sexta-feira, 15 de março de 2013

LUÍS MOREIRA FALA DOS OBJECTIVOS COMO SELECCIONADOR

Luís Moreira mais conhecido no mundo do hóquei por “Tikinho” é o novo Seleccionador Nacional de Sub-17, sucedendo assim no cargo a Jorge Lopes que passou a ser o novo Director Técnico Nacional (DTN). Com vários títulos em carteira no que diz respeito aos escalões jovens como, por exemplo, Campeão Nacional de Juvenis, vencedor do Inter-Regiões com a Selecção da AP Lisboa, o novo Seleccionador não perdeu tempo e já começou a trabalhar tendo realizado uma detecção de talentos no Pavilhão Municipal da Mealhada para jogadores dos clubes da AP Aveiro. Foi numa tarde solarenga, mas fria que encontramos Tikinho para esta entrevista.

Foto: Blog "HC Mealhada"

CA – Bom tarde Luís, obrigado pela tua disponibilidade para com o Cartão Azul. Parabéns pela nomeação para Seleccionador. O que se sente numa altura desta em que se atinge um dos patamares mais elevados do hóquei enquanto treinador?
LM – Boa tarde Francisco. Antes de mais obrigada pelo convite e afirmo que é sempre um prazer colaborar com o Cartão Azul na divulgação da nossa modalidade. O primeiro sentimento é de agradecimento à FPP, na pessoa do Sr Presidente, e ao Director Técnico Nacional pelo convite, e por observarem em mim as competências técnicas, tácticas e humanas para assumir cargo de tamanha responsabilidade. O segundo sentimento é de enorme orgulho por poder treinar a Selecção do meu País, e poder trabalhar com técnicos de referência na modalidade, como são o Prof. Jorge Lopes, Prof. Paulo Tina, Prof. Luis Duarte, Prof. Nuno Carrão e o Prof. Filipe Faria. E por ultimo, um novo sentimento de agradecimento à APL, clubes, treinadores e acima de tudo atletas, aonde e com os quais trabalhei ao longo destes anos, e que me ajudaram a chegar a este patamar, não só como treinador, mas acima de tudo como pessoa, porque trago comigo e para a Selecção Nacional, os ensinamentos que consegui “beber” de todos eles. O meu muito obrigado!
CA – Não perdeste tempo e começaste logo a trabalhar, queres explicar como vai funcionar esta detecção de talentos e em que locais e se possível adiantar algumas datas?
LM – O planeamento e calendário dos projectos OPV e DT já estavam definidos por isso teria de começar a trabalhar o quanto antes. O projecto “Detecção e selecção de Talentos” foi iniciado há alguns anos atrás, e cujos resultados começam a ser visíveis nas selecções regionais e nacionais, é operacionalizado em conjunto com as Associações de Patinagem, que através de um exigente trabalho de prospecção, permitem um desenvolvimento sustentado do Hóquei em Patins ao nível da formação. O projecto OPV- “Observar para Vencer” será operacionalizado em todas as Associações de Patinagem do Continente, Associação de Patinagem da Madeira e Associação de Patinagem de Ponta Delgada (que reunirá os atletas provenientes dos clubes pertencentes a todas as associações de patinagem da Região Autónoma dos Açores). A acção de OPV terá uma unidade de treino e a acção de DT será composta por duas unidades de treino assentes numa metodologia tipo que permitirá avaliar os atletas em vários parametros, tais como caracteristicas biológicas, fisicas, psicológicas, técnico-tácticas, entre outras.
CA – Quantos atletas tencionas observar nesta primeira fase, e depois como tencionas continuar a seleccção dos mesmos até aos 12/14 que irão integrar o estágio final?
LM – Como comentei na resposta anterior, a operacionalização dos dois projectos ao longo dos anos, tem permitido uma análise bastante minuciosa aos atletas, e essa experiência histórica é uma mais-valia nas observações que eu e o meu staff temos vindo a realizar. Além de todos os atletas integrados nas unidades de treino dos projectos OPV e DT, temos realizado observação de vários jogos pelo país, permitindo complementar a analise dos atletas num ambiente e contexto distinto do realizado nas unidades de treino ou centros de Treino. E será com base nesta metodologia que serão seleccionados os atletas para integrar o estágio final.
CA – O Europeu decorrerá entre 09 e 15 de Setembro em local ainda a designar. Portugal parte como sempre para tentar a vitória e acabar com o domínio espanhol. Na tua opinião o que tem faltado ao hóquei português para contrariar esse domínio?
LM – A tua questão tem dois pontos de análise. Primeiro, é inequivoco que Portugal é e será sempre candidato a vencer o Campeonato Europeu de Sub 17, seja ele aonde for. Ainda que haja um dominio espanhol no conjunto dos ultimos 10 anos, Espanha conquistou sete titulos e Portugal três, é relevante referir de que nos ultimos cinco anos, Portugal atenuou esse dominio, e conquistou dois titulos contra três de Espanha na categoria de Sub 17. O segundo ponto da tua questão, o que tem faltado ao hóquei nacional para contrariar esse dominio, foi dada na minha resposta anterior, i.e, com o trabalho que tem vindo a ser feito ao nivel da Detecção e selecção de Talentos, na formação de treinadores, na parceria existente entre a Federação Portuguesa de Patinagem e as Associações de Patinagem, creio que estamos a trilhar o caminho que permitirá regressarmos ao dominio do Hóquei Patins Internacional brevemente. Basta olharmos para o exemplo dos Sub 20 que são Tri-campeões Europeus.
CA – Nos dias 21, 22, 23 e 24 de Março terá lugar mais uma edição do Inter-Regiões que terá lugar na Mealhada. Até que ponto um evento desta dimensão é útil para um Seleccionador e de que forma os jogadores referenciados começam a ser seguidos?
LM – O inter-regiões é mais um ponto de análise e observação de atletas que poderão integrar os centros de treino Sub 17. É o grande evento de selecções distritais na categoria de iniciados masculinos, e aonde teremos um número bastante elevado de atletas que foram referenciados no projecto Detecção de Talentos do ano anterior, e como tal será a continuação da referenciação e acompanhamento da evolução dos atletas num ambiente bastante distinto.
CA – O Nacional de Juvenis/Iniciados nomeadamente as fase finais são certamente os momentos de eleição para se observar esses jogadores. Tens alguns “olheiros” a trabalhar contigo, ou existe uma coordenação entre o Seleccionador e os Treinadores desses atletas?
LM – As fases finais ou Finais Four, realizam se num ambiente de extrema competitividade e exigência fisica e mental para os atletas. É o último momento de observação e análise em competição antes do estágio final Sub 17, sendo um momento importante nas decisões finais. Contudo, é importante deixar claro, de que todos os campeonatos sejam eles distritais, regionais ou nacionais são momentos de eleição para observação de atletas, visto que a observação é realizada de um modo regular e constante ao longo das várias fases da época desportiva. Os olheiros são os elementos da estrutura Técnica da Federação de Patinagem de Portugal, assentes nas equipas técnicas das selecções de Sub-17, Sub-20 e Selecção Principal, coordenada pela Direcção Técnica Nacional. Existe também uma relação de trabalho com as Direcções Técnicas Regionais que nos apoiam nessas observações através dos Projectos de OPV e Detecção de Talentos, que por sua vez, está assente na coordenação entre seleccionadores regionais e os treinadores dos atletas.
CA - Luís mais uma vez obrigado pela disponibilidade, quando a detecção de talentos passar pelo Ribatejo, recomendo o Pavilhão do Entroncamento pelas excelentes condições que dispõe, e deixo agora o espaço à tua disposição para alguma mensagem que queiras enviar a todos os atletas e claro a todos os visitantes deste espaço. Obrigado
LM - Caro Francisco, mais uma vez obrigado pela oportunidade que me deste de expor algumas das ideias que preconizamos na Selecção Nacional Sub 17, e “abrir” a metodologia utilizada na observação e análise de talentos para a selecção de todos nós. Estarei sempre disponivel para colaborar e ajudar no que me seja permitido e possivel em prol da nossa modalidade. Quanto à tua sugestão, conheço bastante bem o Pavilhão do Entroncamento, mas o local para os estágios de observação ao nivel dos Projectos OPV e DT são da responsabilidade das Associações Distritais. Por fim, desejo a todos a continuação de muito e bom trabalho na melhoria do Hoquei em patins nas suas várias vertentes, e que estejam todos a apoiar a Selecção Nacional Sub 17 no Europeu que se realizará em Setembro de 2013. Até breve e vamos-nos encontrar com toda a certeza num pavilhão por esse país fora. Deixo-vos com um dos nossos “gritos de guerra”:

PORTUGAL!PORTUGAL!PORTUGAL!


Luís Moreira esteve presente no programa "Bem vindos" da RTP África onde falou da modalidade, programa pode ser visto aqui

Sem comentários: