sexta-feira, 28 de junho de 2013

ACUSADO DE TRAIÇÃO

Filipe Gaidão. Almeirim não o perdoa por ter abandonado o clube. Faltou ao último jogo para participar no programa da SIC e o clube ribatejano desceu de divisão. A cidade não o perdoa. “Anunciou por SMS”, conta um dirigente À TV Guia. Hoquista sente-se injustiçado com as críticas: “Não recebia ordenado há cinco meses e tenho família para sustentar”.

A participação de Filipe Gaidão no Splash! Está a causar muita polémica em Almeirim. Aquele que já se tinha despedido do hóquei em patins, no início da época, integrar a equipa da cidade, HC Os Tigres (1ª divisão), mas tudo acabou da pior maneira: os problemas financeiros e desportivos, devido às saídas do presidente, Carlos Taborda, e do treinador, Hugo Gaidão (seu primo), abalaram o plantel, reduzido a seis atletas, e o clube ribatejano desceu à 2ª divisão…em vez do Sporting.

Para a comissão administrativa que gere o clube, a “facada” final foi dada por Filipe Gaidão, de 36 anos, que faltou ao último jogo da época, dia 8, contra Os Limianos. A ausência do jogador na batalha decisiva pela permanência, devido à sua participação no concurso da SIC, desiludiu o clube e os adeptos. Jorge Ribeiro não esperava uma atitude destas por parte do atleta “Estamos muito desiludidos com ele! A equipa desceu de divisão e ele nem sequer nos deu ainda uma palavra. Acho que merecíamos um pedido de desculpas, até porque anunciou que ia faltar ao jogo para participar no programa por SMS! Mandou uma mensagem a agradecer e a desejar boa sorte para o jogo, mas não poderia estar presente devido a outros compromissos profissionais. Só soubemos que ele ia para o Splash! através dos cartazes, porque ele nem nos disse. Podíamos ter conciliado os treinos do programa com os da equipa, não percebo esta atitude”, desabafa à TV Guia, visivelmente abalado: “Compreendemos que ele queira integrar um novo projecto, mas ele assinou contracto com o clube apesar de amador, e não cumpriu até ao fim. A imagem dele é que está em causa! Estamos desiludidos, porque ele era uma mais-valia para a equipa, um jogador muito respeitado que nos deixou no jogo mais importante. Não merecíamos! Ele vai ficar sempre no nosso coração, mas foi uma grande facada! Temos uma mágoa muito grande…

Sobre os ordenados em atraso no clube, facto que motivou Filipe Gaidão a aceitar o convite do Splash!, o dirigente assume a situação e lamenta: “Ele e todos os jogadores estavam sem receber. As dificuldades são muitas, mas gostava que todos vestissem a camisola até ao fim. Cedemos algumas vezes com ele, há que reconhecer isso. No início do ano, pediu férias para o Brasil e depois foi à Disney, em Paris. Faltou aos treinos imensas vezes e nunca lhe cobrámos as faltas. Enfim, desejo-lhe o melhor…

CLAQUE RECUSA VANDALISMO


Para Rui Baião, líder da claque do HC Os Tigres, mais conhecido por Drex, a saída abrupta de Filipe Gaidão é “uma pena”, mas não o considera culpado. “Ele esteve mal só num momento: ter abandonado a equipa nos últimos 50 minutos da época. Mas não é culpado pela descida… Avisar por mensagem é muito mau! É legítimo ir à procura do sustento, mas então abandona a equipa mais cedo. O jogo do Sporting doi uma má coincidência também… A claque só soube no próprio dia do jogo que ele ia faltar. Já havia rumores sobre a sua participação no Splash!, mas só tivemos a confirmação quando o vimos na televisão. Ainda não falei com ele, mas gostava de lhe dizer que esteve mal, apesar de compreender que ele precisa de ganhar dinheiro e sustentar a família”, desculpa aquele que garante não ter tido nada a ver com o cartaz vandalizado: “Nem eu nem ninguém da claque vandalizou aquele cartaz. Quero que isto fique bem esclarecido! Muitos tiveram vontade de o fazer, mas não descemos o nível. Ainda há espírito desportivo. É fácil incriminar a claque, mas temos as costas largas.”

A tristeza da descida de divisão é sentida em Almeirim e Drex assume-se como porta-voz dos adeptos: “Os Tigres desceram e agora têm um longo caminho a percorrer para subir à 1ª. Há que ter fé e esperança e nós estamos cá para apoiar os jogadores e toda a equipa.

JOGADOR DEFENDE-SE
 

O convite que Filipe Gaidão recebeu para participar no programa da SIC veio na “melhor altura”, visto não ter recebido os últimos cinco meses de ordenado no clube de Almeirim “Eles sabiam da minha situação. Há oportunidades irrecusáveis! Joguei de borla, pois já não recebia ordenado há cinco meses e nem sei se algum dia irei receber esse dinheiro. Tenho família para sustentar e o Splash! veio na melhor altura” explica à TV Guia o hoquista, que, apesar de tudo, guarda boas recordações do clube: “Adorei lá jogar! Guardo boas recordações, os adeptos são a grande força daquilo, mas o esforço dos jogadores também merece ser reconhecido.

Um cartaz promocional de Splash! chegou mesmo a ser vandalizado com a mensagem “Gaidão, o Traidor”. Ele defende-se: “É muito injusto. Não me sinto culpado, não é um jogo que coloca uma equipa na 2ª divisão. Fico triste e magoado com as críticas, mas tenho a consciência tranquila. O cartaz deixou-me triste, claro, mas sei que não está toda a gente contra mim. Quem acompanhou a equipa, sabe o esforço que fizemos ao longo da época, mesmo sem receber ordenado. Custa-me esta situação e tenho muita pena que eles tenham descido de divisão.

Sobre o alegado favorecimento ao Sporting e ao primo Hugo Gaidão, que trocou a equipa que treinava em Almeirim pelos leões, Filipe é pragmático: “É ridículo! Foi uma coincidência. É mais uma coisa que me deixa triste. Metem em causa o meu profissionalismo. Calhou ao Sporting podia ter sido outra equipa qualquer”, sublinha, referindo-se ao facto da equipa de Alvalade ter empatado na ultima jornada contra a Oliveirense, no mesmo dia em que os Tigres perderam e desceram de divisão.

Texto: Filipa Rosa in TV Guia
Fotos: Filipa Rosa e Divulgação

Sem comentários: