algumas entidades, já ligadas ao Hóquei em Patins, Grupo FERPINTA, O Feliz e Casa da Sorte e, outras que se associaram ao Projecto: Ruderal, itsready e Allez – caetanos supporters club. O nosso trabalho começa a ter algum reconhecimento e, recentemente, criámos uma parceria com a Ekis – Equipamentos desportivos. A Ekis, assim como, a Academia sobre Rodas, somos 2 empresas pequenas mas que gostamos de trabalhar com profissionalismo e rigor. Como o responsável da Ekis disse “Gosto acima de tudo de apostar em pessoas…” e nós queremos associar-nos a marcas e entidades com credibilidade pois é essa linha que pretendemos seguir. Juntamente com a Ekis, lançámos a camisola Ekis/Academia sobre Rodas, a qual será apresentada no início da próxima semana. A maioria, apoia o nosso projecto por “carolice” e por acreditarem na nossa forma de trabalhar e nós, em contrapartida, tentamos promover e salvaguardar sempre os seus nomes em tudo o que fazemos, obviamente com as limitações dimensionais inerentes ao nosso projecto. De salientar, ainda, o importante apoio que os Blogs e Sitios de Informação, como o Cartão Azul, nos dão na promoção e divulgação, não só da Academia sobre Rodas, como da Modalidade.
 

CA – Realizaram há poucos dias inserido no projecto, um Torneio 3x3. Qual o balanço do mesmo, e se já está em mente a 2ª edição?
PB – O balanço foi bastante positivo, apesar de termos tido alguns imprevistos de última hora. Estávamos preparados para receber mais algumas equipas mas para primeiro torneio ficámos bastante satisfeitos. Correu tudo bem, o feedback que recebemos por parte dos participantes foi óptimo e dá-nos motivação para continuar. Teremos de corrigir alguns pontos e estamos sempre abertos a todo o tipo de críticas, para que cada vez mais os nossos eventos sejam à medida dos participantes. O próximo Torneio será no final de Junho, aquando do fim da época desportiva. Realizar-se-à no Pav. José Gouveia, o qual nos oferecerá outras condições de orçanização e logística. 
CA – Pedro agradeço a tua disponibilidade e deixo o espaço aberto para alguma mensagem que queiras enviar aos visitantes do Cartão Azul. Obrigado.
PB – Em nome da Academia sobre Rodas, quero agradecer ao Sr. Francisco Gavancho e ao “Cartão Azul” por nos ter dado esta possibilidade de expormos melhor o nosso Projecto e, desejar as maiores felicidades no vosso projecto. Aos visitantes, esperamos que tenham gostado do nosso Projecto e esperamos contar com todos vocês nos nossos próximos eventos, porque na “Academia sobre Rodas… os teu patins não tiram férias”!! Podem sempre visitar a nossa página do facebook (www.facebook.com/academiasobrerodas), onde terão acesso a todas as fotografias e informações dos eventos ou o nosso canal do youtube, o qual contém os vídeos de promoção e dos eventos (www.youtube.com/user/academiasobrerodas). Mais uma vez, Obrigado e Boa Páscoa!

Sem comentários: