sábado, 23 de março de 2013

INTER-REGIÕES "MEALHADA 2013" - DIA 3

O ultimo dia da 1º fase do Inter-Regiões que se disputa desde a passada 5ª feira na Mealhada, trouxe a confirmação do Alentejo como surpresa da prova, acontece o que acontecer daqui para a frente e apesar do susto Lisboa a juntar-se a Aveiro rumo às meias-finais no Grupo B. No grupo A foi preciso esperar até ao ultimo jogo para ver quem acompanhava o Alentejo.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Alentejo e Coimbra abriram as "hostilidades" de sábado num jogo agradável de seguir e com o resultado algo pesado para a equipa de Coimbra. A equipa do Alentejo depois de no dia de ontem ter confirmado o 1º lugar no grupo A, entrou com um cinco algo diferente, mas apesar das mudanças chegou ao intervalo a vencer por 2-0. Reagiu a equipa de Diogo Brantuas que reduziu para 2-1, mas no minuto seguinte a equipa Alentejana chegou ao 3-1. Apesar da reacção da equipa de Coimbra, os jovens Alentejanos ainda marcaram por mais duas vezes fixando o resultado em 5-1 e acabando a 1ª fase só com vitórias.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

No outro jogo do grupo A, o Porto venceu o Ribatejo por 4-2 num jogo equilibrado e onde a equipa de João Santos foi a primeira a marcar. O Porto empataria à entrada dos últimos 5 minutos da 1º parte, para em cima do apito final chegar ao 2-1. A 2ª parte á imagem 1ª começa com o golo Ribatejano e o empate estava restabelecido. Com a partida equilibrada foi preciso esperar pelos últimos minutos para que se conhecesse um vencedor que acabou por ser o Porto que pelo que fez durante todo o jogo acabou por ser um justo vencedor, mas o Ribatejo "perdulário" se tem aproveitado as oportunidades que criou poderia ter somado os primeiros pontos da prova.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

No Grupo B os primeiros a entrar em pista foram Açores e Setúbal, equipas que ainda não tinham pontuado na prova, e seria a equipa Insular a mostrar um hóquei agradável como aqui temos referido a inaugurar o marcador. A equipa de Setúbal acusou o golo e com rápidas trocas de bola e a procurar espaços na defesa adversária chegou ao 4-1. Antes do intervalo tempo ainda para os Açores reduzirem para 4-2. Na 2ª metade da partida a equipa de Herberto Resendes a jogar melhor reduziu para 4-3 e começou a pensar-se que poderia estar a caminho a divisão de pontos ou mesmo a vitória Açoriana, mas o conjunto de Setúbal não deixou que tal acontecesse e marcando por mais duas vezes estabeleceu o 6-3 final e conquistou os primeiros pontos.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

O ultimo jogo da manhã trouxe à pista Lisboa e Leiria e assistiu-se a um jogo equilibrado com os jovens Leirienses a darem muito trabalho aos adversários e a ficarem "a um bocadinho assim" da surpresa, valeu a maior experiência e maturidade do equipa de Lisboa que logo no 1 minuto inaugurou o marcador, mas a equipa de Leiria a jogar bem e a "secar" os pontos fortes do adversário chegou ao intervalo a vencer por 3-2 depois de ter passado de 0-1 para 2-1, ver a equipa de Lisboa fazer o 2-2, mas a conseguir a vantagem. O jogo manteve a toada de equilíbrio no 2º tempo com Lisboa a chegar ao 3-3, e a dar a volta ao marcador numa altura em que Leiria jogava com menos um elemento. Até ao final Leiria nunca baixou os braços e tentou chegar ao empate que se aceitaria, mas não conseguiu os intentos.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Os jogos da tarde começaram com Ribatejo e Coimbra a ter fugir ao último lugar do Grupo A. Entrou melhor a equipa de Diogo Brantuas que inaugurou o marcador. A equipa de João Santos a precisar de um empate para garantir a 4ª posição ia tentando chegar com sucesso à baliza adversária, mas conseguir e ainda viu a equipa de Coimbra desperdiçar um livre directo. No último minuto da 1ª parte chega o empate para o Ribatejo e com 1-1 chegou o descanso. Logo no início da 2ª parte Coimbra volta para a frente do marcador. O Ribatejo com mais posse de bola ia tentando chegar ao empate, mas por mérito de Barbara Serpa, ou por demérito dos seus atletas o resultado teimava em não se alterar, até que Coimbra atinge a 10ª falta e na marcação do respectivo livre directo, o Ribatejo chega ao empate, até final nada mais se alterou e mesmo em cima do apito final foi a vez de João Governo com uma excelente intervenção evitar o golo que daria a vitória a Coimbra. Com este empate o 1º deste Torneio, o Ribatejo vai defrontar o 4º classificado do Grupo B para atribuição do 7º e 8º lugar, ao passo que Coimbra defronta os Açores para atribuição do 9º e 10º lugar.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Porto e Minho seguiram o exemplo do jogo anterior e empataram também 2-2, resultado que serviu na perfeição as aspirações da equipa do Minho que assim segue para as meias-finais, com os mesmos pontos do Porto, mas com melhor goal-average. Num jogo disputado em velocidade e com o Porto a assumir as despesas do jogo à procura do resultado que lhe interessava foi a equipa de Hélder Antunes a inaugurar a partida, resultado com que se chegou ao intervalo. Na 2ª parte a equipa do Minho chega ao empate 1-1, e o jogo que continua a ser jogado em toada rápida mas equilibrado só traz mexidas no marcador perto do final com o Porto a chegar á vantagem. Na jogada de saída o Minho faz o golo do empate, não dando tempo ao adversário de saborear o golo que havia obtido segundos antes. Até final com o Porto em desespero á procura da vitória e o Minho a segurar o resultado com "unhas e dentes" o jogo chegou ao final. Minho conseguia a 2ª posição e avançava para as meias-finais, ao passo que o Porto tem de se contentar com a disputa do 5º e 6º lugar.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

E como não há duas sem três, o 3º jogo da noite deu empate com Setúbal e Leiria a lutar pela 3ª posição do Grupo B. Começou melhor a equipa de Setúbal e a jogar bem, muito concentrada chegou ao 3-0. Antes do intervalo a equipa de Leiria corrigiu os erros anteriormente cometidos e reduziu para 3-2. Na 2ª parte com a equipa Leiriense a superiorizar-se ao adversário o empate acabaria por chegar, mas teimou em manter-se até final da partida.

Foto: Carlos Emídio Martins - Plurisports

Na ultima partida desta 1ª fase ou fase de grupos Aveiro e Lisboa discutiam o 1º lugar do Grupo. Com Fernando Luís a fazer gestão do plantel e a deixar alguns dos titulares no banco, e Paulo Barreira também sem forçar muito, assistiu-se a um jogo equilibrado na 1ª parte com algum domínio da equipa Aveirense, mas sem que o resultado se colorisse. Na 2ª parte a equipa da casa chegou à vantagem e a pressionar mais a equipa Lisboeta chegou ao 2-0. o melhor que Lisboa conseguiu foi reduzir para a diferença mínima (2-1), mas insuficiente para terminar na 1ª posição, justamente conquistada pela equipa de Aveiro.

Amanhã pelas 09:30 começam as meias-finais com o Alentejo a defrontar Lisboa. Minho e Aveiro disputam a outra partida e os vencidos disputam o 3º e 4º lugares às 16:15 horas e os vencedores a final às 17:30 horas.

Pelas 12:00 horas Açores e Coimbra jogam para o 9º e 10º lugar. Às 13:00 é vez do Ribatejo e Setúbal medirem forças para saber quem fica em 7º e 8º lugar. Às 15:00 horas Porto e Leiria decidem o 5º e 6º lugar.

Sem comentários: