segunda-feira, 18 de março de 2013

TER O PÁSSARO NA MÃO E DEIXÁ-LO FUGIR

Santa Cita recebeu no passado sábado mais uma eliminatória da Taça de Portugal com a sua equipa a receber a AD Sanjoanense 4º classificado da II Norte, num jogo que se antevia equilibrado e que acabou resolvido na marca das grandes penalidades.

Foto: Sérgio Marques

Com as equipas a estudarem-se mutuamente seria Gonçalo Favinha à passagem do minuto seis a colocar a sua equipa em vantagem. A equipa de São João da Madeira que se apresentou a jogar com transições rápidas e a imprimir velocidade no jogo desperdiça a oportunidade de empatar passado um minuto quando Chico Barreira desperdiça uma grande penalidade. Foi preciso esperar pelos últimos 10 minutos para o marcador voltar a funcionar e para a equipa forasteira numa excelente jogada de Xavier Pinho que assim repunha a igualdade. Com a equipa de Luís Miguel Cunha a dar mais posse de bola ao adversário, que continuava a jogar em velocidade a roçar o “red line” seria Gonçalo Favinha à boca da baliza depois de passe de Tiago Barreiro a colocar de novo a sua equipa na frente. Antes do intervalo Nuno Nobre numa seticada de longe aumenta para 3-1, resultado com que chegou ao intervalo.

Intervalo: ACR Santa Cita 3  -  AD Sanjoanense 1  (Faltas: 4 – 2)

Foto: Sérgio Marques

A 2ª parte e com a equipa da casa na situação de vencedora, o cariz da mesma manteve com o Santa Cita a permitir um domínio consentido do adversário, que numa jogada de entendimento e com pouco mais de 5 minutos decorridos reduz para 3-2 através de João Oliveira. Com o jogo “preso” por um golo, o tempo ia decorrendo com a Sanjoanense à procura do empate e o Santa Cita à espera que o tempo se fosse esgotando. A 09’ 05’’ do fim João Oliveira vê cartão azul, mas Gonçalo Favinha chamado à marcação do livre directo desperdiça a oportunidade. Ainda no mesmo minuto é a vez de Nuno Nobre ver cartão azul mas Xavier Pinho imita Favinha e falha o livre directo. Com o cronómetro “qual ampulheta” a ver o tempo esgotar-se seria a equipa da Sanjoanense a atingir a 10ª falta e como não há uma sem duas Favinha falha de novo o livre direto, estávamos nos últimos 7 minutos de jogo. Com pouco menos de quatro minutos para jogar o Santa Cita atinge a 10ª falta e Rui Lopes também não aproveita o livre directo. O Santa Cita via o tempo a esgotar-se e o resultado mantinha-se favorável até que Xavier Pinho aproveita uma perda de bola infantil de Nuno Nobre para fazer a igualdade (3-3) restavam 02’27’’ para jogar.

Fim: ACR Santa Cita 3  -  AD Sanjoanense 3  (Faltas: 11 – 14)

Foto: Sérgio Marques

O prolongamento dividido em duas partes de 5 minutos, caso nenhuma equipa obtivesse o chamado golo de ouro tem inicio e ainda na primeira parte a Sanjoanense atinge a 15ª falta, Nuno Nobre chamado à marcação do respectivo livre directo que sentenciaria a partida em caso de conversão, desperdiça a oportunidade. Até final do prolongamento com algumas oportunidades para ambos os conjuntos o resultado não se alterou.

Final: Santa Cita 3  -  AD Sanjoanense 3  (Faltas: 14 – 16)

O jogo segue então para a decisão por marcação de grandes penalidade e a equipa da Sanjoanense é a 1ª a marcar:
  • Tiago Ferraz: 3 – 4
  • Tiago Barreiro: Falha
  • Rui Lopes: Falha
  • Miguel Boavida: 4 – 4
  • Chico Barreira: 4 – 5
  • Pedro Almeida: 5 – 5
  • João Oliveira: Falha
  • Nuno Nobre: Falha
  • Franklim Silva: 5 – 6
  • Tiago Pereira: Falha

Resultado Final: ACR Santa Cita 5  -AD Sanjoanense 6, após grandes penalidades

Foto: Sérgio Marques

Ricardo Leão, arbitro Lisboeta acabou por fazer uma exibição normal, com uma boa 1ª parte, na 2ª e após o segundo golo da Sanjoanense “inventou um bocado” tendo voltado ao normal algum tempo depois. Sem interferência no marcador não fosse aquela desorientação e teria nota máxima.

A ACR Santa Cita acaba derrotada num jogo onde teve tudo para vencer, onde desperdiçou lances de bola parada e perante uma equipa que pelo que jogou, pela velocidade que imprimiu à partida, pela forma como utilizou a virilidade sem que a mesma fosse violenta, acaba por sair do Ribatejo com uma vitória que assenta bem pelo que demonstrou em rinque.

Foto: Sérgio Marques

ACR Santa Cita (5): João Martins (gr), Gonçalo Favinha (2), Eliseu “Zig” Raimundo. Nuno Nobre (1) e Pedro Almeida (1)
Suplentes: Rodrigo Saboga (gr), Miguel Boavida (1), Rui Oliveira ©, Tiago Pereira e Tiago Barreiro
Treinador: Luís Miguel Cunha

AD Sanjoanense (6): Marco Lopes (gr), Tiago Ferraz (1), João Oliveira (1), Xavier Pinho (2) e Francisco “Chico” Barreira (1)
Suplentes: Alexandre Saraiva (gr), Franklim Silva © (1), Rui Lopes, Alfredo Nogueira e Hugo Santos
Treinador: Vítor Pereira

Sem comentários: