Muito se tem falado sobre Hóquei em Patins desde o apito final da dupla espanhola ontem no Dragão Caixa. Muito se tinha falado antes e muito mais se falou depois e se contínua a falar, e pasmem-se os mais cépticos, até pessoas que porventura nem sabiam que a modalidade se praticava no seu clube do coração, ou se sabiam nunca tinham feito o mais pequeno esforço para a ver um jogo que fosse, pois bola por bola, a de futebol é maior e a modalidade tem muito mais projecção.
"Cattini / Cerh" |
Mas o que interessa é que o Hóquei ganhou de repente projecção, tempo de antena, noticias de 1ª página a fazer lembrar os saudosos tempos de Livramento & Cia e dos seus antecessores, e todos os que desde de ontem tem falado da modalidade, uns sem a mínima noção do que estão a dizer, a outros perfeitamente identificados com o Hóquei, encontrei um artigo que não hesitei em partilhar (2º "roubo" no espaço de 2 dias), assinado pela Catarina e publicado no Blog "O Meu Mundo da Bola", intitulado "Nas Bocas do Mundo" e que publico na integra com uma vénia do tamanho da contribuição que a sua Aldeia dá à modalidade.
NAS BOCAS DO MUNDO
da ignorância (quase) total ao protagonismo. foram assim as últimas 48h para o hóquei em patins.
daqui de onde estou, bem longe diga-se, vi o inicio do acompanhamento da final 4 no sábado, discreto. não se acompanhava o hóquei em patins, acompanhava-se o respectivo clube.
mas uns e outros (leia-se Benfica e Porto) transformaram isto, isto que ontem começou como um terrível destino, e uma péssima propaganda, num momento alto de reconhecimento do hóquei em patins.
li coisas em sítios onde normalmente o hóquei em patins não entra (no aventar por exemplo, registam-se 3 entradas do mundial de Juniores de 2011 e outras 3 só nas últimas 24h).
vi chamadas de capa dignas de registo, que substituíram os normais quadradrinhos discretos, como n'A Bola
ou n'O Jogo
[o Record manteve o quadradrinho, ironicamente o Record é o jornal oficial do evento All Star Game Hóquei Patins 2013]
e li também elogios. elogios como este do Armindo de Vasconcelos (um exemplo de desportivismo e do que melhor há no desporto) e muitos outros em forma de tweets no final do jogo (e acreditem que nisto do hóquei me sinto quase órfã ali no twitter).
ouvi este na TSF, do António Tadeia.
e vi este. o melhor porque mistura humor no reconhecimento e num enorme elogio ao que de bom o hóquei em patins ontem representou:
e hoje nem uma pessoa me disse "Ninguém gosta de hóquei em patins...".
mas eu passei o dia a dizer "isto é o hóquei em patins (na grande maioria das vezes)" com um sorriso próprio de quem vê reconhecidos os seus e sente um orgulho enorme de pertencer a uma modalidade que invadiu as notícias e andou nas bocas do mundo pelos melhores motivos.
por isto quero mais. mais dias destes.
"Ninguém gosta de hóquei em patins..." dizem eles,
"Gosto eu" respondo com o orgulho de quem faz parte da modalidade.
rematado por CatarinaTq às 20:37
1 comentário:
Eu sou jogador de Hoquei e com muito orgulho vi esse protagonismo nestas ultimas horas, mas é de lamentar que seja necessário uma final portuguesa para haver Hoquei na capa de um jornal desportivo, sendo um desporto que já trouxe tantas taças para Portugal!
Bom artigo! Abraço
Enviar um comentário